Autor Tópico: Emissor da Rádio Dom Fuas - 98,5 MHz (microcobertura)  (Lida 3593 vezes)

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
Emissor da Rádio Dom Fuas - 98,5 MHz (microcobertura)
« em: Outubro 31, 2022, 10:05:13 pm »
Hoje venho partilhar convosco, o emissor da Rádio Dom Fuas que emite em 98,5 (Micro cobertura) para a região de Santarém.
Deixo um apontamento que o emissor estava desligado, pelo bandscan que fiz, por norma ele está sempre a funcionar.

Rádio Dom Fuas FM - 98.5FM (0,50kW) - Serra de Santo António (549m)

Torre:

A emissão chega por Freixe:

Elementos Radiantes:

A Casa do Emissor é da RDP..., a torre deve ser alugada ou então abandonada e assim foi aproveitada.. o que desconhecia que existiu ali um emissor da RDP!

Em termos de cobertura, é Audível em Fátima, Ourem, Santarém, Almeirim, Cartaxo. Deixa sinal em algumas zonas altas de Leiria com RDS, chega também a zonas da Marinha Grande. Aproveita o facto de estar numa cota privilegiada, mas conseguir furar a Serra dos Candeeiros, é "tirar o chapéu!".

Até á próxima!
« Última modificação: Novembro 08, 2022, 11:21:00 pm por AG »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
Re: Rádio Dom Fuas 98,5 FM - (Micro cobertura)
« Responder #1 em: Outubro 31, 2022, 10:12:39 pm »
Seria o emissor OM e/ou FM da Rádio Ribatejo (que foi do RCP e depois da RDP)?

pdf

• Visitante
« Responder #2 em: Outubro 31, 2022, 10:24:02 pm »
Talvez fosse o DAB de Alcanena. Foi um dos que montaram “de raiz”.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #3 em: Outubro 31, 2022, 10:26:50 pm »

Provavelmente foi uma torre de OM da RDP, posso estar enganado, mas desconheço uma emissão FM a partir dali nos últimos 20 anos. 

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #4 em: Outubro 31, 2022, 10:28:06 pm »
Talvez fosse o DAB de Alcanena. Foi um dos que montaram “de raiz”.

Confere Pdf! https://www.mundodaradio.info/historia/dab_em_portugal.html está aqui a informação.

pdf

• Visitante
« Responder #5 em: Outubro 31, 2022, 10:40:39 pm »
Não sei se a casa ainda é propriedade da RTP e a Dom Fuas paga algo para ter lá o emissor. Outro site DAB que foi reabilitado está a norte: Darque (margem esquerda do Lima em frente a Viana) está a servir para um filler da Rádio Comercial (deslocalizado de Esposende, 89,3 MHz).

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #6 em: Novembro 01, 2022, 09:28:49 am »
Não sei se a casa ainda é propriedade da RTP e a Dom Fuas paga algo para ter lá o emissor. Outro site DAB que foi reabilitado está a norte: Darque (margem esquerda do Lima em frente a Viana) está a servir para um filler da Rádio Comercial (deslocalizado de Esposende, 89,3 MHz).

A casa tem grades á volta, já deviam de estar lá, só se as saltaram com os elementos na mão ;D. Deviam de ter pedido licença á RDP, mas para não estar ao abandono, também devem ter feito o "jeito" á Dom Fuas.

pdf

• Visitante
« Responder #7 em: Novembro 01, 2022, 01:35:54 pm »

A casa tem grades á volta, já deviam de estar lá, só se as saltaram com os elementos na mão ;D. Deviam de ter pedido licença á RDP, mas para não estar ao abandono, também devem ter feito o "jeito" á Dom Fuas.

Sim, deve estar em regime de cedência...

Já agora, no topo da torre, sobram ali (ou o que resta deles) os antigos elementos DAB. Era suposto estarem protegidos por um tubo branco, mas esse já ao tempo que deve ter voado...

Mais abaixo na torre, aquilo que parece ser o recetor de feixe da rádio local, podia muito bem ser também um rx dos tempos do DAB. Mas como não vejo na torre mais nenhum elemento para receber sinais, também me parece que esteja a ser utilizado pela Dom Fuas. Mas, recordo, o formato da antena recetora de feixe não é o tradicional (nem protegida por tubo branco). Também tenho dificuldade em ver a cablagem que dela sai...

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #8 em: Novembro 01, 2022, 04:45:38 pm »
A verdade é que não me parece existir um fio a sair do feixe, mas como era quase noite posso ter visto mal. O cabo que vi é a ligação que existe dos elementos radiantes para dentro da casa do emissor.

A verdade é que a micro cobertura da Mega em Rio Maior, também só possui os elementos na torre, acredito que como o emissor está a poucos km´s possam fazer com uma passagem direta pelos postes (como antigamente).

Não sei se existe outra forma que receber e irradiar a emissão. A verdade é que o emissor ainda não está operacional.

pdf

• Visitante
« Responder #9 em: Novembro 01, 2022, 05:11:18 pm »
A verdade é que não me parece existir um fio a sair do feixe, mas como era quase noite posso ter visto mal. O cabo que vi é a ligação que existe dos elementos radiantes para dentro da casa do emissor.

A verdade é que a micro cobertura da Mega em Rio Maior, também só possui os elementos na torre, acredito que como o emissor está a poucos km´s possam fazer com uma passagem direta pelos postes (como antigamente).

Não sei se existe outra forma que receber e irradiar a emissão. A verdade é que o emissor ainda não está operacional.

Podem estar a receber por FM (?) mas isso não costuma ser prática comum. A maneira mais fiável é mesmo enviar por STL o sinal dos estúdios para os emissores (principal e micro).

Não creio que seja por FM porque quando vou na A1 e as frequências da Dom Fuas comutam, não se nota diferença no som...

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #10 em: Novembro 01, 2022, 06:57:49 pm »
Creio (não tenho a certeza absoluta) que a casa da RDP/actual RTP é mais antiga do que a rede DAB; julgo que a torre terá funcionado como estação de retransmissão de feixes hertzianos, quiçá desde os anos 80. Mas estou a basear-me no que terei lido algures há uns anos.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdf

• Visitante
« Responder #11 em: Novembro 01, 2022, 07:54:31 pm »
Creio (não tenho a certeza absoluta) que a casa da RDP/actual RTP é mais antiga do que a rede DAB; julgo que a torre terá funcionado como estação de retransmissão de feixes hertzianos, quiçá desde os anos 80. Mas estou a basear-me no que terei lido algures há uns anos.

Não deve ser errada essa tese. Um dos meus primeiros sinais de desconfiança foi o logo da RDP que está na casa do emissor. Parece-me muito antigo para algo montado no final da década de 90... embora esse logo tenha ficado em vigor até bem tarde...

Mas posso estar enganado...

pdf

• Visitante
« Responder #12 em: Novembro 01, 2022, 07:58:07 pm »
Outra hipótese pode ser que a RDP nessa altura já teria esse ponto na sua posse para operações de feixes Sul-Norte. Como todos estamos "fartos" de ouvir falar do sistema Montejunto-Estrela, os sinais de sul para norte precisavam de feixes para viajar. E se a coisa não fosse pelo circuito Montejunto - Lousã - Monte da Virgem, podiam muito bem passar por Alcanena.

Tudo o que leram antes são meras hipóteses e carecem de fundamentos.
« Última modificação: Novembro 01, 2022, 08:02:48 pm por pdf »

PMSMR

• Full Member
« Responder #13 em: Novembro 02, 2022, 10:38:18 am »
Bom dia

A torre é esta certo ?

39.53324470384666, -8.733678389696271

Obg

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #14 em: Novembro 02, 2022, 11:41:59 am »
Bom dia

A torre é esta certo ?

39.53324470384666, -8.733678389696271

Obg

Sim é essa.