Autor Tópico: DAB+  (Lida 46078 vezes)

Luís Gonçalves

• Sr. Member
Re: DAB+
« Responder #225 em: Março 08, 2024, 08:11:46 pm »
Recetores DAB (norma nativa) não são compatíveis com a norma DAB+, correto? As duas normas usam codec’s diferentes, segundo julgo saber.
Sim, o antigo standart DAB usa mpeg 2 (mp2) já o DAB+ usa o codec HE-AAC que é algo como duas vezes mais eficiente, ou seja, oferece a mesma qualidade sonora a 64 kbps para a qual o mp2 precisa de 128 kbps de dados
Luís Gonçalves

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #226 em: Março 08, 2024, 09:51:49 pm »
MP2 que, diga-se, já em 99 ficara obsoleto, com o advento quer do MP3, quer do WMA e do saudoso ATRAC...

ruicleto

• Hero Member
« Responder #227 em: Abril 17, 2024, 10:44:15 am »
Haverá algum representante de Portugal nesta conferência?
https://www.gorkazumeta.com/2024/04/worlddab-y-rtve-celebran-una-jornada.html

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #228 em: Abril 17, 2024, 12:56:03 pm »
Mas precisa mesmo de haver, se a conferência é da Rtve?

ruicleto

• Hero Member
« Responder #229 em: Abril 17, 2024, 04:26:06 pm »
Mas precisa mesmo de haver, se a conferência é da Rtve?
Vale a pena ler o texto - engloba outros países...

ruicleto

• Hero Member
« Responder #230 em: Abril 17, 2024, 04:28:20 pm »
« Última modificação: Abril 17, 2024, 04:31:03 pm por ruicleto »

ruicleto

• Hero Member
« Responder #231 em: Abril 18, 2024, 10:47:23 am »
Tenho estado a assistir e, julgo eu, seria importante que "alguém" dos grupos de rádio em Portugal acompanhasse esta emissão (mesmo em diferido), para conhecer os diferentes casos, de cada um dos países intervenientes, que estão a ser expostos.
Estou deveras convencido que Portugal está mesmo a ficar uma "ilha no teto do mundo", no respeitante ao panorama radiofónico.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #232 em: Abril 18, 2024, 10:55:31 am »
Os nossos políticos sabem lá o que é isso do DAB... Reparei que Portugal está pintado de cinzento nos powerpoint deles, ou seja nada previsto até agora.
« Última modificação: Abril 18, 2024, 11:01:05 am por brodcastfm »

ruicleto

• Hero Member
« Responder #233 em: Abril 18, 2024, 11:18:31 am »
Os nossos políticos sabem lá o que é isso do DAB... Reparei que Portugal está pintado de cinzento nos powerpoint deles, ou seja nada previsto até agora.

No mapa do Worldab está a azul - interesse.
No entanto, não sei que interesse foi demonstrado, nem por quem...
Começo a ter alguma "vergonha portuguesa" nesta coisa da rádio... tal como começo também a ter quando os visitantes e outros, em autocaravana, não conseguem sintonizar a TDT portuguesa...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #234 em: Abril 18, 2024, 12:25:50 pm »
É triste pensar que quando começaram com as emissões em digital por cá eu ainda era adolescente e agora que estou na idade adulta, nos quarentas, ainda não as retomaram... nem sei se vão retomar...

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #235 em: Abril 18, 2024, 12:58:16 pm »
Se o Estado não se chegar à frente, ou Bruxelas impuser, não tenhamos ilusões, o FM vai durar até já estarem aqui a comentar os nossos netos.  :'( :'(
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #236 em: Abril 18, 2024, 02:21:11 pm »
É triste pensar que quando começaram com as emissões em digital por cá eu ainda era adolescente e agora que estou na idade adulta, nos quarentas, ainda não as retomaram... nem sei se vão retomar...
Mas há uns anos foi uma má medida, pois não havia rádios e os que existiam eram muito caros. E eles acabaram com o DAB porque só estavam a gastar energia, ninguém ouvia. Hoje em dia o mercado mudou muito e faz todo o sentido haver DAB.
« Última modificação: Abril 18, 2024, 02:22:50 pm por brodcastfm »

ruicleto

• Hero Member
« Responder #237 em: Abril 18, 2024, 02:28:02 pm »
Mas há uns anos foi uma má medida, pois não havia rádios e os que existiam eram muito caros. E eles acabaram com o DAB porque só estavam a gastar energia, ninguém ouvia. Hoje em dia o mercado mudou muito e faz todo o sentido haver DAB.

Para além de não ter existido qualquer campanha publicitária de angariação de ouvintes e mesmo a explicar o que era o DAB!
Realmente o mercado já mudou e o "DAB+" vem proporcionar uma evolução significativa da versão antiga designada apenas por "DAB".

ruicleto

• Hero Member
« Responder #238 em: Abril 29, 2024, 05:44:48 pm »
vídeos ilustrativos de como receber DAB+ em veículos das diferentes marcas (infelizmente fora de Portugal) - pode ser útil em período de férias:
https://www.dabplus.be/fr/le-dab-en-voiture/

ruicleto

• Hero Member
« Responder #239 em: Maio 07, 2024, 12:53:48 pm »
O Senegal anunciou formalmente que o projeto-piloto do sistema DAB+ vai ter início. Mais um país africano a avançar tecnologicamente...
Notícia em https://www.worlddab.org/news