Autor Tópico: Rádio Observador  (Lida 429043 vezes)

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1365
Re: Rádio Observador
« Responder #3255 em: Dezembro 06, 2024, 03:04:57 pm »
Ontem a pseudo rádio nacional de noticias Observador, esteve nas ruas de Lisboa a observar a greve no metro de Lisboa.
Hoje o metro do Porto está parado.
A Observador está nas ruas do Porto a avaliar o impacto da greve no Grande Porto ?

Acompanhou, no noticiário das 8h em plena hora de ponta, com um direto com jornalista feito de Porto São-Bento e entrevista com um estudante da Universidade do Minho. Foi mesmo a primeira notícia desse boletim.

Não houve menção à greve em específicos para Lisboa e Porto no boletim das 13h, só informação nacional e só sobre a CP. Também não estão a mencionar o comunicado da Metro do Porto, seja num caso seja noutro, a apontar para supressão de metros (o entrevistado é que mencionou dificuldades).

Ou seja, o metro do Porto não existe para a Observador e em geral, o Porto e Portugal fora de Lisboa não existe para a Observador.
O destaque que se dá a tudo que acontece em Lisboa, desde as assembleias municipais a outra mixordia qualquer é pornografico.
Basta escutar um dia a rádio e de facto, o cheiro a Marialva e alfacinha é por demais.

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3603
Re: Rádio Observador
« Responder #3256 em: Dezembro 06, 2024, 04:08:18 pm »
É de realçar que o boletim das 13h esteve completamente alterado: 6 dos 9 minutos do boletim foram só, literalmente, para o que se passa na Assembleia da República e as declarações dos partidos. Mais nada. Foi um boletim bastante desequilibrado, invulgar para o que costumam fazer e para os muitos que tenho ouvido.

Efetivamente, desta vez tenho que conceder ao Zeca, o Metro do Porto hoje não existe na antena do Observador, pelo menos às horas de ponta da manhã e do almoço. Não espero que venha a haver mais durante o resto do dia quando estão a acompanhar a AR em direto e têm a Tarde Política a arrancar às 17, por isso, em termos práticos, o Zeca desta vez tem razão.

O problema é que: como a audiência é inferior no Litoral Norte (Região Marktest) face a Lisboa, não vejo isso a mexer tão cedo. E não posso contar com os boletins de informação local quando os fazem a 1 notícia por concelho de transmissão, nem um tema destes é para ser tratado na hora das 15h, 21h ou 23h, quando deixa de ter relevância para a vida das pessoas.

Elogio quando tenho de elogiar, mas desta vez isto não foi bem.

FMstereo

  • Full Member
  • ***
  • Mensagens: 82
Re: Rádio Observador
« Responder #3257 em: Dezembro 06, 2024, 04:38:51 pm »

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3603
Re: Rádio Observador
« Responder #3258 em: Dezembro 06, 2024, 05:23:57 pm »
https://observador.pt/programas/noticiario/as-noticias-das-8h-1876/

https://observador.pt/programas/noticiario/as-noticias-das-9h-1842/

https://observador.pt/programas/noticiario/as-noticias-das-11h-1128/

A greve não foi só em transportes. Também foi em escolas e hospitais/saúde. Tudo isso foi retratado no Porto. É ouvir...

Estava a ser impossível de ouvir os noticiários das 9 e das 11 porque aparecia um anúncio de dois minutos e meio para a Vodafone (o de Natal) no pre-roll. Que é muito bom anúncio, atenção, mas dois minutos e meio de pre-roll antes do que quer que seja e sem hipótese de saltar... não preciso de dizer mais nada, certo?

Foi lá com alguma insistência (e fechar/reabrir a janela).

No jornal das 09h confere, e é a mesma exata jornalista que vai para Gaia cobrir. Também a 1ª notícia.

No jornal das 11h é uma outra jornalista, Maria Rêgo, e vai para o Hospital de São João no Porto. Mais uma vez a 1ª notícia. Há uma referência muito de passagem a greves no Metro do Porto, mas três boletins para haver uma referência de 2 segundos em dois deles.

É razoável mas é preciso dividir e ir à pesca entre três boletins, com o que implica - públicos obviamente diferentes apanhados antes e depois das 10h -, para apanhar mais notícias de cá. E isso é uma diluição que... não me enche grande coisa as medidas. Pessoalmente, preferiria boletins menos divididos, mas percebo que isso cause problemas de tornar potencialmente desinteressantes para quem ouve numa ou noutra região. Matéria de opinião apenas, no entanto.

Nota negativa para a redução de qualidade destas gravações noticiosas, com compressão bastante audível e que não se ouvia antes. É uma regressão, tinham excelente qualidade, igual à da emissão. Continuam nítidos, mas os artefactos são agora notórios. Parece-me evidente que se querem poupar espaço deveriam usar VBR, se 90% de um boletim é palavra, muito menos exigente, e os restantes 10% é trilha por cima da palavra.
« Última modificação: Dezembro 06, 2024, 05:29:20 pm por Memorias da Radio »

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6244
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Rádio Observador
« Responder #3259 em: Dezembro 06, 2024, 08:28:25 pm »
Vamos lá ver, diferentemente do que ocorreu ontem no MdL, em que o encerramento foi total, causando o caos na hora de ponta da manhã, no MdP a circulação fez-se de 15 em 15 minutos entre o Estádio do Dragão e a Senhora da Hora e entre Santo Ovídio e o Hospital de São João. Aliás, em linha com o que vem acontecendo desde a Greve Geral de 2011, sempre que há uma greve do Metro do Porto, só quebrada a tradição numa greve que ocorreu em 2019, em que em vez desse troço, mantiveram a linha Vermelha a funcionar entre a Senhora da Hora e a Póvoa de Varzim, com as frequências normais. Faz-se o que se pode com as chefias e meia dúzia de maquinistas não sindicalizados no SMAQ.

Estava previsto que só existissem circulações de manhã e à noite, mas no direto da TVI no jornal das 13h, dá para ver perfeitamente que estava a funcionar. O impacto é, objetivamente, diferente do encerramento total que ocorre em Lisboa, numa opção que o MdL deveria explicar porque a toma: propor fechar totalmente, em lugar de pedir serviços mínimos, e que nunca vi nenhum jornalista questionar o CA do MdL.

Portanto, admito que há impacto, mas considerando que há uma greve em curso em tudo o que é serviço público, nem sequer há comboios a alimentar o MdP, a realização de 1 em cada 3 serviços previstos não me parece que seja o fim-do-mundo, que justifique uma equipa de reportagem. Em todo o caso, nas rádios, só a RR cobriu, mas também, da redação vêm a estação de D. João II. A estação que serve a Antena 1 esteve, efetivamente fechada.

A melhor cobertura a Norte foi, sem dúvida a da TVI. Aliás, praticamente, a cobertura da greve foi feita integralmente no Porto: Hospital São João (Saúde), Campanhã (MdP), Trindade (MdP) e Gaia Nascente (Escolas). A RTP fez um apontamento na Trindade e no São João, mas o destaque foi a linha de Sintra. A SIC e o Porto, já sabemos que não combinam.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3603
Re: Rádio Observador
« Responder #3260 em: Dezembro 07, 2024, 01:23:38 am »
Agradeço-te a nota quanto ao Metro do Porto. Eu vi numa rede social deles que iriam encerrar e que iria existir apenas às horas de ponta, um comunicado mesmo, e baseei-me nisso. Se houve, tanto melhor.

Agora, digo-te que se fores ouvir o que diz o rapaz na hora das 08h, ou a referência de passagem do Metro do Porto às 11h, não ficas informado. Ficas desinformado. Dizem-te sempre que há greve e afeta serviços, não sabes de que forma. Presumes que não há, como não há em todo o lado. Mas há.

Porque a Rádio Observador não teve isto em atenção: há uma greve comunicada, mas não se verifica no Metro do Porto da mesma maneira. E neste sentido, eu ouvi quatro boletins rádio e nem um vinha com esta menção correta que fizeste. Ou seja, fiquei a achar que havia greve, ou seja, não fiquei bem informado... numa rádio informativa.

Se a RR cobriu, estão de parabéns. As outras não podendo cobrir, se informaram pelo menos que estava a funcionar serviço a um mínimo ou algum tipo de informação da Metro do Porto, também estão de parabéns, informaram bem. Aqui, não posso considerar que o Observador tenha estado bem.

Se eu ouço uma rádio informativa com boletins de 12 minutos e não sou informado sobre algo que é geral e essencial para o meu dia, preferindo essa rádio dividir apenas entre política e outras greves, em quatro boletins diferentes, fiquei bem informado? Foi um boletim completo?

Se isto acontecesse em Lisboa e não te informassem que o Metro, que tinha anunciado greve, estava na verdade a funcionar, sentias-te bem informado considerando que é uma rádio de informação?

É isto que eu quero aqui questionar. O Observador sempre teve boletins muito bons, muito equilibrados. Anos assim. Hoje não sei o que se passou. Não aconteceu mais nada no mundo?
« Última modificação: Dezembro 07, 2024, 01:27:14 am por Memorias da Radio »

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1365
Re: Rádio Observador
« Responder #3261 em: Dezembro 07, 2024, 01:07:51 pm »
O metro do Porto apenas funcionou em serviços mínimos no tronco Senhora da Hora - Dragão. Para quem usa a linha de Rio Tinto ficou a zero. Todas as demais linhas para Maia e Póvoa, encerradas. Não dar notícia disto significa ma informação. Ao contrário, em Lisboa vão sempre ao pormenor de tudo.

Nada contra, a rádio é lisboeta.

Atento

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 6460
Re: Rádio Observador
« Responder #3262 em: Dezembro 07, 2024, 01:49:10 pm »
O metro do Porto apenas funcionou em serviços mínimos no tronco Senhora da Hora - Dragão. Para quem usa a linha de Rio Tinto ficou a zero. Todas as demais linhas para Maia e Póvoa, encerradas. Não dar notícia disto significa ma informação. Ao contrário, em Lisboa vão sempre ao pormenor de tudo.

Nada contra, a rádio é lisboeta.

A Rádio Nova o que disse sobre o assunto?

E a No Ar?

E a Rádio 5?

E a Rádio Onda Viva?


joao_s

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 914
Re: Rádio Observador
« Responder #3263 em: Dezembro 07, 2024, 04:20:33 pm »
Bem “Zeca2021”, enquanto aproveito para proceder à atualização do Windows11 e fazer manutenção deste computador, ao mesmo tempo que vou assistindo à  cerimónia de reabertura da catedral de Notre-Dame na estação pública francesa, “FRANCE.2”, que, a propósito passa secções de publicidade de tempos a tempos, nós, parolos, temos um ministro que quer acabar com a publicidade no operador público RTP, como se o financiamento caísse do céu, também se assiste à receção do recém eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com toda a pompa e circunstância pelo presidente francês, Emanuel Macron, como se representasse toda a Europa, o rosto político da União Europeia, essa tem sido uma ambição atribulada, já que o presidente francês não controla o seu próprio país, que fervilha socialmente, dizia, “Zeca2021”, essa sua conversa da regionalização não passa de demagogia. Portugal tem já dimensão de uma região, é um país pequeno com população inferior a muitas capitais e cidades do mundo. Isso que para aí escreve é uma treta!

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3603
Re: Rádio Observador
« Responder #3264 em: Dezembro 07, 2024, 04:28:10 pm »
O metro do Porto apenas funcionou em serviços mínimos no tronco Senhora da Hora - Dragão. Para quem usa a linha de Rio Tinto ficou a zero. Todas as demais linhas para Maia e Póvoa, encerradas. Não dar notícia disto significa ma informação. Ao contrário, em Lisboa vão sempre ao pormenor de tudo.

Nada contra, a rádio é lisboeta.

A Rádio Nova o que disse sobre o assunto?

E a No Ar?

E a Rádio 5?

E a Rádio Onda Viva?

A Nova de certeza que mencionou o assunto e corretamente, mesmo no caso da Inês Lopes Mota que vem precisamente da Maia. Meto as minhas mãos no fogo por esta.

A No Ar tem informação largamente por ter, tal como a Rádio 5.

A Onda Viva pode ou não ter mencionado, uma vez que é da Póvoa de Varzim e têm boa informação, mas no caso deles desculparia se dissessem que o Metro estava encerrado na Póvoa - porque estava e só têm que dar informação que valha para o concelho deles, máximo Vila do Conde.

Qualquer uma destas 4 somadas tem menos audiência que o Observador ou qualquer das nacionais, portanto continua a contar ter que haver essa informação em rádios nacionais. Lamento, não é um qualquer metro simplificado que está para arrancar, como o que vai agora sair em breve para Serpins, é um metro que movimenta 79 milhões de pessoas: https://eco.sapo.pt/2024/01/19/metro-do-porto-bate-recorde-anual-absoluto-com-79-milhoes-de-passageiros-em-2023/

Não é para ter meros dois segundos de referência em 2 boletins do Observador. Tinha que ter maior exposição, pelos múltiplos valores que mencionei, e menos ainda ficar meramente relegado para rádios locais, como o Atento parece sugerir. Se os órgãos de comunicação são nacionais, e não de Lisboa, dão as notícias que interessam no país.

Levo ao extremo com um caso prático: alguém que fizesse Lisboa - Porto de Alfa Pendular em viagem de negócios e precisasse do Metro para ir à zona industrial da Maia, zona bastante rica, e target que em princípio o Observador pretende abarcar, não conseguia. Ontem não conseguia. Ficava-se pela Senhora da Hora, ou então tinha que andar a inventar e ir tentar apanhar autocarros dos STCP e da Unir ao centro do Porto, ou tentava apanhar Uber (não ia ser barato), e ia chegar atrasado ao que quer que tivesse marcado. E se ouvisse o Observador, chapéu, porque nem sabia que ele acabava na Senhora da Hora nem sabia que ele estava afinal a funcionar e dava pelo menos para se organizar minimamente dentro do Porto. Percebe o que lhe estou a dizer? É grave.

Para mim é assunto encerrado, o Observador falhou - acontece, compreendo, mas falhou. Nenhum argumento lógico é o bastante para justificar um lapso deste tipo, é mais produtivo ir-se pelo ângulo de ter havido uma falha e ninguém perde tempo. Não aceitarei qualquer outra argumentação, porque não é possível razoavelmente aceitar qualquer outra argumentação - vai-se desacreditar o Metro do Porto? Vai-se desculpar o tamanho dos noticiários? Vai-se culpar as pobres jornalistas que são mandadas para onde forem mandadas pelas editorias? Vai-se buscar exatamente o quê para uma destas?

Os transportes da Unir fazem greve e não são abordados na estação, ok, compreendo, aceito como opção editorial, são soluções largamente de último recurso e fora do target. O Metro do Porto, no Porto, Atento, e eu não sei se tem noção disto, é absolutamente central na vida de todos, vindos de onde vierem e vão para onde forem, de carro ou sem carro. Não é um Metro de Lisboa que roça o concelho vizinho apenas - apanha uma série de concelhos. É estruturante. Não é para ser despachado assim, porque não é essa a importância que tem para a região. É mesmo uma questão de profissionalismo.

E tenho dito, que isto cansa-me. Haver regionalização ou não haver é absolutamente irrelevante para este assunto, é mesmo uma questão de se saber e atribuir a devida importância às coisas que a têm. E isso, diria para qualquer região e qualquer concelho, não é por ser o Porto.
« Última modificação: Dezembro 07, 2024, 04:31:22 pm por Memorias da Radio »

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1365
Re: Rádio Observador
« Responder #3265 em: Dezembro 07, 2024, 05:53:35 pm »
O metro do Porto apenas funcionou em serviços mínimos no tronco Senhora da Hora - Dragão. Para quem usa a linha de Rio Tinto ficou a zero. Todas as demais linhas para Maia e Póvoa, encerradas. Não dar notícia disto significa ma informação. Ao contrário, em Lisboa vão sempre ao pormenor de tudo.

Nada contra, a rádio é lisboeta.

A Rádio Nova o que disse sobre o assunto?

E a No Ar?

E a Rádio 5?

E a Rádio Onda Viva?
Apenas uma é da cidade do Porto e por isso, nada me dizem as outras e nenhuma delas se apresenta como sendo uma rádio de informação ou nacional.

A Nova informou da greve do metro do Porto desde o dia anterior e só tem informação que dura 90 segundos, praticamente.
Ao contrario, se a Observador ocupa frequências do Grande Porto e se apresenta como uma rádio de informação, é sua obrigação tratar do mesmo modo todos as zonas onde transmite.
O seu comentario mostra que perante factos e sem forma de os negar, inventa.

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1365
Re: Rádio Observador
« Responder #3266 em: Dezembro 07, 2024, 05:56:33 pm »
Bem “Zeca2021”, enquanto aproveito para proceder à atualização do Windows11 e fazer manutenção deste computador, ao mesmo tempo que vou assistindo à  cerimónia de reabertura da catedral de Notre-Dame na estação pública francesa, “FRANCE.2”, que, a propósito passa secções de publicidade de tempos a tempos, nós, parolos, temos um ministro que quer acabar com a publicidade no operador público RTP, como se o financiamento caísse do céu, também se assiste à receção do recém eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com toda a pompa e circunstância pelo presidente francês, Emanuel Macron, como se representasse toda a Europa, o rosto político da União Europeia, essa tem sido uma ambição atribulada, já que o presidente francês não controla o seu próprio país, que fervilha socialmente, dizia, “Zeca2021”, essa sua conversa da regionalização não passa de demagogia. Portugal tem já dimensão de uma região, é um país pequeno com população inferior a muitas capitais e cidades do mundo. Isso que para aí escreve é uma treta!

Treta é o seu comentário.
Em termos de dimensão territorial e populacional, Portugal não está na parte inferior dos países da Europa, bem pelo contrario.
Além disso, o metro do Porto é um dos maiores da Europa, com cerca de 70km.
Lá sabe você isso. Se calhar ate pensava que o metro de Lisboa é maior que o Porto.
Informa-se. O seu comentario mostra que deve ser mais alfacinha que o país se limita a Lisboa e alguns arredores.

Zeca 2021

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1365
Re: Rádio Observador
« Responder #3267 em: Dezembro 07, 2024, 05:58:29 pm »
O metro do Porto apenas funcionou em serviços mínimos no tronco Senhora da Hora - Dragão. Para quem usa a linha de Rio Tinto ficou a zero. Todas as demais linhas para Maia e Póvoa, encerradas. Não dar notícia disto significa ma informação. Ao contrário, em Lisboa vão sempre ao pormenor de tudo.

Nada contra, a rádio é lisboeta.

A Rádio Nova o que disse sobre o assunto?

E a No Ar?

E a Rádio 5?

E a Rádio Onda Viva?

A Nova de certeza que mencionou o assunto e corretamente, mesmo no caso da Inês Lopes Mota que vem precisamente da Maia. Meto as minhas mãos no fogo por esta.

A No Ar tem informação largamente por ter, tal como a Rádio 5.

A Onda Viva pode ou não ter mencionado, uma vez que é da Póvoa de Varzim e têm boa informação, mas no caso deles desculparia se dissessem que o Metro estava encerrado na Póvoa - porque estava e só têm que dar informação que valha para o concelho deles, máximo Vila do Conde.

Qualquer uma destas 4 somadas tem menos audiência que o Observador ou qualquer das nacionais, portanto continua a contar ter que haver essa informação em rádios nacionais. Lamento, não é um qualquer metro simplificado que está para arrancar, como o que vai agora sair em breve para Serpins, é um metro que movimenta 79 milhões de pessoas: https://eco.sapo.pt/2024/01/19/metro-do-porto-bate-recorde-anual-absoluto-com-79-milhoes-de-passageiros-em-2023/

Não é para ter meros dois segundos de referência em 2 boletins do Observador. Tinha que ter maior exposição, pelos múltiplos valores que mencionei, e menos ainda ficar meramente relegado para rádios locais, como o Atento parece sugerir. Se os órgãos de comunicação são nacionais, e não de Lisboa, dão as notícias que interessam no país.

Levo ao extremo com um caso prático: alguém que fizesse Lisboa - Porto de Alfa Pendular em viagem de negócios e precisasse do Metro para ir à zona industrial da Maia, zona bastante rica, e target que em princípio o Observador pretende abarcar, não conseguia. Ontem não conseguia. Ficava-se pela Senhora da Hora, ou então tinha que andar a inventar e ir tentar apanhar autocarros dos STCP e da Unir ao centro do Porto, ou tentava apanhar Uber (não ia ser barato), e ia chegar atrasado ao que quer que tivesse marcado. E se ouvisse o Observador, chapéu, porque nem sabia que ele acabava na Senhora da Hora nem sabia que ele estava afinal a funcionar e dava pelo menos para se organizar minimamente dentro do Porto. Percebe o que lhe estou a dizer? É grave.

Para mim é assunto encerrado, o Observador falhou - acontece, compreendo, mas falhou. Nenhum argumento lógico é o bastante para justificar um lapso deste tipo, é mais produtivo ir-se pelo ângulo de ter havido uma falha e ninguém perde tempo. Não aceitarei qualquer outra argumentação, porque não é possível razoavelmente aceitar qualquer outra argumentação - vai-se desacreditar o Metro do Porto? Vai-se desculpar o tamanho dos noticiários? Vai-se culpar as pobres jornalistas que são mandadas para onde forem mandadas pelas editorias? Vai-se buscar exatamente o quê para uma destas?

Os transportes da Unir fazem greve e não são abordados na estação, ok, compreendo, aceito como opção editorial, são soluções largamente de último recurso e fora do target. O Metro do Porto, no Porto, Atento, e eu não sei se tem noção disto, é absolutamente central na vida de todos, vindos de onde vierem e vão para onde forem, de carro ou sem carro. Não é um Metro de Lisboa que roça o concelho vizinho apenas - apanha uma série de concelhos. É estruturante. Não é para ser despachado assim, porque não é essa a importância que tem para a região. É mesmo uma questão de profissionalismo.

E tenho dito, que isto cansa-me. Haver regionalização ou não haver é absolutamente irrelevante para este assunto, é mesmo uma questão de se saber e atribuir a devida importância às coisas que a têm. E isso, diria para qualquer região e qualquer concelho, não é por ser o Porto.

Há pessoas que não conseguem ver para além do seu bairro e muitas anadm aui pelo forum e ocupam as ditas rádios nacionais, prestando um pessimo trabalho.

pdf

  • Administrator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 1025
Re: Rádio Observador
« Responder #3268 em: Dezembro 07, 2024, 06:09:34 pm »
Bem “Zeca2021”, enquanto aproveito para proceder à atualização do Windows11 e fazer manutenção deste computador, ao mesmo tempo que vou assistindo à  cerimónia de reabertura da catedral de Notre-Dame na estação pública francesa, “FRANCE.2”, que, a propósito passa secções de publicidade de tempos a tempos, nós, parolos, temos um ministro que quer acabar com a publicidade no operador público RTP, como se o financiamento caísse do céu, também se assiste à receção do recém eleito presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com toda a pompa e circunstância pelo presidente francês, Emanuel Macron, como se representasse toda a Europa, o rosto político da União Europeia, essa tem sido uma ambição atribulada, já que o presidente francês não controla o seu próprio país, que fervilha socialmente, dizia, “Zeca2021”, essa sua conversa da regionalização não passa de demagogia. Portugal tem já dimensão de uma região, é um país pequeno com população inferior a muitas capitais e cidades do mundo. Isso que para aí escreve é uma treta!

Treta é o seu comentário.
Em termos de dimensão territorial e populacional, Portugal não está na parte inferior dos países da Europa, bem pelo contrario.
Além disso, o metro do Porto é um dos maiores da Europa, com cerca de 70km.
Lá sabe você isso. Se calhar ate pensava que o metro de Lisboa é maior que o Porto.
Informa-se. O seu comentario mostra que deve ser mais alfacinha que o país se limita a Lisboa e alguns arredores.
Tem 70 km graças a pernas inúteis como a linha até à Póvoa que devia ser ferrovia pesada na mesma como sempre foi, e com a ligação a Famalicão (Linha do Minho) como em tempos houve.

Mas aqui inventa-se muito e adora-se cortar custos em nome da “eficiência”.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

estvmkt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2502
Re: Rádio Observador
« Responder #3269 em: Dezembro 07, 2024, 06:12:26 pm »
Som.do estadio muito baixo mesmo