O Pedro Ribeiro publicou no LI 08:40 há duas semanas. Alguém respondeu a queixar-se de ser tarde, e eu sai-me com esta: "era suicídio às 8h15 por causa do ED na RR". O Pedro respondeu-me a dar nota que não era às 08h15, porque tinham o Dejajero nesse horário e o Manuel Cardoso às 09h15.
Na altura vi, não achei oportuno responder, por respeito ao Pedro, que acho que sabe mais de rádio que os outros diretores todos juntos, honestamente. Mas isto lido é o mesmo que dizeres que tens o Ronaldo, mesmo que já na fase descendente da carreira mas ainda arrasta multidões (a comparação não é por acaso), e vais pô-lo no Banco, para por a jogar o João Félix. Quando tens "a Estrela", mudas tudo o que for preciso na grelha, para maximizar o seu impacto.
Dito isto, o que pensei foi o seguinte: o Pedro sabe que, nesse horário não será impossível ganhar à RR, porque a diferença da Comercial para a RR é colossal, sendo que em Lisboa e Porto até a Cidade FM passa à frente da RR no cômputo das manhãs, pelo menos na era Catarina/Hélder, mas que, pelo menos não maximizaria ao máximo o potencial da MdT ao ter de disputar auditório com o ED. Tenho para mim, que o bife do lombo nas manhãs estará algures entre as 07h45 e as 08h30. O que me fez questionar porque não antes às 08h, até que recordei que estava a meter a MdT mesmo em cima do NPC, o que me fez pensar que o objetivo era atacar a concorrente direta e não aquela que o é lateralmente.
Penso que o ideal teria sido mesmo as 08h, mas percebo que possam ter medo que quem saia já não volte. A RR, no limite, pode mexer para as 08h35, com o argumento de que as notícias das 08h30 nunca entram a horas. As 08h eram uma solução, mas isso implicaria um precedente que era abdicar do noticiário à hora certa, ou tê-lo com apenas 5 minutos de duração. Se a RR tiver de mexer, o que não excluo, pois não tem a força da incumbente, talvez 08h35 seja o ideal, e a RFM que antecipe o NPC para as 08h, fazendo esta o trabalho de tentar desgastar o ponto de partida da Comercial.