“ruicleto†parece-me inevitável, Portugal vai ter DAB+ no futuro, resta saber quando, sob pena de ser o único paÃs europeu, no bloco em que está inserido, que não disponibiliza esta tecnologia aos cidadãos. Não podemos estar em sentido contrário do progresso quando os paÃses vizinhos avançam. A obrigatoriedade dos veÃculos, comercializados nos estados membros, estarem equipados com recetores DAB vem impulsionar ainda mais este avanço e convergência no espaço europeu. PaÃses como a Noruega, SuÃça (em 2023), Reino Unido (dentro de 1 década), entre outros, vão desligar as emissões analógicas de radiodifusão (FM/AM) e manter apenas o DAB+. Obviamente que Portugal não vai manter apenas o FM quando os outros paÃses vizinhos o desligarem.
A tecnologia DAB, de origem europeia, tem vindo a ser melhorada. Anteriormente, quando eram necessários 140 emissores DAB para dotar de sinal um dado paÃs, hoje apenas são necessários 45 para o mesmo propósito, ou seja, a tecnologia está melhor, com menor investimento.
A nÃvel europeu, Espanha é um dos paÃses mais atrasados, mesmo atrás da Grécia que já dispõe de um multiplexer nacional de DAB+. Apenas dispõe de 2 multiplexers, um em Madrid, o outro em Barcelona, que cobre, no conjunto, cerca de 20% do território. Dizem os analistas do paÃs vizinho, que o processo de implementação, promoção e perceção das vantagens do DAB tem sido caótico, não obedecendo a uma estratégia definida. Dizem eles, que Espanha está a aguardar pelos paÃses vizinhos para ser mais assertiva nesta matéria. Com o impulso que o governo francês está desenvolver, via operador público “Radio Franceâ€, para implementar um multiplex nacional com vários canais de DAB, seguramente que Espanha não vai ficar atrás.
A Alemanha prepara-se para lançar o segundo multiplexador nacional de DAB+ que vem acrescentar mais 16 canais de rádio àqueles que já existem no multiplexador atual. Na Alemanha o consumo de rádio via DAB+ aumentou cerca de 35% em 2020, face a 2019. Cerca de 63% da população ouve rádio em recetores DAB.
Na SuÃça, o DAB está a ter grande aceitação, pelo que o FM será desligado em 2023.
No Reino Unido, mais de 60% da população consome rádio através do sistema DAB+. Os FM/AM vão ser desligados dentro de 1 década.
Na Itália, a rede DAB cobre 83% do território nacional e existem 20 multiplexadores locais.
etc...
Portanto, trata-se de um processo irreversÃvel. O DAB+ veio para ficar e cada vez mais enraizado nos hábitos de consumo de rádio dos europeus.