Um familiar meu, residente na aldeia dos meus Avós, na Beira Baixa, fez-me chegar há pouco esta notícia (em link). Confesso que sou completamente leigo nesta matéria de rádios comunitárias. Entretanto, pesquisei se existe alguma em Portugal e não encontrei nenhuma. Apenas me recordo da Rádio Manobras...
https://www.reconquista.pt/articles/alcains-biblioteca-comunitaria-quer-ter-radio-comunitariaCito um pequeno excerto da notícia:
"A Biblioteca Comunitária de Alcains, associação não formal para o desenvolvimento da cultura e da participação cívica da vila e dos seus vizinhos, tem entre mãos a criação de uma Rádio Comunitária, ideia que começou a ganhar forma após a participação de Fernando Alves, em janeiro de 2024, no almoço debate do aniversário de Ramalho Eanes. "
O projeto, segundo entendi, vai contar com a ajuda de Miguel Midões através da sua experiência enquanto ex-jornalista da TSF e, especialmente, o seu trabalho de mapeamento das Rádios Comunitárias em Portugal.
Algum dos colegas de fórum (e com mais conhecimento na matéria), consegue explicar-me se isto se trata de mero wishful thinking ou se efetivamente será possível colocar "no ar" uma radio comunitária deste género?
Obrigado, desde já.