Questões técnicas > Questões técnicas
“Otimizações”
pdf:
Há muito tempo que este tópico me anda a fazer alguma confusão. Os técnicos das rádios não passam a vida em cima das torres a mexer azimutes e a aumentar e baixar potências consoante pontos cardeais.
Nem isso seria humanamente possível.
Tal como há propagação, também conseguem ouvir mais ou menos emissores consoante as condições atuais.
É só isso. Espero que parem.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Luis Carvalho:
Tenho dito sempre, desde que falo de rádio, e mantenho: é literalmente impossível garantir que o emissor da "Rádio X", sitiado no local "X" não apresente falhas de cobertura radioeléctrica no vale do "Y", na garagem do prédio "Z" ou na Rua "W". A propagação das ondas electromagnéticas é uma matéria complexa e, por muito competentes que sejam os técnicos da Rádio "X", não fazem terraplanagens para destruir morros e montanhas, nem procedem à demolição de edifícios para que as ondas da Rádio "X" cheguem melhor ao centro da cidade "U" ou ao bairro "V". Não há milagres.
Mais: não raras vezes, o "culpado" pela má recepção nem é o emissor; a raiz do problema está no equipamento do ouvinte. De pouco serve optimizar-se o sistema radiante da rádio se o ouvinte tem a antena do carro partida ou se não tenta colocar o rádio de bolso o mais perto possível da janela. Por muita dedicação que os técnicos das rádios tenham à profissão, nem sempre subir a torre de emissão vai resolver esta ou aquela situação de fraqueza de sinal ou interferência.
pdf:
--- Citação de: Luis Carvalho em Agosto 20, 2023, 02:27:22 pm ---Tenho dito sempre, desde que falo de rádio, e mantenho: é literalmente impossível garantir que o emissor da "Rádio X", sitiado no local "X" não apresente falhas de cobertura radioeléctrica no vale do "Y", na garagem do prédio "Z" ou na Rua "W". A propagação das ondas electromagnéticas é uma matéria complexa e, por muito competentes que sejam os técnicos da Rádio "X", não fazem terraplanagens para destruir morros e montanhas, nem procedem à demolição de edifícios para que as ondas da Rádio "X" cheguem melhor ao centro da cidade "U" ou ao bairro "V". Não há milagres.
Mais: não raras vezes, o "culpado" pela má recepção nem é o emissor; a raiz do problema está no equipamento do ouvinte. De pouco serve optimizar-se o sistema radiante da rádio se o ouvinte tem a antena do carro partida ou se não tenta colocar o rádio de bolso o mais perto possível da janela. Por muita dedicação que os técnicos das rádios tenham à profissão, nem sempre subir a torre de emissão vai resolver esta ou aquela situação de fraqueza de sinal ou interferência.
--- Fim de Citação ---
Como sempre, corretíssimo!
pdnf:
Este post precisava de um pouco de tempo, vou expor aqui aquelas alterações de comportamento que detetei e que se mantiveram ou não foram entretanto solucionadas, seja para melhor ou pior, diria que nos últimos 18 meses. A minha análise vai cingir-se aos dois municípios em que conheço melhor o comportamento, Porto e Gaia.
Deterioação:
87.8 - MONTMURO - de ser a melhor frequência de leste que chegava a minha casa, logando RDS num simples telemóvel, há cerca de 1 ano deixou de se ouvir totalmente. Em Paranhos, passou a dividir com a COPE de Vigo.
89.5 - Smooth FM - caso sobejamente conhecido, dispensa apresentações.
90.2 - VOZDARIA - simplesmente deixou de se ouvir, quando chegava sempre algum sinal, campo aberto para a RR do Montejunto que passou, tal como a RFM a deixar sinal 365 em Canelas, variando a intensidade em função da altura do ano.
90.8 - COMRCIAL Lousã - situação recente, o nível de sinal está mais fraco, permite ganhos à GEICE FM, 97.7 a serem chamados muito mais para sul.
91.0 - SBSR Porto - depois de uma melhoria considerável na qualidade do sinal em fevereiro último, no final de julho o sinal deteriorou-se significativamente, a ponto de não se ouvir dentro de casa (onde dantes logava RDS).
91.5 - Africa Mte da Virgem: esteve no início de 2023 uns meses com espúria em 91.3 e 91.7 que afetava a Antena 1 e a RFM em Gaia, situação normalizada entretanto.
92.8 - Smooth Figueiró - situação já explanada no tópico da rádio.
94.4 - M80 Aveiro - de dificultar a audição da Vodafone, e de conseguir logar RDS tanto em casa, como no carro, deixou de se ouvir totalmente em Canelas sul/Perosinho (onde até era a frequência preferencial), exceto em dias de propagação, e mesmo aí, perde muito para a Antena 2
95.1 - RR Maunça - De deixar sinal 365 ao ano, mesmo que fraco, passou a não se ouvir, coincide com um reforço da RFM, que penso que os foristas da zona poderão confirmar, mas que passou a ser notório em dias de propagação (a RFM nunca chegava, agora bate forte na No AR).
95.2/99.8/101.5 - Antenas 1,2 e 3 do Marão: de frequências com uma qualidade de escuta excelente, RDS e RT até dentro de casa, passaram a se ouvir mal, com ruído e em mono. RDS e RT nem pensar. Notei dificuldades idênticas na zona de Espinho (Silvalde e Paramos), onde até com a pressão do Arestal estes emissores chegavam a ser melhores que o Mte da Virgem e Lousã na linha de costa. Falhas na marginal do Douro, na transição Gondomar/Penafiel. Desempenho significativamente inferior ao da TSF 107.6.
96.5 - MEGAHITS Aveiro: aqui resultou da mudança da Rádio 5, deixando de se ouvir totalmente quando a micro da FAMA passou para a mesma frequência.
98.7 - VOZNEIVA - aqui pelo sul de Gaia dividida a frequência com a AVFM, até no norte do Porto passou a ser essencialmente predominante a rádio de Ovar, só se fazendo ouvir quando há boas entradas de Norte.
99.1 - FFOZ99.1 - deterioração significativa no som da estação
105.6 - RRBASTO - tapava a 105.6 por completo em Canelas, passou a ser mais normal o silêncio total nesta frequência ou o RCMafra quando há condições para.
106.9 - TSF Sameiro - diria que, ao momento é o emissor mais fraco de Braga, locais incluídas, RDS em Gaia só em dias de propagação e com imenso ruído
Melhorias:
88.0 - ANTENA 2 Sameiro - há cerca de 3 meses, naquela fase em que esteve com o RT da África, passou a conseguir deixar bom sinal no sul de Gaia, loga sempre RDS, em dias bons consegue entrar forte na Observador. Deixava sinal muito residual, cheio de ruído.
89.7 - AZFM - de não se ouvir de todo, começou a conseguir dividir sinal com a RFM a partir de Sto Ovídeo para sul.
90.6 - MEGAHITS - melhoria significativa, passou a ser possível logar RDS com stereo dentro de casa, até o RT. Uma primeira melhora no final da Primavera de 2022, e uma mais recente um ano depois, que minimizou muito o efeito da espúria da Festival em 90.7, mesmo na A1 entre a A29 e Sto Ovídeo, zona de sombra forte a Sta Justa
92.5 - ANTENA 2 Mte da Virgem: embora ainda esteja longe da força de sinal das demais nacionais, mesmo das outras antenas, o sinal melhorou consideravelmente, deixando de se ouvir cheia de interferências a partir do centro de Canelas para sul, que eram notórias particularmente aos fins-de-semana. Ainda assim, para Norte, salva demasiadas vezes pelo Muro/Braga/Marão (exo: zona do Aeroporto, não acontece com as outras antenas).
92.7 - ERA FM: sinal passou a progredir bem na zona do Hospital de São João e também no norte do concelho de Gaia, por exemplo, Canidelo, diria que mais ao menos pelo outono passado.
93.7 - RR Mte da Virgem - solução do problema de quebra de sinal e interferência forte na Senhora da Hora, no quarteirão entre a A28 e a Av. Fabril do Norte, que existia desde que, pelo menos, me comecei a interessar por estes assuntos.
94.1 - BOSCO FM - passou a chegar com bom sinal a Canelas, zona do HSJ loga RDS, o que não acontecia.
97.1 - CAIMA FM - no início do ano de 2023, de uma rádio que não se ouvia em Gaia, passou a chegar bem, com sinal stereo dentro de edifícios, e, exprimentado por duas vezes, a chegar até pelo menos Vila do Conde para Norte. Contudo, partir de julho notei degradação de sinal, agora só chega em mono sem RDS no sul de Gaia, e deixei de conseguir sintonizar na zona do HSJ no rádio de bolso. Não sei se não estaria com a goela demasiado aberta para Norte. ::)
101.8 - R.C.P.F. - esta estação passou a escutar-se confortavelmente em Canelas, alternando entre o mono e o stereo, não deixava qualquer sinal.
103.8 - M80 FAFE - o sinal não passava para lá de Sto Ovídeo, agora chega pelo menos a Espinho, em Canelas dá RDS num rádio de Bolso e dá luta à CAN NOVA em dias de propagação, o que não acontecia.
104.4 - CIDADEFM - menos notórias que na M80, mas há um reforço de sinal na Cidade Amares.
105.0 - FAMA - ganhos claros com a mudança do emissor para Santo Tirso, não suficientes para conter os efeitos da propagação troposférica.
106.2 - CAMINHA - reforço significativo do sinal desta estação de há um ano a esta parte, até 7/8 km da linha de costa para o interior sobrepõem-se à RFM.
106.7 - TSF Minhéu - depois da avaria grande, passou a ser o único emissor desta localização a conseguir deixar sinal estável em Canelas, vertente poente.
107.7 - RFM Maunça - passou a conseguir deixar sinal 365, tal como a RR já fazia, na EN109-2.
Boxx:
Parece que ainda não foi entendido o objetivo deste tópico…
Navegação
[#] Página seguinte
Ir para versão completa