Autor Tópico: Caima FM - 97,1 MHz Oliveira de Azeméis  (Lida 12031 vezes)

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Caima FM - 97,1 MHz Oliveira de Azeméis
« Responder #60 em: Setembro 12, 2023, 10:57:27 pm »
Não, não é para a Smooth.

Brevemente as novidade estarão no ar.

Grande pena, diga-se! Chegamos a elencar essa hipótese, mesmo que se considerasse o critério de aluguer, a Bauer ainda podia ir a mais duas licenças. Nesse caso, fui fazer investigação, e pelo Portal da Justiça, e por exclusão de partes, está dada a resposta, é a Rádio R.NOAR, poisa Ràdio 5 não pode ser, já tem emissão em Aveiro, a do concelho de Almeida não me parece de todo, e a Estádio com jeito, ainda lá vai parar a NO AR. Só não percebo dizem aqui que a AZFM é do mesmo proprietário, mas a deliberação da ERC diz justamente o contrário:

https://www.erc.pt/document.php?id=MWI4ZjM2Y2ItNmMwYy00NjEzLWE1YTUtZjZjODFkZjk4Mzgx

A AZFM não sei se poderia ir para o mesmo local, ia entrar a toda a força sobre a RFM do Sameiro. A Observador está a 0.1 da Antena 2, agora, não sei se não seria exequível a AZFM passar para 89.8.

« Última modificação: Setembro 12, 2023, 11:02:17 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Miguel

• Full Member
« Responder #61 em: Setembro 12, 2023, 11:14:55 pm »

Grande pena, diga-se! Chegamos a elencar essa hipótese, mesmo que se considerasse o critério de aluguer, a Bauer ainda podia ir a mais duas licenças. Nesse caso, fui fazer investigação, e pelo Portal da Justiça, e por exclusão de partes, está dada a resposta, é a Rádio R.NOAR, poisa Ràdio 5 não pode ser, já tem emissão em Aveiro, a do concelho de Almeida não me parece de todo, e a Estádio com jeito, ainda lá vai parar a NO AR. Só não percebo dizem aqui que a AZFM é do mesmo proprietário, mas a deliberação da ERC diz justamente o contrário:

https://www.erc.pt/document.php?id=MWI4ZjM2Y2ItNmMwYy00NjEzLWE1YTUtZjZjODFkZjk4Mzgx

A AZFM não sei se poderia ir para o mesmo local, ia entrar a toda a força sobre a RFM do Sameiro. A Observador está a 0.1 da Antena 2, agora, não sei se não seria exequível a AZFM passar para 89.8.
Antena 2 e a RFM podiam emigrar para outras paragens por ex. Antena 2 podia ficar nos 98. 7, já que é uma frequência livre pela ERC e a RFM nos 99.4, até pode causar problemas com a los 40 em dias de propogaçao. Assim a AZFM e a Observador com espaço suficiente para ouvir mais longe

Enviado do meu 23021RAA2Y através do Tapatalk

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #62 em: Setembro 13, 2023, 12:01:49 am »

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Nós comentamos tanto as mudanças neste fórum que quem veja de fora deve achar que pensamos que isto é chegar aqui e pimba...

Por acaso hoje andei a circular a ouvir os 97.1. Têm ali umas interferências menores a caminho de Mozelos mas de resto, sinal completamente perfeito no norte de Aveiro.
« Última modificação: Setembro 13, 2023, 12:07:03 am por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #63 em: Setembro 13, 2023, 02:21:39 am »

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Nós comentamos tanto as mudanças neste fórum que quem veja de fora deve achar que pensamos que isto é chegar aqui e pimba...

Desculpa, não percebi? Mudanças em que sentido? Na qualidade do sinal. A Caima está muitíssimo melhor que no Verão de 2022, que nem se ouvia de todo, mas está pior que na Primavera. Se eu sintonizava a estação na garagem e numa divisão sem sinal, e agora não é o caso, alguma coisa tem de ter mudado. Obviamente que em Sta. Maria da Feira tem de ter o sinal no máximo dos máximos, face à proximidade ao emissor. Em Vila do Conde já é pedir muitíssimo, e se é para a R.NOAR nem é preciso chegar tão longe, devem, isso sim, focar numa orientação para sul.

Antena 2 e a RFM podiam emigrar para outras paragens por ex. Antena 2 podia ficar nos 98. 7, já que é uma frequência livre pela ERC e a RFM nos 99.4, até pode causar problemas com a los 40 em dias de propogaçao. Assim a AZFM e a Observador com espaço suficiente para ouvir mais longe

A mexer, quem o deve fazer são as rádios locais, não as nacionais, para mim esse critério parece-me óbvio. RFM em 99.4 era engolida pela Los 40 uns kms a Norte de Braga (ok, Mte da Virgem e Muro são excecionais, mas já que a frequência existe, há que fazê-la render), 98.7 emite a Voz do Neiva, que para já ainda não está calada, eventualmente poderá ir para Tribunal. Para além disso, entre a pressão da AZFM ou da AVFM, talvez seja melhor a da Oliveira do que a de Ovar.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

vitor2310h

• Full Member
« Responder #64 em: Setembro 13, 2023, 03:06:58 am »
Para não falar que em Braga já há os excelentes 99.2 da Comercial, colocar a RFM a 0.2 a emitir do mesmo local....

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #65 em: Setembro 13, 2023, 07:34:14 am »

Esqueçam mudanças de frequências das rádios nacionais. Salvo uma ou outra honrosa excepção - e Braga não será nenhuma excepção - não são viáveis. Nem a ANACOM autorizaria a RFM nos 99,4, coladinha aos 99,2 MHz da Comercial...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdnf

• Hero Member
« Responder #66 em: Setembro 13, 2023, 12:47:01 pm »

Esqueçam mudanças de frequências das rádios nacionais. Salvo uma ou outra honrosa excepção - e Braga não será nenhuma excepção - não são viáveis. Nem a ANACOM autorizaria a RFM nos 99,4, coladinha aos 99,2 MHz da Comercial...

Claro que sim, e faz todo o sentido que assim seja. As nacionais cobrem áreas geográficas muito vastas, não obstante a RFM funcionar com a mesma potência de uma local em Braga. Mudanças nas nacionais só devem acontecer quando o choque é com uma outra nacional/RRN ou RRS, sejam portuguesas ou espanholas. Para mim, parece-me evidente, as locais é que têm de se ajustar.

Nem me tinha lembrado dos 99.2 da Comercial. As duas primas, a portuguesa e a espanhola iam dar cabo da RFM em braga.
Rádio é:

ouvinte

• Hero Member
« Responder #67 em: Maio 26, 2024, 04:07:45 pm »
Entretanto parece que vai acontecer qualquer coisa à frequência 97.1

Citação de:  Correio de Azeméis
Caima-Azeméis FM Rádio, 89.7 Mhz, assegura a radiodifusão no concelho

Há 25 anos a Rádio Voz do Caima, que pertencia a uma cooperativa de duas dezenas de osselenses, por dificuldades de suportar a rádio decidiu vender. Optaram por receber propostas em carta fechada. Perante os cooperantes foram abertas duas propostas, dos dois semanários na altura, tendo o Correio de Azeméis oferecido o melhor preço. Num jantar no restaurante Pinheiro em Ossela, na presença de todos os cooperantes foi pago o preço.

Na atualidade as rádios vivem muitas dificuldades, os custos são elevados, nomeadamente pelas exigências técnicas de utilização do espectro rádioelétrico e taxas. Muitos concelhos do país e da região já não tem serviço de radiodifusao local.

Como diretor das duas rádios do concelho, foi concluindo que seria viável e bastante, o concelho ter uma rádio bem equipada e que melhor cumprisse a sua missão.

Foi assim decidido fazer a fusão das duas rádios numa só frequência. A Azeméis FM rádio tem atribuída o dobro da potência da sua congénere Caima FM, pelo que será na frequência 89.7 Mhz da Azeméis FM que os oliveirenses e ouvintes da região passarão a ter todos os programas das suas duas rádios.

Foi a decisão possível e necessária para Oliveira de Azeméis manter uma emissora de rádio.

Caima-Azeméis FM Rádio, na frequência 89.7 Mhz vai juntar os conteúdos das duas rádios.

Todos os colaboradores das duas rádios foram convidados a continuar os seus programas. Agora com melhores condições técnicas para uma melhor rádio a garantir o serviço público de radiodifusão do concelho de Oliveira de Azeméis.

Acreditamos que os fiéis ouvintes de uma e outra rádio continuem a preferir os programas de que tanto gostam nas suas duas rádios.

A partir da próxima quinta-feira, 23, sintonize a Caima-Azeméis FM Rádio nos 89.7 Mhz.

Eduardo Costa, Diretor

Atento

• Hero Member
« Responder #68 em: Maio 26, 2024, 04:11:52 pm »

Nos 98,7 FM,  a Voz do Neiva já não emite?

estvmkt

• Hero Member
« Responder #69 em: Maio 26, 2024, 04:17:11 pm »
CMR a vista?

ouvinte

• Hero Member
« Responder #70 em: Maio 26, 2024, 04:22:31 pm »
CMR a vista?

Julgo que atualmente a frequência é propriedade do Acácio Marinho. Poderá colocar outra rádio, estilo Rádio 5, ou dar mais asas ao projeto Rádio NO AR e cilindrar a Festival.
Outra hipótese é, de facto, a CMR, uma vez que a frequência não deverá interessar ao Observador.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #71 em: Maio 26, 2024, 04:53:23 pm »
Em princípio irá ser a Rádio Noar a ser emitida nesta frequência, a par dos 107,8 MHz da Trofa.

ouvinte

• Hero Member
« Responder #72 em: Maio 26, 2024, 04:56:04 pm »
Em princípio irá ser a Rádio Noar a ser emitida nesta frequência, a par dos 107,8 MHz da Trofa.

Até chegar uma MédiaLivre e "abanar" com umas notas

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #73 em: Maio 26, 2024, 05:08:53 pm »

Até chegar uma MédiaLivre e "abanar" com umas notas
Se essa proposta existir é quase certo.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #74 em: Maio 26, 2024, 05:54:11 pm »
Eu digo que é troca de frequência com o Observador mantendo a localização. Isto é, que a Observador muda de 88.1 para 97.1 e na mesma torre, nos 88.1, surge a No Ar.

É que parecendo que não, 107.8 têm um bocadinho melhor desempenho para sul que os 98.4 apesar de tudo.