Autor Tópico: Rádio no Porto  (Lida 6614 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
Re: Rádio no Porto
« Responder #30 em: Março 19, 2024, 10:07:08 pm »
Quantas rádios ( nacionais ou locais ) emitem desde os seus estúdios localizados na AM de Lisboa com emissor ou retransmissor na AM do Porto ?

Quantas rádios ( nacionais ou locais ) emitem desde os seus estúdios localizados na AM do Porto com emissor ou retransmissor na AM de Lisboa ?

Os empreendedores Juca & Serrão podiam ter dado uma ajudinha...
;D ;D ;D ;D ;D

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #31 em: Março 20, 2024, 01:14:24 pm »
Quantas rádios ( nacionais ou locais ) emitem desde os seus estúdios localizados na AM de Lisboa com emissor ou retransmissor na AM do Porto ?

Quantas rádios ( nacionais ou locais ) emitem desde os seus estúdios localizados na AM do Porto com emissor ou retransmissor na AM de Lisboa ?
Outra vez arroz?

Penso que aqui há espaço para as perguntas e respostas de todos, certo?
Não vejo mal nenhum nessas duas perguntas, até as acho bastante pertinentes...
...já uma resposta concreta às mesmas é que ainda não li nenhuma.

Já agora: se for uma tacinha de arroz doce, eu até agradeço :P

A maioria só gosta de falar das rádios dos amigos ou onde trabalha. Questões importantes como a morte da rádio no país e o centralismo, são assuntos menos importantes.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #32 em: Março 20, 2024, 01:15:57 pm »
Zeca,

Ande para trás uns dois anos e encontra um post onde eu demonstro ao detalhe que as rádios nacionais que saem de Lisboa são-no para o país inteiro. Na verdade, também em Lisboa não há rádios locais.

By the way, este tópico não devia estar no separador "Rádios Nacionais".

São de Lisboa, ponto.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #33 em: Março 20, 2024, 02:51:03 pm »
Zeca,

Ande para trás uns dois anos e encontra um post onde eu demonstro ao detalhe que as rádios nacionais que saem de Lisboa são-no para o país inteiro. Na verdade, também em Lisboa não há rádios locais.

São de Lisboa, ponto.

Eu aí tenho uma visão diferente de si. Acho um tanto ou nada complexo uma rádio nacional emitir maioritariamente a partir do Porto, de Coimbra ou de Faro, infelizmente, dado o quanto o nosso país é centralizado. Não obstante, como já explicitei, até por uma questão de clusters culturais, fazia sentido que pelo menos um painel saísse do Porto, no caso da RTP também de Coimbra e Faro.

A prova de que Lisboa também não tem rádios locais é ter de ser a Antena 1 a andar a passar as informações dos desvios de trânsito da CML. Fazem falta emissoras locais quer ao Porto, quer a Lisboa, porque, vou repetir, as nacionais têm uma vocação que é abrangente ao território. O que podiam, isso sim, era investir muito mais em correspondentes, mas sabemos que as vacas estão muito magras. Esse é o grande problema da rádio.

Dito isto, claro que o centralismo é um problema.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #34 em: Março 20, 2024, 03:57:38 pm »

Outra vez arroz?

Penso que aqui há espaço para as perguntas e respostas de todos, certo?
Não vejo mal nenhum nessas duas perguntas, até as acho bastante pertinentes...
...já uma resposta concreta às mesmas é que ainda não li nenhuma.

Já agora: se for uma tacinha de arroz doce, eu até agradeço :P
O problema é que este senhor Zeca, só sabe falar disto.
Não sabe falar de mais nenhum tema.
Coloca-se a medir "pilinhas" de regionalismos bacocos, sem necessidade.
É contra quem refere o Porto, como norte, mas eu como algarvio, sou obrigado a ter que aceitar que as pessoas passem férias no Algarve, e não em Albufeira, em Armação de Pêra, ou em Portimão (por exemplo).
Por isso sim, como o utilizador Zeca continua a insistir num não tema de regionalismo baco, eu não vou tecer mais quaisquer tipo de comentários relativamente a isso.

Atento

• Hero Member
« Responder #35 em: Março 20, 2024, 10:15:59 pm »
Zeca,

São de Lisboa, ponto.

Eu aí tenho uma visão diferente de si. Acho um tanto ou nada complexo uma rádio nacional emitir maioritariamente a partir do Porto, de Coimbra ou de Faro, infelizmente, dado o quanto o nosso país é centralizado. Não obstante, como já explicitei, até por uma questão de clusters culturais, fazia sentido que pelo menos um painel saísse do Porto, no caso da RTP também de Coimbra e Faro.

A prova de que Lisboa também não tem rádios locais é ter de ser a Antena 1 a andar a passar as informações dos desvios de trânsito da CML. Fazem falta emissoras locais quer ao Porto, quer a Lisboa, porque, vou repetir, as nacionais têm uma vocação que é abrangente ao território. O que podiam, isso sim, era investir muito mais em correspondentes, mas sabemos que as vacas estão muito magras. Esse é o grande problema da rádio.

Dito isto, claro que o centralismo é um problema.

Não faz sentido haver painéis a sair por sair gora de Lisboa.  Cumprir uma simples burocracia de lugar até é contraproducente.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #36 em: Março 20, 2024, 10:31:50 pm »
Um dia destes quando descobrirem que há recursos perfeitamente valorosos no Porto e em Coimbra até se passam...

A Antena 3 é das poucas que às vezes lá traz boas referências de Coimbra.

Era só um bocadinho mais de prática (no sentido de estações nacionais com sede fora de Lisboa) e formadores de Lisboa a dar cursos fora (nada que uns euros não resolvam) e logo vêem as surpresas que acontecem por se expandirem horizontes.

Fechar o mundo em caixas nunca foi solução eterna, mais a mais na capital. Se começo a desfiar exemplos nunca mais saio daqui. E se ninguém se atrever a fazê-lo, aviso já: estou bem disposto a fazê-lo e a juntar-me a quem o queira fazer.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #37 em: Março 20, 2024, 10:35:17 pm »
E pensar que a Antena 3 "passou" a estar em Coimbra porque os criadores do Bruno Aleixo para fazerem parte da personagem se recusaram a gravar as rubricas em Lisboa...

Atento

• Hero Member
« Responder #38 em: Março 20, 2024, 10:47:25 pm »
Afinal o que é que temos de extraordinário fora de Lisboa (já aqui não há nada de especial quanto mais fora...)?

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #39 em: Março 20, 2024, 10:51:05 pm »
Não faz sentido haver painéis a sair por sair gora de Lisboa.  Cumprir uma simples burocracia de lugar até é contraproducente.
Para ser de fora de Lisboa que seja realmente uma mais-valia e não como algumas coisas que se ouvem na Antena 1 como aquele "excêntrico" radialista de Coimbra aos fins-de-semana de manhã.

E emissões que valham a pena, em vez de música a metro.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #40 em: Março 20, 2024, 11:33:08 pm »
E pensar que a Antena 3 "passou" a estar em Coimbra porque os criadores do Bruno Aleixo para fazerem parte da personagem se recusaram a gravar as rubricas em Lisboa...

Mesmo...

Afinal o que é que temos de extraordinário fora de Lisboa (já aqui não há nada de especial quanto mais fora...)?

Se não lhe der voz, como descobrirá? Pelo ar?

Para ser de fora de Lisboa que seja realmente uma mais-valia e não como algumas coisas que se ouvem na Antena 1 como aquele "excêntrico" radialista de Coimbra aos fins-de-semana de manhã.

Sim sim, é precisamente por esse prisma que estava a dizer :) para fazer o que já hoje se faz já há quem lá esteja. Estou a dizer justamente fora disso!

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #41 em: Março 21, 2024, 01:05:41 am »

Realmente, o João Costa é um personagem. Eu até sou dos que acha que a voz é divertida, foge do padrão, mas lembrar-me de um ataque de riso na entrada de um noticiário, só porque tinha mudado a hora...  ;D ;D

A ideia de ter painéis de fora de Lisboa é permitires levar à antena convidados e artistas que são de outras regiões do país. Não me digam que entram sozinhos a partir das delegações, não é a mesma coisa. Recordo-me de uma entrevista que a Teresa fez em Agosto na RR, a convidada estava aqui no Porto, os silêncios não se gerem a 300m de distância.
Quem argumenta com a questão da criação de emprego, sinceramente, acho-a um tanto ou nada falsa. Nesse capítulo, era mais importante termos rádios regionais fortes. Porque sabemos que na rádio "nacional" só está mesmo quem é excecional, não há empregos para 500 licenciados que saem por ano, se não forem mais. E quem for bom e tiver vontade, sai e vai para Lisboa. Na minha área, a das ciências económicas, também é assim, são as regras do jogo, num país altamente centralista. Por querer ficar cá no Porto, rejeitei oportunidades na capital que em termos profissionais eram bem mais aliciantes do que o que faço hoje, acredito que entre os licenciados em comunicação aconteça exatamente o mesmo.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.