Autor Tópico: DAB+ em Portugal  (Lida 87795 vezes)

guest6

  • Visitante
Re: DAB+ em Portugal
« Responder #15 em: Junho 14, 2020, 10:25:19 am »
Caro ruicleto, como não faço juízos de valor de quem não conheço, apenas lhe digo que o tempo mostrará o rumo do DAB e até que ponto a minha "visão" está desactualizada ou certa.

ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1157
Re: DAB+ em Portugal
« Responder #16 em: Junho 14, 2020, 10:55:26 am »
Não esquecer que tudo o que implique internet (seja 4G, 5G ou outro) é sempre um serviço pago, ao contrário da rádio, seja FM ou outra forma de difusão. Daqui a cinco anos veremos como estará o "mundo da rádio" na europa e resto...  ;)

estvmkt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2788
Re: DAB+ em Portugal
« Responder #17 em: Junho 14, 2020, 10:59:03 am »
Concordo com o que o Rui diz. A internet é só para novos carros. O dab podiam fazer novos aparelhos de rádio com dab incluídos. E dab a cobertura é mais estável.

ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1157
Re: DAB+ em Portugal
« Responder #18 em: Junho 14, 2020, 01:02:56 pm »
Recordo também que a partir de dezembro 2020, por diretiva europeia, todos os novos veículos terão, obrigatoriamente e de forma gratuita, o sistema DAB incluído como sistema de receção.
Portanto, meus caros, vamos ter ao dispor uma nova tecnologia de receção de rádio nas viaturas novas que não nos servirá para nada em Portugal.
Desculpem, vamos regressar ao tema Smooth FM...
« Última modificação: Junho 14, 2020, 01:05:38 pm por ruicleto »

pdf

  • Visitante
Re: DAB+ em Portugal
« Responder #19 em: Junho 14, 2020, 01:05:07 pm »
Não se esqueçam que a rádio não se resume só a carros, e na Europa central há muita gente a trocar o carro por meios de locomoção mais amigos do ambiente...

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk


joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 980
Re: DAB+ em Portugal
« Responder #20 em: Junho 14, 2020, 07:57:12 pm »
O tema DAB é recorrente neste fórum há anos e ainda não vi dados em lado nenhum que comprovem que a tecnologia está obsoleta ou que não tem aceitação da parte do público. Obsoleto está o FM, com 80 anos, o que se comprova pela redutora (e medíocre) oferta de estações nacionais, que impede que os ouvintes de uma parte significativa do território nacional tenha acesso e opção de produtos radiofónicos que vão além do banal. Aliás, o que tenho lido, principalmente da OFCOM e da BBC no Reino Unido, contraria o discurso pessimista que prolifera por aqui. A audiência DAB tem vindo a aumentar consistentemente de ano para ano. Provavelmente, o mesmo se passa noutros países europeus que disponibilizam a tecnologia DAB aos cidadãos, com opções diversas de escolha em toda a rede DAB, e mesmo a Noruega desligou o FM.

Portugal deitou fora 11 milhões de Euros investidos numa rede DAB que ninguém conhecia, sem nada apelativo e novo, sem divulgação, sem nada. O extremo da incompetência, sem um único responsável pelo desvario. Claro que o DAB não interessou aos interesses instalados, os mesmos que pensando no imediato, comprometem o futuro de todo o setor. A rádio é cada vez menos apelativa, cada vez mais igual, divide o país entre norte e sul, litoral e interior, cada vez mais irrelevante, só mesmo para ouvir no carro e esquecer tudo o que se ouviu 5 minutos depois. É cada vez mais o imediato, instantâneo, superficial, para esquecer depois.

Na Internet (que, apesar de tudo, nem toda a gente tem acesso ou tem acesso limitado) e 5G (pago), a radio passa a ficar desmaterializada, perde identidade, deixa de haver um recetor dedicado para sintonizar a estação A ou B e um emissor que permite que o aparelho funcione. Perde-se a magia da rádio, passa-se a ter outra coisa, que não cativa da mesma forma e provoca a dispersão/desinteresse de público-alvo. Esses meios tecnológicos têm interesse para ouvir rádios estrangeiras.

Portugal está 30 anos atrasado em relação ao resto da Europa no que concerne à rádio. Não cabe na cabeça de ninguém que, em pleno séc. XXI, uma estação de rádio como a ‘SmoothFM’ e outras, que interessa a público espalhado pelo país e ilhas, que acrescenta valor às opções dos ouvintes, pluralismo no éter, que é uma lufada de ar fresco num conjunto de estações cada vez mais igual, apenas esteja disponível numa pequena parte do país como rádio, gratuita para os cidadãos, e desmaterializada pela Internet e serviços de televisão paga (ouvir rádio pela televisão, uma aberração!) para a restante população. Isto não tem cabimento, é um setor atrasado.

Falemos, então, de uma tecnologia com quase 90 anos que é o FM (dizem que o espetro radioelétrico está saturado, precisamente o ponto forte do DAB; outro ponto forte é a partilha de custos, dado que uma antena emissora difunde várias estações de rádio em simultâneo; para não falar dos pontos fortes óbvios, como a qualidade de som e serviços):
Referi emissores FM (é a tecnologia pré-histórica que temos, certo?), um para Leiria e Região Oeste e outro para Évora, com o intuito de haver uma cobertura contínua da ‘SmoothFM’ numa área geográfica cada vez mais alargada e sem cortes de sinal dentro do seu perímetro. Ambas as zonas têm potenciais ouvintes para a estação. É bastante desagradável escutar uma estação que se ouve aqui, deixa-se de ouvir ali, para se voltar a ouvir mais à frente; ou seja, com cortes de sinal que se sucedem.

guest6

  • Visitante
Re: DAB+ em Portugal
« Responder #21 em: Junho 14, 2020, 09:16:35 pm »
Nitidamente há aqui quem não tenha mesmo entendido o que eu disse, paciência. Só acrescento isto: além de alguns países da Europa, quantos outros países e com que dimensão, tem presença forte do DAB? Pois alem da Austrália não vejo mais nada. E a internet? Pensem nisto: o DAB já tem muito mais que 20 anos. Tornou-se acessível e globalmente implementada? Ninguém responde afirmativamente a esta questão. O FM continua presente globalmente como escuta rádio.
Se acham que muito mais que 2 décadas não chega para que uma tecnologia se implante e faça a substituição da tecnologia precedente, e consideram que a mesma não se  tornou pouco viável e sem grande futuro, é a antítese do meu ponto de vista. O tempo dará a resposta... Cumprimentos

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk


Lmviana

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 52
Re: DAB+ em Portugal
« Responder #22 em: Junho 14, 2020, 09:28:18 pm »
Sem querer desviar o tema do fórum que é smooth. Na minha opinião o que tramou o DAB foi a falta de dispositivos de escuta, por que é que entrou a TDT e em pouco tempo tivemos receptores para tudo que é preço e no DAB era um filme conseguir comprar alguma coisa e com uma escolha super diminuta e que se basiavam em modelos basicos... Nunca entendi o porquê da negação das marcas quanto ao DAB e para mim foi isso que o tornou esquecido.

ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1157
Re: DAB+ em Portugal
« Responder #23 em: Junho 14, 2020, 10:05:34 pm »
EXCELENTE texto de joão_s  !!! os meus parabéns.
Recordo que Portugal (podem ver isso no sítio na internet do World Dab) é já uma ilha em toda a europa, na implantação da rádio digital (que apresenta  o DAB+ como uma versão muito melhor ainda que o anterior DAB). Saliento que a Suiça tem previsto desligar a curto prazo o FM. Não é isso que defendo para Portugal a curto/médio prazo! vejo mais interesse numa coexistência com o FM até que haja recetores e ouvintes em número suficiente e que seja ponderado, então sim, desligar o FM.
De facto, tal como referiu joão_s, poderíamos ter as rádios regionais (TSF e M80) com emissão nacional bem como uma maior diversidade e inclusivamente cobertura nacional de outras, como por exemplo a notável Smooth FM.
Na realidade, a vizinha Espanha - que está já a dar os primeiros passos no DAB+ e Portugal, que ainda não tem nada, são mesmo os mais atrasados em toda a União Europeia - azar da península ibérica...
Dou como exemplo a minha experiência pessoal em que tentei, em 2010, adquirir um recetor DAB e não havia praticamente no mercado português aparelhos em número suficiente, e os que existiam tinham preços assombrosamente caros. Foi uma verdadeira catástrofe a divulgação da rede DAB que foi implementada em Portugal, por ocasião da EXPO 98, com praticamente ninguém a saber que existia tal tecnologia disponível, e que inclusivamente já cobria bastante o nosso território com vários emissores instalados (na realidade, 11 milhões deitados simplesmente no lixo - não nos podemos queixar de nós próprios, temos o que merecemos...).
Termino, dizendo que a diversidade e alternativa proporcionadas pela Smooth FM, já mereciam melhor cobertura radiofónica, diria mesmo, nacional.


 

joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 980
Re: DAB+ em Portugal
« Responder #24 em: Junho 14, 2020, 10:52:35 pm »
Rui Cleto,

sugiro que façamos referência a factos (aliás, como é o seu hábito). Quantos anos demorou o FM a ganhar relevância no Ocidente e em Portugal? No Ocidente, 40 anos (década de 70), em Portugal, 50 anos (década de 80). A invenção da tecnologia remonta à década de 30 do Séc. XX. Na década de 60, quando foi inventado o “Estéreo”, a audiência em FM era residual nos Estados Unidos e Europa. A segunda guerra mundial atrasou a disseminação da tecnologia FM. Não sei que idade tem, mas recordo-lhe que em Portugal, na década de 70, um simples recetor AM/FM tinha um preço exorbitante, não era acessível à generalidade das pessoas. Se a lógica fosse a mesma que o DAB, tinham desligado os emissores FM, no fim de contas uma tecnologia velha (na década de 70 tinha 40 anos e com baixíssima audiência), até caírem de podres no chão. Contudo há uma diferença na transição de AM para FM quando comparada do FM para DAB. Aqueles que fizeram a transição de AM para FM tinham visão de futuro e eram competentes, suponho que foi o ‘Rádio Clube Português’ que deu passos nesse sentido, o que não aconteceu com o DAB, todo o processo foi caótico, cheio de erros, sem planeamento e sem perspetivar futuro. É aqui que estamos, atrasados em relação aos países europeus de referência porque não houve quem cumprisse a sua missão no passado recente, navegou à vista e ao sabor de interesses instalados, que prejudicaram todos os ouvintes de rádio.

Falamos da ‘SmoothFM’ mas podemos referir a ‘Rádio Observador’, suponha que o arranque da estação era feito com uma rede nacional de emissores em DAB (continente e ilhas), a estação partilha custos de operação com outras estações, dado que utilizam as mesmas antenas/emissores. Que efeitos positivos tem este pequeno/grande pormenor para a viabilidade da ‘Rádio Observador’. Podemos falar da ‘Rádio Nova’, ‘Rádio Marginal’ e tantas outras que, com esta tecnologia a funcionar, tinham um auditório muito mais vasto e espalhado pelo país. As rádios nacionais que temos são redutoras, esta seria uma renovação positiva para todos nós, ouvintes.

Cordialmente.

Adenda: A rádio deve ser universal e gratuita. A Internet, 5G são formas complementares de ouvir rádio, não devem substituir a forma tradicional de o fazer, sob pena de falarmos de outra coisa que não é rádio.
« Última modificação: Junho 14, 2020, 10:59:26 pm por joao_s »

ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1157
Re: DAB+ em Portugal
« Responder #25 em: Junho 15, 2020, 06:54:19 pm »
Tenho quase, quase 54 anitos. Concordo com a totalidade do último texto do joão_s, que julgo terá visão para o que, inevitavelmente, terá que acontecer em Portugal - a mudança para o digital, seja lá que tecnologia seja escolhida.
Adiciono apenas que a emissão em DAB+ apresenta menores custos por antena emissora. De facto, a partilha de torres de emissão poderá ser algo a ponderar se existisse uma entidade coordenadora (ANACOM? ERC?) que juntasse os grandes grupos de radiodifusão e representação das rádios locais portugueses "à mesma mesa" para se entenderem e avançarem para este passo tecnológico.
Julgo que quando começarem a circular novos veículos, a partir de 2020, equipados com recetores DAB, e os condutores se aperceberem que têm algo no carro que não podem utilizar, alguém vai começar a reclamar e a perguntar porquê?...
Termino, dizendo que vou estar na Bélgica, já por pouco tempo, e que não consigo escutar o FM, apesar de ainda coexistir, tendo em opção a fabulosa qualidade e estabilidade da receção em DAB+, tanto em casa como no carro. Tenho dito.

ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1157
Re: DAB+ em Portugal
« Responder #26 em: Julho 23, 2020, 06:44:24 pm »
Está na hora de Portugal dar um passo em frente na tecnologia que está a ser adotada em toda a europa (exceto Portugal...) -DAB+
Acabava a má qualidade sonora do FM, indiscutivelmente!
Um dia destes, quando quisermos implementar, nem os nossos excelentes técnicos estarão à altura de saberem lidar com "isto da rádio digital"... ;)

pdf

  • Visitante
Re: DAB+ em Portugal
« Responder #27 em: Julho 23, 2020, 07:11:02 pm »
Está na hora de Portugal dar um passo em frente na tecnologia que está a ser adotada em toda a europa (exceto Portugal...) -DAB+
Acabava a má qualidade sonora do FM, indiscutivelmente!
Um dia destes, quando quisermos implementar, nem os nossos excelentes técnicos estarão à altura de saberem lidar com "isto da rádio digital"... ;)
Ou não...

Nalguns países a qualidade de áudio piorou. Veja-se o caso do Reino Unido, onde tentam enfiar o Rossio na Betesga...

https://youtu.be/27w3quNTP84

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk


ruicleto

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1157
Re: DAB+ em Portugal
« Responder #28 em: Julho 23, 2020, 10:51:15 pm »
De facto a sugestão do vídeo do Youtube é muito boa. Obrigado pela informação que retrata uma realidade, que julgo apenas estar a ocorrer no Reino Unido. No entanto, comento o seguinte:
- Nessa apresentação é referida a muito maior vantagem da evolução do DAB+ relativamente ao mais antigo sistema DAB (tecnologia que ainda está muito implementada no Reino Unido), apresentando assim o DAB+ como uma evolução, com mais estabilidade e capacidade - muito melhor que o DAB.
- O erro que não deve ser cometido é o de emitir num "low bit rate" tentando meter um elefante dentro de um mini... claro que se baixarmos o kbps a qualidade diminui drasticamente (notória em emissões de música clássica) e inclusivamente nem qualidade estereofónica terá. Muito desagradável. Julgo que esta situação, atualmente, está a ser evitada pelas diferentes estações radiofónicas ao longo de toda a europa.

tuscano

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1161
Re: DAB+ em Portugal
« Responder #29 em: Julho 23, 2020, 10:51:33 pm »
Parabéns à Antena1 por se ter associado ao concerto Bem-vinda Sejas Amália, transmitindo em directo.