Mensagens recentes

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Conversas soltas / Re: Televisão em Portugal
« Última mensagem por tuscano332 em Hoje às 03:32:10 pm »
Pode ser tentador, se avançarem para a compra da TSF, tentarem fazer o mesmo para a M80. Não seria a primeira vez que um ativo voltava às mãos de quem o comprou. E, acreditem, a M80 das 3 grandes rádios da Bauer, é a mais frágil. Comercial e Cida de FM são intocáveis. Há que ter em atenção não apenas a posição, mas também o target, por exemplo.
Quem tem de se por a toques é a Observador. Se isto for para a frente...

Comercial, CidadeFM e M80 são intocáveis. A M80 tem quase o exclusivo de um espaço de Nostalgia (pun intended) e mais depressa mudava de marca, de alguns detalhes de playlist e de estilo de comunicação que mudava o feudo em que se encontra. Já o fez várias vezes aliás.

As outras duas - a Batida e a Smooth - servem mais neste momento para justificar a compra desenfreada de estações locais que fizeram nos anos 2000 e mais para justificar ter emissores a irradiar com alguma coisa que qualquer outro aspeto. Quando a Batida era Vodafone ainda era minimamente relevante, no entanto.

O Mundial de Clubes de Futebol é para ser transmitido na integra em sinal aberto, pode até passar em canais premium, que no caso é a DAZN, mas estão obrigados a abrir o sinal na hora dos jogos. Atenção que sinal aberto no cabo ou na aplicação, não nunca é para todos, por isso é possível que alguns dos 3 venha a pegar nisto. A Sportv terá de se contentar com os Europeus de Futebol Feminino e de Sub21 Masculino:  https://www.tsf.pt/2716339548/mundial-de-clubes-2025-transmitido-em-sinal-aberto-pela-dazn/.

Vai ser na TVI. A TVI sempre teve um acordo com os senhores e é quem está mais endinheirada agora. SIC e RTP não podem ir a jogo. É 2005 outra vez.
A Smooth ainda é uma rádio interessante, uma vez que apenas concorre com a Marginal na região de Lisboa e talvez com a Nova no Porto e a totalidade da playlist de ambas não é 100% semelhante à da Smoth. A Batida é para esquecer, mataram-na quando deixou de ser concorrente para a Marginal e a Antena3 e agora fica difícil de a recuperar.
Evidentemente não me refiro à Marginal quando falo da rádio Batida, mas sim à Radar e como também disse à Antena3
2
Rádios regionais e nacionais / Re: Rádio Renascença
« Última mensagem por Atento em Hoje às 12:53:33 pm »
Se esse alguém sou eu, alerto ter dito que os noticiários, por serem mais curtos, serão mais eficazes.
Outra questão é o facto de a renascença e a observador terem mais notícias dos próprios jornalistas. A Antena 1 tem sempre em destaque uma notícia dos jornais 

Houve aqui alguém que pintou um quadro muito positivo na informação,  afirmando até que é,  atualmente,  a mais bem estruturada...

Bom o desafio será analisar durante uma semana, colocando,aqui, o podcast do noticiário das 4 rádios "infomativas".

Noticiários mais eficazes?

Como assim?
3
Rádios regionais e nacionais / Re: Antena 1
« Última mensagem por Tranquilo em Hoje às 10:27:59 am »

Quantos jornalistas tem a Antena 1. Alguém sabe o número exacto?

Como fará a Antena1 e outras, mas neste caso esta, para terem tanto jornalista para tanto evento de futebol no próximo ano, pois teremos o Mundial de Clubes, o Europeu Feminino, o Europeu Sub21, a Liga das Nações, etc? Sendo que os jornalistas também querem férias.
De duas uma: ou não cobre tudo, ou manda jornalistas de outras áreas da redação. No Verão, tipicamente, a atividade política reduz a mínimos.

Ou chegam reforços...
Reforços no Serviço Público, só acredito vendo, ou neste caso ouvindo.

Mário Silva da Costa

Ana Engenheiro

Há outros no grupo...

E outros, estando no grupo, em vez de rodarem na Sportv, dedicam-se mais à casa...
Sim, obrigar alguns a deixar o extra, seria bom seria.
4
Rádios regionais e nacionais / Re: Antena 1
« Última mensagem por pdnf em Hoje às 10:09:38 am »
Sim, obrigar alguns a deixar o extra, seria bom seria.
Podem fazê-lo, no dia em que pagarem salários competitivos.
5
Rádios regionais e nacionais / Re: Rádio Renascença
« Última mensagem por Tranquilo em Hoje às 09:49:56 am »
Se esse alguém sou eu, alerto ter dito que os noticiários, por serem mais curtos, serão mais eficazes.
Outra questão é o facto de a renascença e a observador terem mais notícias dos próprios jornalistas. A Antena 1 tem sempre em destaque uma notícia dos jornais 

Houve aqui alguém que pintou um quadro muito positivo na informação,  afirmando até que é,  atualmente,  a mais bem estruturada...

Bom o desafio será analisar durante uma semana, colocando,aqui, o podcast do noticiário das 4 rádios "infomativas".
6
Rádios no mundo / Re: Rádio no Montenegro
« Última mensagem por pdnf em Hoje às 01:52:38 am »
Até o Montenegro nos passa no DAB+. Incrível!
E palpita-me que nos vai passar, porque Montenegro tem dúvidas. Estou só à espera de saber se tenho autorização para publicar aqui o que sei que são os receios e problemas nacionais.
7
Rádios no mundo / Re: Rádio em Espanha
« Última mensagem por pdnf em Hoje às 01:48:19 am »
No grupo rtve trocam de Presidente a um ritmo alucinante...

https://prnoticias.com/2024/11/29/jose-pablo-lopez-aterriza-en-rtve-sin-el-apoyo-de-la-plantilla-y-con-rne-en-plena-crisis/?amp=1

O que vou escrever de seguida não está, de forma alguma influenciado pelo facto de estar mais ao centro-direita. Aliás, tanto assim é, que faço uma avaliação bastante positiva dos oito anos de Governo de António Costa, que no geral, considero um político culto e muito conhecedor dos dossiers. Mesmo tendo feito reféns o PCP e o BE, mais do que uma geringonça, coisa que o Montenegro não soube fazer com o Ventura, António Costa é de centro-esquerda, moderado, conteve os turcos no partido. Nunca faria algo deste tipo, é um democrata.

Ora, o Sanchez não é assim. Este é mesmo linha dura de esquerda, com tiques marxistas, e até um tanto ou nada pouco democráticos, que se calhar podia militar no Podemos, em vez de no PSOE. Por isso, não me surpreende esta tentativa encapotada de controlo da RNE/RTVE, com franqueza.
8
Falta de toda e qualquer pessoa que esteja fora de Lisboa e se situe na NUTS II, Zeca. Há muito boa gente para isto em todo o Norte.

Esclarecido?
Há 7 nuts II, na qual está a do Norte.

A marosca é tanta em Lisboa que conseguiram criar 3 Nuts numa área tão pequena.

Chamam Norte a tudo que até lá metem o "centro".
Lisboa até nisto gosta de ser diferente e lá alguem resolveu retirar Lisboa da zona Centro e criar uma só com a designação de Lisboa e Vale do Tejo.
Curiosamente, o Porto está metido no Norte, não tendo sido retirado da zona Norte e ser criada a NUT Porto e Douro Litoral.

Aqui temos de dizer que a marosca dá-nos muito jeito, porque levarmos com Trás-os-Montes por arrasto, permite-nos aceder a Fundos de Coesão como se fossemos região de convergência, o que manifestamente não somos. Aliás, Bruxelas tem insistido muito connosco para corrigirmos isso, mas a CCDR-N tem conseguido contornar.

A divisão de Lisboa faz todo o sentido pois, como aludiu e bem o BdS, o Oeste e o Vale do Tejo, mas acima de tudo a Península de Setúbal, que continua a ser uma das regiões mais pobres da Europa, estão a ser muito prejudicados em termos de acesso a Fundos do FEDER e de Coesão, por estarem integrados no PO Lisboa 2030.

No próximo quadro comunitário, estas regiões já serão, naturalmente, de convergência, coisa que a Grande Lisboa naturalmente não é. Por outro lado, estas estavam a arrastar artificialmente o PIB da Grande Lisboa para baixo. Não sei se têm noção, mas Lisboa estava a 1.5 p.p. de passar a ser região de convergência, e beneficiar da mesma marosca que o Porto.

Desconfio que até 2030 também a Norte ocorrerá a desagregação, com a junção do Grande Porto e de parte do Cávado e do Ave numa única região claramente que não será beneficiária de tantos fundos, pois não necessita deles, tal como a Grande Lisboa, assim como os municípios da AMP do distrito de Aveiro serão integrados na região Centro.

Esta situação da AMP do Porto ser artificialmente encolhida, ao não albergar o eixo Porto - Braga, que é um contínuo territorial, maior até que o Lisboa - Setúbal é benéfica para ambas as partes. Lisboa, por um lado, fica de ego inchado de ser a maior potência do reino, tão artificial, quanto se tivermos dois dedos de testa, a verdadeira AMP é maior. Mesmo como concelho, a área urbana de Gaia e Matosinhos são verdadeiramente Porto. A proposta do Menezes de retalhar Gaia é verdadeiramente correta. Até deixo Rio Tinto de fora, porque há ali aquela quebra em Campanhã, que faz quebrar a cidade.

Por outro lado, como expliquei acima, no Porto não somos tanto de egos, somos mais pragmáticos, e aqui moveu-nos os euros, que são muitíssimo mais ao sermos todos Norte. Para que se tenha uma ideia, no I&D Empresarial, a taxa de apoio varia de 40% (como em Lisboa e no Algarve, as regiões ricas) para 85% para as de convergência. A Burguesia do Porto vive bem com a ideia de deixar os Lisboetas acharem que são o centro do mundo para receberem o dobro dos fundos, disso não tenham dúvidas. E até compreendo, porque no dia em que isso acontecer, vamos ter um problema, que é o atraso se começar a acentuar, porque indubitavelmente, o OE vai beneficiar Lisboa, como já hoje acontece. Basta pensar que, em inúmeros projetos, o Estado já complementa via OE as taxas mais baixas de Lisboa e Algarve, violando claramente o objetivo dos Fundos de Coesão.
9
Rádios online, via satélite e outras tecnologias / Re: Rádio Metropolitana do Porto
« Última mensagem por pdnf em Hoje às 01:17:39 am »
Pode ser com o estatuto de rádio comunitária, que está previsto na lei.

Era bom, mas não está. Está o de rádio temporária.

Pesquisar por "comunitária" na Lei da Rádio dá um resultado - a palavra "extracomunitária".

A não ser que tenha havido decreto em DR do qual não tenha sido feito publicidade, único caso em que isso seria possível (concurso público sabemos que não há), tudo isto é um grande logro nos termos em que é apresentado.
Não há nada, podes consultar a versão consolidada da Lei 54/2010 de 24/12, que contempla as alterações efetuadas nesta por outros diplomas e verificas que não há forma de explicar este fenómeno, dentro do que é o quadro que conhecemos. Para mim, continuo a achar que isto vai ser através do trio 5.
10
Rádios regionais e nacionais / Re: Rádio 5
« Última mensagem por AG em Dezembro 04, 2024, 11:08:40 pm »
Sim.

Eu já tinha dito isso mesmo aqui várias vezes. Não era preciso ir buscar um post meu de fevereiro.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
A RDP África para a grande maioria da comunidade portuguesa é irrelevante, mas convém frisar que há descendentes dos PALOP que a ouvem, e é importante sobretudo para os países dos PALOP onde a RDP África emite.
O programa desta semana da Provedora, demonstra isso mesmo.
Em muitos países, o único órgão de comunicação social imparcial que existe nesses mesmos territórios, é a RTP/RDP África

A RDP África é um farol de liberdade em territórios onde a democracia é uma miragem.
Por isso é que regimes como o do MPLA não a querem.

Por cá, não faz muito sentido no Porto e em Coimbra, mas em Lisboa tem uma relativa aceitação.
Não me parece mesmo nada, é a sensação que tenho.
Páginas: [1] 2 3 ... 10