Trocar os excepcionais 88.1, numa frequência que respira bem, porque a Antena 2 de Braga/Minhéu é relativamente fraca, essencial no Porto e Gaia, por uma Lafões que se escuta em Sá da Bandeira e pouco mais, absolutamente pressionada pela Mega de Braga e até pela M80 de Leiria, que nunca chega com RDS sequer, é trocar vinho do bom, por água da torneira.
Não era tão mal pensado quanto se parece: há uns 15 anos ouvia-se na perfeição em Aveiro quer a frequência principal (93,0) quer a microcobertura (95,4), no Porto penso que 93,0 conseguiria alcançar a cidade. Mas nesse caso julgo que seria pertinente para a ROBS conseguir um emissor do distrito de Braga que chegasse bem à cidade invicta. Lá se vai o número mágico das "seis" frequências...
Uma frequência que seria mais interessante para a ROBS: 93,4 da Rádio São Miguel, de Penela. Chega bem a Coimbra e a Aveiro. Penso que num bom autorádio conseguiria comutar com 99,5 a partir de Leiria.
Vou relançar este tema: mudei de opinião... em caso de aluguer. Efetivamente a São Miguel, em conjunto com a 92.6 FM, parecem-me as melhores escolhas para, em condições mínimas de captação, conseguir ouvir se a Observador. A 94 é completamente para esquecer, não assegura os mínimos, e Sicó em performance prática... não está a servir. E como eles querem é aluguer, é isso. A transição na São Miguel será mais suave, 92.6 idem, na de Arganil um pouco mais aos saltos, mas as três são viáveis.
Outra hipótese interessante: Rádio Clube de Arganil, 88.5. Vai ser sempre uma troca difícil na zona de Fátima mas em termos de fecho de malha, estas parecem me ser as melhores escolhas *considerando não ser compra*, se não o for.
A RCP-92.6, que seria mesmo muito interessante, não pode ser, porque é da Anadia, que é distrito de Aveiro, e nesse caso, lá se vai 88.1. Ok, não nego que ela chege a Espinho, e até ao sul de Gaia, a fazer pressão na Antena 2, mas daí para Norte, é totalmente para esquecer. A Antena 2 deve estar a emitir algures entre os 2Kw e os 5Kw (performance ligeiramente superior à da Nova Era 101.3, mas inferior, por exemplo, à da Festival 94.8 ou da Rádio Nova 98.9, quer para Norte, quer para Sul), mas se a RTP se lembra de fazer o mesmo que em Braga e por o emissor a carborar a sério, e em Gaia pode ir até aos 50Kw, é cilindrada, sem margem para qualquer dúvida. Falam muitas vezes na mudança para 103.9, mas não esquecer que fica a 0,2 da RFM em 104.1, é melhor que estar a 0,1 da Antena 2, mas ainda assim, em 103.9 já começa a existir algum sinal da RFM, pelo menos em Gaia, e sabemos que 98.4 não são suficientes. Perderam a oportunidade da Festival para a Cofina, o que resolvia isto em duas penadas, bastava ir buscar uma frequência para Coimbra, e ainda libertava 2, uma para o Alto Minho, outra para o Algarve.
Sobre a Lafões que também foi aflorada por mim, atenção que com o atual estado do emissor, que está a dar uma monumental coça à MegaHits de Braga, pode ser uma opção interessante.
Os emissores de Sicó, desconfio que nenhum deles esteja propriamente num estado maravilhoso, então o da Cardal é para esquecer. Quanto a Leiria, já havia refrerido, que na zona de Coimbra onde não se ouve 88.1, não chega nada da cidade do Lis. O emissor não é mau, é bom para a MegaHits que tem 90.0, e só precisa de algo que se ouça de Leiria ao Carregado, e isso a 94LEIRIA faz. A Observador precisa de algo mais sólido.