Caro Memorias, ja vi que é um homem de números .
Mas temos que ver o seguinte, quando as audiências surgiram, era a RR lider e destacada, depois num belo ano da década de 90, foi a RFM lider e durante alguns anos disputaram a liderança e nessa altura não se falou, nem aconteceu nenhuma canibalizacao.
Tambem uma correcção, o Ramos Pinheiro não é presinte, mas sim o Cónego Franco.
Mas o Pinheiro é o mais antigo no Conselhode Gerência, foi antigo jornalista, director de informação.
Portanto, este é um objectivo a longo prazo.
Entretanto, hoje acontecerá um especial Bola Branca dedicado ao falecido Presidente Jorne Nuno Pinto da Costa...
Caro Júlio, eu só analiso mesmo as coisas, nada mais... Se achasse realista também dizia que achava realista, nesse aspeto digo o que penso, e apenas isso. E note que já admiti aqui a minha inclinação histórica a favor do grupo, por muitas razões. Mas quando penso que as coisas não fazem sentido, não posso deixar passar...
A RR quando foi líder não teve mais de 10.x% a nível nacional (penso que em Lisboa teve mais um pouco, até à explosão da Cidade). A RFM, que seja do meu conhecimento, registou cerca de 4% na generalidade dos anos 90 e penso que só liderou mesmo definitivo a partir de 2002 com o Pedro Tojal (mas o nosso AG tem esses registos e vai saber bem bem melhor que eu).
Agora, facto é que a matemática não está lá. A não ser que se assuma que a Comercial perde cerca de 50% da audiência a favor da RR e que a restante concorrência fica tão esmagada que projetos como o Observador, a TSF, a M80 e a Antena 1 ficam nos cuidados intensivos.
Ramos Pinheiro ter dito isto mostra para mim um desconhecimento da matemática das coisas. No mínimo. E não vou usar o cliché de ter sido jornalista para relacionar isso à matematica, mas...
Tinha sido bem mais realista dizer que se ambiciona os lugares cimeiros ou mesmo o 3º/2º lugar. Mas é mal muito comum - quem não se lembra aqui quando aquele senhor da Rádio Estádio disse querer ultrapassar a TSF em 2 anos. Falar é fácil...