Graças à nossa amiga propagação, tive hoje pela primeira vez 3 frequências disponíveis da Observador para ouvir na minha área.
Percebi que os 98,4 e os 88,1 estão com meio segundo de atraso em relação aos 94,0. Espero que sincronizem quando ativarem o RDS nesta última frequência, ou vai ser giro ouvir o saltitar na A1.
Eu consigo receber 4, Vila do Conde muito mal devido à M80 Coimbra e Rui Maior em 92.65 ouve-se perfeitamente. Confirmo que o avanço de Leiria face a Rio Maior é ainda mais significativo. Rio Maior face a 88.1, nota-se um ligeiríssimo avanço.
E ainda deve levar uns dias a entrar. Deve estar pendente de alguma autorização da ERC.
Eu vinha aqui questionar isso mesmo, porque, sem qualquer margem para dúvidas hoje, é a melhor escolha, porque 88.1 está também pressionada pela Benedita, e pela Antena 2 ainda mais do que o usual. No entanto, não recebia o RDS. Não percebo porque começam a emitir antes da ERC autorizar. Bom, não há de ficar como a Batida, um ano sem RDS.
Quanto ao ponto que tocaste aqui sobre a questão de Leiria. É verdade, mas isso é incompetência da TSF, porque se renovam o alvará para a M80 em 93.0, naturalmente que a TSF poderia por um emissor da RRN na Maúnça ou na Sra do Monte. Provavelmente, a TSF nunca poderia ter adquirido uma estação em Leiria, para retransmitir, porque é área da RRN. Mas a TSF começa a correr um risco sério.
Quanto ao alcance, a propagação hoje é, de facto, muito mais elevada que o usual, mas, ainda assim, face ao ano passado, em dias maos fracos, parece-me ainda estar a um nível inferior à 94LEIRIA dessa altura, que nunca deixava entrar a Dom Bosco nestes dias, diferentemente do que ocorre com a Cidade Hoje, que cohabita mais ao menos pacificamente com ela. Vale-lhes que a de Famalicão também anda num estado que se pode qualificar de "pelas ruas da amargura" em termos de capacidade de alcance, face a um passado não muito distante, onde, conseguia ser dos emissores de Norte a chegar mais longe, deixei o registo aqui de, num dia sem qualquer propagaçâo a apanhar razoavelmente num rádio frqco em Coimbra. Nos últimos meses, não chega a Sta Matia da Feira, onde tinha sinal perfeito até num dia chuvoso de Inverno.
Na realidade, via A1, a Observador já se ouvia de Porto a Lisboa. Continuo a ficar com dúvidas se a zona de Condeixa-a-Nova, a mais critica, vai aproveitar alguma coisa destes 94.0 que me parecem mais talhados para a A8. Continuo na minha, 91.2 no Luso, faziam melhor serviço. Referiram Leiria a Coimbra. Tenho dúvidas que 94.0 possam fazer muito mais para Norte. Em todo o caso, é curioso que este emissor vai ligar com praticamente todos: Amadora, provavelmente na zona de Montejunto, onde Rio Maior perde sinal, Rio Maior naturalmente, 88.1 na zona da Figueira da Foz e 98.4 Vila do Conde em Minde, na A1, que surpeendentemente, chegam bem. Talvez, só mesmo 98.7 Seixal não cruze com 94.0.