O Algarve neste momento tem as seguintes rádios:
Rádio Solar - Albufeira
Rádio Gilão
Total FM
Rádio Horizonte
Alvor FM
Rádio Guadiana
RUA FM
Por isso, não posso dizer que o Algarve não tenha algumas rádios, agora se não divulgam os eventos, será por falta de interesse, falta de comunicação, etc.
Se verificar no tema, apenas a RUA Fm é da área geografica que falo, e esta rádio, dado o seu cariz universatário não cobre as necessidadades da população em muitas áreas.
O Algarve é uma região bairrista e as outras rádio (tambem por falta de meios), não cobrem eventos de outros municipios que não o deles.
Eu conheço muito bem a região, porque sou algarvio.
Sou de Portimão, faço relatos de futebol um pouco por todo o Algarve.
Eu vou dar o exemplo da programação desportiva no Algarve, pois estou mais por dentro.
No Algarve atualmente há 3 rádios a transmitir futebol:
A Rádio Alvor (que faz os relatos de futebol e de futsal do Portimonense, e os relatos de futebol do Esperança de Lagos)
A Rádio Fóia (que faz os relatos de futebol e acompanha todos os jogos da Primeira Divisão Distrital da Associação de Futebol do Algarve, mais uns quantos jogos da Segunda Divisão Distrital)
E a Rádio Santo António (que faz alguns relatos dos jogos do Lusitano de Vila Real de Santo António no Distrital Algarvio, para além da fraca cobertura do emissor de Castro Marim dos 103.3Mhz, e da inexistência de emissão online por parte desta rádio).
Como podemos verificar, há muitos clubes históricos do futebol algarvio, que não têm sequer qualquer tipo de acompanhamento em rádios locais no Algarve (a Rádio Fóia dantes acompanhava aos domingos os jogos no Algarve das equipas algarvias nos Campeonatos Nacionais, mas atualmente apenas se remete ao "Distritalão").
Eu tenho ligações à Rádio Universitária do Algarve (RUA FM).
Fui o último relatador da RUA FM, na altura em que a Rádio Universitária do Algarve ainda apostava no futebol (coisa que agora a atual direção prefere não o fazer).
Eu acompanhei durante quase uma época os jogos todos do Farense no Algarve (jogos em casa, em Olhão e em Portimão, pois na altura o Olhanense e o Portimonense ainda estavam ambos na Segunda Liga).
E por muitos que nós não queiramos, a Rádio Universitária do Algarve não é alternativa para aquela região.
E pior que isso, é que não há qualquer tipo de alternativa à RUA FM.
A Total FM poderia fazer esse serviço local, mas prefere bombardear as suas emissões com música a metro, sem qualquer tipo de locução.
Até dá pena a Total FM com a cobertura que tem em praticamente todo o Algarve, não fazer um serviço local/regional em prol das populações da zona da capital algarvia.
Voltando à questão dos relatos de futebol, o Farense na sua época dourada (anos 90), chegou a ter 6 rádios locais a acompanhá-lo para todo o lado.
Atualmente nem uma rádio acompanha o Farense.
E isso porque a Rádio Universitária do Algarve não pode ter publicidade comercial, e ninguém de direito parece ter interesse em que haja relatos de futebol do Farense na única rádio de Faro, derivado às limitações já faladas.
O Olhanense que é outro histórico do futebol algarvio, também não tem nenhuma rádio a fazer os seus relatos.
O Louletano igual...
Posso frisar que chegou a criar-se um movimento em Faro, com apoio do poder polÃtico, para que a ERC abrisse um concurso para uma rádio local em Faro.
Mas com a Entidade Reguladora existente em Portugal, é praticamente impossÃvel isso acontecer.
E é por isso que na zona de Faro/Olhão e São Brás de Alportel existe uma grande lacuna de rádios locais nesta região.