Autor Tópico: Antena 2  (Lida 56576 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: Antena 2
« Responder #375 em: Agosto 26, 2024, 12:48:53 pm »
O "Ela" passou a "Ele".

Daí digo sinais dos tempos.

Tanta hostilidade. Conversas importantes são de facto as frequências, estar em portadora ou lá o que é... Ou os conselhos de administração das rádios. Ok.

E o que é que tem?

E sim, conversas importantes são essas mesmo, porque isto é um fórum de rádio.

tuscano332

• Full Member
« Responder #376 em: Outubro 01, 2024, 11:35:24 pm »
Alguém me consegue explicar porque raio as tardes da Antena2 têm um programa, o Vibrato, com 3h de duração e depois às 17h entram repetições e o Baile de Mascaras que vem depois só tem 2h, bem nem a chega a ter, porque muitas vezes tem concerto ás 19h ou 19h.30m. A mim esta distribuição horária não me faz sentido, nem percebo porque é que às 17h, têm de transmitir programas repetidos(compreendo às 13h, por ser hora de almoço, mas às 17h não).

A Antena2 só poderá pensar, na minha opinião, em aumentar audiências, quando alterar este paradigma que citei antes, e incluir na playlist Jazz, ou ter um programa a ele dedicado na parte do dia, como a congênere espanhola tem, só música practicamente clássica durante todo o dia torna-a muito pesada.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #377 em: Outubro 01, 2024, 11:45:04 pm »
Alguém me consegue explicar porque raio as tardes da Antena2 têm um programa, o Vibrato, com 3h de duração e depois às 17h entram repetições e o Baile de Mascaras que vem depois só tem 2h, bem nem a chega a ter, porque muitas vezes tem concerto ás 19h ou 19h.30m. A mim esta distribuição horária não me faz sentido, nem percebo porque é que às 17h, têm de transmitir programas repetidos(compreendo às 13h, por ser hora de almoço, mas às 17h não).

A Antena2 só poderá pensar, na minha opinião, em aumentar audiências, quando alterar este paradigma que citei antes, e incluir na playlist Jazz, ou ter um programa a ele dedicado na parte do dia, como a congênere espanhola tem, só música praticamente clássica durante todo o dia torna-a muito pesada.
Já eu, por acaso, sou bastante favorável a que a Antena 2 seguisse exatamente o modelo da RNE-CLAS, que acho mesmo muito superior à nossa. Da Antena 2 o que espero é, essencialmente, uma rádio temática musical, que há muito o deixou de ser, então ao noturno e ao fim-de-semana, nem se fala. Há aquele programa à la Serralves, que me dá umas ganas...
Não o sendo, mais do que o Jazz, que é uma música densa para se ouvir muito seguida, penso que mixar entre Clássica e um estilo à la Smooth FM poderia não ser má ideia.
Quanto à questão dos horários, estás coberto de razão. Para mim, qualquer rádio nacional não pode deixar de ter linear entre as 07h e as 23h. Portanto, à Antena 2 falta esticar o Baile de Máscaras a partir das 17h até às 20h, e depois, das 20h às 23h ter um painel de fim de dia, idealmente, iria mesmo até às 24h.
Outra coisa que falta à Antena 2 são mulheres e pelo menos um animador jovem (sóbrio) na locução: meus senhores, estamos em 2024!
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

• Full Member
« Responder #378 em: Outubro 02, 2024, 12:03:30 am »

A Antena2 só poderá pensar, na minha opinião, em aumentar audiências, quando alterar este paradigma que citei antes, e incluir na playlist Jazz, ou ter um programa a ele dedicado na parte do dia, como a congênere espanhola tem, só música praticamente clássica durante todo o dia torna-a muito pesada.
Já eu, por acaso, sou bastante favorável a que a Antena 2 seguisse exatamente o modelo da RNE-CLAS, que acho mesmo muito superior à nossa. Da Antena 2 o que espero é, essencialmente, uma rádio temática musical, que há muito o deixou de ser, então ao noturno e ao fim-de-semana, nem se fala. Há aquele programa à la Serralves, que me dá umas ganas...
Não o sendo, mais do que o Jazz, que é uma música densa para se ouvir muito seguida, penso que mixar entre Clássica e um estilo à la Smooth FM poderia não ser má ideia.
Quanto à questão dos horários, estás coberto de razão. Para mim, qualquer rádio nacional não pode deixar de ter linear entre as 07h e as 23h. Portanto, à Antena 2 falta esticar o Baile de Máscaras a partir das 17h até às 20h, e depois, das 20h às 23h ter um painel de fim de dia, idealmente, iria mesmo até às 24h.
Outra coisa que falta à Antena 2 são mulheres e pelo menos um animador jovem (sóbrio) na locução: meus senhores, estamos em 2024!
Mulheres na Antena2 só e mesmo assim poucas, a fazerem programas digamos de autor, como é o caso da ex Ministra e pianista Gabriela Canavilhas, ou o espaço semanal dedicado a um filme. A fazer programa diário aparecem, mas só quando os habituais não podem por qualquer razão fazer o seu horário habitual.
Há um programa que por vezes me enerva, que é o diário a Ronda da Noite, muitas vezes é demasiado falado.

tuscano332

• Full Member
« Responder #379 em: Outubro 03, 2024, 05:46:18 pm »
Estar a repetir o programa Quinta Essência pela 17h de uma Quinta é afastar ainda mais o pouco público que ainda houve a Antena2. Estamos em Portugal, isto não é Espanha, nem a Antena2 deve ter um programa de tanta conversa a estas horas, no Sábado pelas 10h até faz sentido, aqui acho que não.

tuscano332

• Full Member
« Responder #380 em: Outubro 05, 2024, 04:58:59 pm »

Em relação a um painel de fim de dia, ou seja das 20h às 23h ou até às 00h, acho que não seria de bom tom manter sempre linear, teria na minha opinião a partir talvez das 21h ou 21h.30 (ou antes no caso dos anuais Proms), para ainda dar tempo para outras coisas às 23h ou 23h e pouco, de entrar, pelo menos nos dias de semana, um concerto, seja ele gravado ou em directo. Esse concerto, seria bom que uma vez por semana fosse de Jazz, nem que fosse à la Smooth, por exemplo a Diana Krall, ou até algo mais denso, Free Jazz, etc nestes horários ficaria bem.

O Jazz nos horário da parte do dia, que agora não têm, seriam coisas tipo Smooth fm, ou alguns instrumentais, nunca seriam peças complicadas densas ou até free jazz de longa extensão, isso ficaria para horários nocturnos, por exemplo algumas vezes após o concerto do dia, antes da World Music às 00h que se manteria ai.

Já agora eu poria as efemérides, aniversários de compositores, músicos, maestros, etc da parte da manhã das 10h às 13h e no Baile de Mascaras de tarde os eventos e concertos do dia na área da música clássica e do jazz.
« Última modificação: Outubro 05, 2024, 05:04:15 pm por tuscano332 »

Atento

• Hero Member
« Responder #381 em: Outubro 06, 2024, 01:12:42 am »
A Antena 2 até precisa de mais palavra...

Não tendo nós uma France Culture, a Antena 2 tem de abarcar necessariamente as características da BBC Rádio 3, France Musique e France Culture.

É muito importante o culto da palavra.

A nossa Antena 2, na minha opinião,  é muito superior à RNE-Clássica.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #382 em: Outubro 06, 2024, 01:23:24 am »

Também acho que é superior, pois é mais ecléctica.
É uma alternativa erudita. 🤣
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Luís Gonçalves

• Sr. Member
« Responder #383 em: Outubro 06, 2024, 01:43:04 am »

Até devo estar acima da média portuguesa no que diz respeito aos minutos de escuta que "gastei" a ouvir a antena 2, devido aos bandscans que faço, porque de resto nunca tive curiosidade em ouvir esta estação.. Tendo em conta que até sou bastante tolerante a todo o tipo de música, música clássica pura e dura não me serve de nada, nem para estudar porque para isso já existem as ondas binaurais e alfa etc
Luís Gonçalves

tuscano332

• Full Member
« Responder #384 em: Outubro 06, 2024, 11:39:30 am »

Não tendo nós uma France Culture, a Antena 2 tem de abarcar necessariamente as características da BBC Rádio 3, France Musique e France Culture.

Ao fim-de-semana sim até nem é uma má rádio, excepto o Música Aeterna e O Tempo e a Música serem transmitidos 2 vezes. Durante a semana não, acho que precisa de mudanças, como já disse.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #385 em: Outubro 07, 2024, 01:48:08 am »
Estar a repetir o programa Quinta Essência pela 17h de uma Quinta é afastar ainda mais o pouco público que ainda houve a Antena2. Estamos em Portugal, isto não é Espanha, nem a Antena2 deve ter um programa de tanta conversa a estas horas, no Sábado pelas 10h até faz sentido, aqui acho que não.
Nem é uma questão de ser Espanha. Eu até acho que devem existir rádios só de palavra, nomeadamente a Antena 1, mas a Antena 2 tem de ser somente temática musical, isso para mim é uma evidência. Não me importava que fosse clássica pura, intercalada com uma aura de Smooth, seria, para mim, a rádio perfeita. Vêm-me com aqueles programas de bolha, e 20 minutos do missal do Costa Santos...

Ao fim-de-semana sim até nem é uma má rádio, excepto o Música Aeterna e O Tempo e a Música serem transmitidos 2 vezes. Durante a semana não, acho que precisa de mudanças, como já disse.
Sim, os programas de autor de fim-de-semana, no geral, são muito bons.

A brincar que o digas, no fundo, o defeito não é muito diferente do da 3, o fechar-se na Bolha do fora da caixa. Deveria começar a fazer o mesmo caminho que a irmã mais nova.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.