Autor Tópico: Rádio em Portugal - conteúdos musicais  (Lida 25752 vezes)

Boxx

• Hero Member
Re: Rádios em Portugal-conteúdos musicais
« Responder #45 em: Abril 14, 2016, 10:27:21 pm »
Da BBC, escuto regularmente a BBC Radio 6, que considero com uma qualidade invejável...pontualmente também ouvia a BBC Radio 1, no tempo do John Peel...

Danl

• Hero Member
« Responder #46 em: Abril 15, 2016, 11:42:15 am »
E há 10 minutos, a M80 passou uma música de 2008 (Intervalo - Per7ume ft Rui Veloso). Para uma rádio que se diz dos "anos 70,80 e 90" anda a passar muitas músicas depois do ano 2000. E também já ouvi o "Quem de nós dois" do Paulo Gonzo e Ana Carolina, versão de 2014. A M80 é tudo menos uma verdadeira rádio de oldies, não tem programação direccionada para esse fim e a playlist é demasiado viciada e muito pouco coerente.

A renovada Nostalgia já o tinha feito há alguns dias, infelizmente.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #47 em: Abril 15, 2016, 06:49:04 pm »
Até a Antena 1 se anda a banalizar um bocado.
Ouvi hoje de manhã Simply Red com o Stars (pensei eu,estarei a ouvir mesmo a Antena 1)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #48 em: Abril 15, 2016, 06:50:38 pm »
E há 10 minutos, a M80 passou uma música de 2008 (Intervalo - Per7ume ft Rui Veloso). Para uma rádio que se diz dos "anos 70,80 e 90" anda a passar muitas músicas depois do ano 2000. E também já ouvi o "Quem de nós dois" do Paulo Gonzo e Ana Carolina, versão de 2014. A M80 é tudo menos uma verdadeira rádio de oldies, não tem programação direccionada para esse fim e a playlist é demasiado viciada e muito pouco coerente.

A renovada Nostalgia já o tinha feito há alguns dias, infelizmente.
Tenho ouvido alguns períodos da Nostalgia nos últimos dias e parece-me que, felizmente, deixaram de dar músicas dos anos 2000.

joao_s

• Hero Member
« Responder #49 em: Abril 16, 2016, 11:00:46 pm »
Apenas para efetuar uma correção num dos posts anteriores. As emissões regulares de rádio da BBC começaram a 14 de novembro de 1922. Inicialmente designada de “British Broadcasting Company”, foi restruturada como corporação de utilidade pública em 1927, passando a designar-se de “British Broadcasting Corporation”, na altura em que a tecnologia da televisão estava em desenvolvimento. Assim a BBC foi fundada em 1922 e não em 1927. Está a 6 anos de se tornar centenária.

Vendo a lista de emissores (transmitters –tx) na diagonal, constata-se que as 4 redes nacionais em FM contam com emissores ultra-potentes de 250 kW. Será caso para perguntar se os entusiastas da prática DX alguma vez captaram as emissões da BBC Radio em Portugal. Ver lista (formato *.pdf) no link seguinte:

http://frequencyfinder.org.uk/BBC_Radio.pdf

Reitero que faz falta uma rádio ao estilo da BBC R2 em Portugal. Do que tenho ouvido, gosto.

Caro "Boxx", no Reino Unido, a BBC Radio 6 não conta com emissão em FM.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #50 em: Abril 17, 2016, 02:15:44 am »
João S:

Posso-lhe asseverar que já, por diversas ocasiões de propagação ionosférica, cheguei a captar no Alentejo a BBC em várias frequências. Consultando na diagonal os meus registos, já captei a Radio Two em várias freqs., por exemplo, num dia de Jun '15, 88,1; 88,5 MHz; em Julho de 2014, Radio 2 nos 88,7, BBC Wales nos 95,3 e BBC R3 nos 90,9 e 91,3 MHz. E lembro-me de, noutra ocasião qualquer, ter captado a R1 nos 98 e tal MHz. Quando a ionosfera "abre", não será, de todo, impossível, encontrar estas e outras surpresas agradáveis.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

joao_s

• Hero Member
« Responder #51 em: Abril 17, 2016, 09:58:00 pm »
Bem, na sequência desta “tertúlia virtual” sobre BBC RadioTwo, estou a ver na diagonal o website do Grupo BBC, e encontrei, condensado em seis princípios, a missão de serviço público do Operador Inglês:
I) Sustaining citizenship and civil society;
II) Promoting education and learning;
III) Stimulating creativity and cultural excellence;
IV) Representing the UK, its nations, regions and communities;
V) Bringing the UK to the world and the world to the UK;
VI) Delivering to the public the benefit of emerging communications technologies and services.

(Ver link aqui) http://www.bbc.co.uk/aboutthebbc/insidethebbc/whoweare/publicpurposes

A BBC Radio 2 trata-se de uma estação light, transversal a diferentes públicos e está muito bem produzida, idealizada, imaginada, descontraída e apresentada. Feita para todos e, atendendo aos resultados, agrada a uma maioria esmagadora (é a mais ouvida no Reino Unido). Os apresentadores falam connosco, ouvintes, como se fosse numa conversa presencial. Comunicam, algo que em Portugal não sabem fazer. Trata-se, de facto, de um produto radiofónico de primeira linha, dos melhores que já ouvi. Não temos nada parecido por cá. Aliás, a rádio portuguesa que temos, de índole não informativa (jornalista) e erudita, parece feita por um grupo de crianças, quando comparada com estes Senhores da Rádio. Surpreende pela variedade de géneros e pela seleção. Ouvi vários temas que passam na Smooth FM portuguesa… só com uma grande diferença, são devidamente apresentados, enquadrados e de forma a envolver o destinatário da emissão. Os oldies estão presentes, numa seleção, diria, perfeita. Resumindo: intemporal, contemporânea, abrangente e de bom gosto. Excelente. O investimento num novo componente de som compatível com streaming está mais do que justificado.

Boxx

• Hero Member
« Responder #52 em: Abril 17, 2016, 11:51:49 pm »
Apenas para efetuar uma correção num dos posts anteriores. As emissões regulares de rádio da BBC começaram a 14 de novembro de 1922. Inicialmente designada de “British Broadcasting Company”, foi restruturada como corporação de utilidade pública em 1927, passando a designar-se de “British Broadcasting Corporation”, na altura em que a tecnologia da televisão estava em desenvolvimento. Assim a BBC foi fundada em 1922 e não em 1927. Está a 6 anos de se tornar centenária.

Vendo a lista de emissores (transmitters –tx) na diagonal, constata-se que as 4 redes nacionais em FM contam com emissores ultra-potentes de 250 kW. Será caso para perguntar se os entusiastas da prática DX alguma vez captaram as emissões da BBC Radio em Portugal. Ver lista (formato *.pdf) no link seguinte:

http://frequencyfinder.org.uk/BBC_Radio.pdf

Reitero que faz falta uma rádio ao estilo da BBC R2 em Portugal. Do que tenho ouvido, gosto.

Caro "Boxx", no Reino Unido, a BBC Radio 6 não conta com emissão em FM.

Assim sendo, tem uma bela moldura humana para uma estrutura que emite on line...

joao_s

• Hero Member
« Responder #53 em: Abril 18, 2016, 12:58:04 am »
Assim sendo, tem uma bela moldura humana para uma estrutura que emite on line...

A BBC R6 emite para o Reino Unido nas ondas hertzianas, só que na tecnologia DAB, não em FM.  O formato de rock progressivo (e outros) ocupa o 9.º lugar na tabela de audiências, com 2,064 milhões de ouvintes. Já a BBC R2 emite em DAB e FM, adota um formato orientado ao público adulto contemporâneo, o que rende o 1.º lugar da tabela de audiências, com 15,087 milhões de ouvintes (a qualidade, abrangência de géneros temáticos, grelha de programas estratificada e personalizada por excelentes comunicadores, explicam o porquê - uma espécie de vários em 1).

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #54 em: Abril 18, 2016, 09:25:43 pm »
A partir de hoje a Comercial começou a passar um "clássico" entre as 10h e as 17h, por exemplo ouvi Simply The Best da Tina Turner. Acho que querem seguir o que a RFM nunca deixou de fazer, mesmo com as kizombadas...

FMnoAlentejo

• Full Member
« Responder #55 em: Abril 18, 2016, 10:15:10 pm »
A partir de hoje a Comercial começou a passar um "clássico" entre as 10h e as 17h, por exemplo ouvi Simply The Best da Tina Turner. Acho que querem seguir o que a RFM nunca deixou de fazer, mesmo com as kizombadas...

O slogan do "músicas de 2000 em diante" estará em risco?  :P  A Comercial e a RFM estão tal e qual a SIC e TVI na TV, ora uma faz assim, a outra faz logo assado.
Usa Technics ST-G460L todos os dias (ou quase).

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #56 em: Abril 18, 2016, 11:05:55 pm »
No outro dia à mesma hora estavam a dar na Gabriel O Pensador - Festa da Música Tupiniquim e na M80 o Pedro Casanova, enfim.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #57 em: Abril 19, 2016, 07:42:51 pm »
A M80 acho que aposta em músicas até 2009 ou 2010 se não estou em erro.
Mas já apanhei de 2012 e 2013.
A Comercial o slogan é  Em Casa No Carro e em Todo o Lado.

Danl

• Hero Member
« Responder #58 em: Abril 19, 2016, 09:43:59 pm »

"Clássicos" que raramente se ouvem , LOL
Aposto que o John Cougar Mellencamp com o "underrated" Hurts So Good vem já a seguir.

Nem aqui existe imaginação na rádio em Portugal. O público pouco exigente agradece.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #59 em: Abril 19, 2016, 10:04:37 pm »

"Clássicos" que raramente se ouvem , LOL

É só um por hora.