Dois comentários sobre o bareme de março:
i) ‘SmoothFM’ consolida audiência em torno dos 1,5% AAV. Trata-se de um crescimento progressivo, estruturado, no entanto lento, durante a última década. Agradável de se ouvir, também em longas deslocações de carro pela zona centro, em velocidade de cruzeiro, aumenta a satisfação da condução e ambiente dentro do veículo.
ii) ‘Observador’, desde que entrou em funcionamento o retransmissor de Rio Maior, aumentou 38% na audiência. Antes tinha 0,8% AAV, agora 1,3% AAV. Urge fechar a cobertura de sinal entre o distrito de Aveiro e de Santarém/Leiria, de forma fazer um upgrade das duas atuais sub-redes para uma rede única. Também, atendendo aos hábitos de consumo de rádio, nomeadamente daqueles ouvintes que sintonizam os recetores uma vez (ás vezes, os recetores vêm programados dos stands) e não voltam a realizar novas sintonias, é necessário tempo para que o público, voluntariamente, procure a estação.
Como está a cobertura de sinal, neste momento, é um convite a que se mude de estação, mesmo contra vontade. Por mim falo, quando me desloco para norte, o que é frequente, mudo da ‘Observador’ para a ‘SmoothFM’ antes de Ferreira do Zêzere, isto porque, posso ir interessado a ouvir um programa e perco o sinal de um momento para o outro, ficando-me pelo início, sem ouvir o final. E isto não deve acontecer. De norte para sul, sintonizo a estação durante mais tempo, assim que o sinal aparece e sei que não vou perder a sintonia, o sinal vai aumentando progressivamente até estabilizar no máximo.