Fórum da Rádio > Apresentações

Apresentação

(1/1)

Hélder Fialho:

I'm the Antenna
Catching vibration
You're the transmitter
Give information!

~Antenna, Kraftwerk

Boa noite a todos.

Chamo-me Hélder, tenho 33 anos e, tal como vós, sou um amante da rádio na óptica de utilizador que apanha as vibrações vindas do éter no rádio em casa e no carro. Ainda considero a rádio mágica e especial, apesar de hoje, as filmagens que são feitas de alguns dos programas de maior sucesso para depois irem para o youtube, terem diminuído um bocado essa beleza da rádio que é, em parte, o não se conhecer a cara do locutor ou locutora que está a falar. A componente da imagem entrou nos últimos anos - talvez um pouco demais - na rádio que vive de - e é - som. Música tocada e palavra dita. Exigência e sinal de um tempo em que vê-se cada vez mais e mais depressa mas ouve-se cada vez menos.

Comecei a ouvir rádio com - e cresci com - a Rádio Cidade. A outra, com a locução em Português do Brasil. A que terminou em 2003. Tenho muitas saudades dela. Mesmo com a salada russa de música má e boa que tinha ao mesmo tempo, com a dinamização constante (e às vezes um bocadinho irritante por ser consecutiva) dos locutores, com o grande enfoque nos programas de música electrónica) mas era uma grande rádio que, à distância dos anos, tenho a noção de que agitou as águas em Portugal. Depois da mudança (para pior) com o início da Cidade FM deixei de ouvir mas também estava na adolescência e queria ouvir outras coisas, já não me identificava com a maioria da música comercial, embora ouvisse a Rádio Comercial quando era uma rádio de Rock e não era Comercial. No Secundário descobri a Antena 3 e, entre 2001 e 2005, foi a minha rádio de eleição. Já gostava de Rock mas, com a Antena 3, despertei para a música alternativa, indie e para a electrónica mais séria, em muito graças à Caixa de Ritmos e ao Grande Sofá, apresentado pelo Carlos Cardoso, antes de ter ido para a Oxigénio. Nesta altura eu era fixado só numa rádio e não queria saber de mais nenhuma. Isso mudou uns anos depois. Sou de Évora e, se não fosse a Internet, só conseguiria ouvir rádios que adoro como a Radar, Oxigénio, Marginal ou Smooth FM quando vou a Lisboa. Domino o Inglês, Francês e Espanhol, por isso oiço também com muita regularidade rádios estrangeiras que gosto muito como a Radio 3 e a Radio 2 da BBC, a Radio 3 da RTVE ou a Radio Clasica também da RTVE, bem como rádios exclusivamente online, sobretudo rádios temáticas, que oiço especificamente quando só me apetece ouvir música dos anos 60 ou música dos anos 70, por exemplo.

Vamos falando!

Luis Carvalho:
Seja bem-vindo ao "Fórum da Rádio", caro Hélder Fialho. Sinta-se à vontade para participar quando e se o desejar.

Hélder Fialho:
Obrigado.  :)

Navegação

[0] Índice de mensagens

Ir para versão completa