Autor Tópico: M80  (Lida 37047 vezes)

joao_s

• Hero Member
Re: M80
« Responder #360 em: Junho 13, 2024, 10:58:49 pm »
(...)

A Nostalgia da era Montez podia ser um produto melhor, mas não fazia frente à M80.
A RRS faz muita diferença.

Agora sim, faz falta uma verdadeira rádio de clássicos em Portugal.
Contudo, creio que o segredo do sucesso da M80 ser o facto de não estar circunscrita à década de 80.
Essa foi a razão do fim da mãe espanhola.

Agora, D.A.M.A.? Há o mínimo de padrões!

#BS, convém precisar o seguinte: a Rádio Nostalgia ocupou a Rede Regional Sul, entre 1996 e 2003, salvo erro (no Ribatejo sintonizava a estação em 96.4, emissor que tinha, nessa altura, uma excelente qualidade de som para FM). Começou a emitir em Aveiro em 2000, na frequência 94.4, anteriormente pertencente à Rádio Moliceiro. Inicialmente, focava-se nas décadas de 50, 60 e 70, mas antes de ser descontinuada para dar lugar ao Rádio Clube Português (V2), já passava as sonoridades dos anos 80.

Os produtos revivalistas não resultam tão bem quanto aqueles que intercalam os clássicos com novos temas, na minha perspetiva (em última análise, todos esses temas são contemporâneos). O bom produto cultural, neste caso musical, não tem idade (não tem prazo de validade), é bom ou não, é esse o critério, no meu ponto de vista.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #361 em: Junho 13, 2024, 11:09:59 pm »
(...)

A Nostalgia da era Montez podia ser um produto melhor, mas não fazia frente à M80.

Contudo, creio que o segredo do sucesso da M80 ser o facto de não estar circunscrita à década de 80.

#BS, convém precisar o seguinte: a Rádio Nostalgia ocupou a Rede Regional Sul, entre 1996 e 2003, salvo erro (no Ribatejo sintonizava a estação em 96.4, emissor que tinha, nessa altura, uma excelente qualidade de som para FM). Começou a emitir em Aveiro em 2000, na frequência 94.4, anteriormente pertencente à Rádio Moliceiro. Inicialmente, focava-se nas décadas de 50, 60 e 70, mas antes de ser descontinuada para dar lugar ao Rádio Clube Português (V2), já passava as sonoridades dos anos 80.

Os produtos revivalistas não resultam tão bem quanto aqueles que intercalam os clássicos com novos temas, na minha perspetiva (em última análise, todos esses temas são contemporâneos). O bom produto cultural, neste caso musical, não tem idade (não tem prazo de validade), é bom ou não, é esse o critério, no meu ponto de vista.
O engraçado é que me parece que em 2002/2003 a Nostalgia passava menos temas dos anos 80 do que no tempo em que foi propriedade da Presslivre (entre 1992 ou 93 e 1997), daquilo que consegui ouvir em gravações da época.

O Rádio Clube Português quando regressou em 2003 fez logo um refrescamento de playlist em que a maioria dos temas eram dos anos 80.
« Última modificação: Junho 13, 2024, 11:49:11 pm por AG »

joao_s

• Hero Member
« Responder #362 em: Junho 13, 2024, 11:13:15 pm »
(...)
Adoro Cranberries, por exemplo, e, pessoalmente, acho os anos 90 a melhor década da história recente da música globalizada, até porque foi uma era repleta de estilos musicais diferentes no mainstream.
Mas será que deveriam ter espaço nesses dois «monstros» de audiências em Portugal?

(...)

#BS, anos 90 a melhor década da história da música globalizada? Está enganado! Foram as décadas de 60 e 70, com uma diversidade de temas claramente acima da média. Não é por acaso que, a nível internacional, o FM ganha fôlego e uma aceitação crescente por parte do público nesse período, não só o FM, foram anos de evolução constante ao nível dos equipamentos HI-FI e a procura da melhor qualidade de som. Essas décadas formam a época de ouro da música contemporânea e, não só, também de estruturação de modelos de sociedade.

Em Portugal, todo este fenómeno chega com atraso, na década de 80.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #363 em: Junho 13, 2024, 11:35:24 pm »
Diria que 90 até foi uma das piores.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #364 em: Junho 14, 2024, 07:14:09 am »
Diria que 90 até foi uma das piores.

São gostos.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #365 em: Junho 14, 2024, 07:22:48 am »
(...)

Caro joao_s, daí ter dito a Rádio Nostalgia da era Montez, se bem que aqui pode dar confusão com o facto do Eng. ter estado à frente da MCR.
Em 2003, já se estava a duas décadas dos anos 80, daí ser normal passarem temas desse período pouco tempo antes da passagem para o Rádio Clube Português.

Também acho que um bom produto não tem prazo de validade.
É como um vinho envelhecido. Ganha qualidade com o tempo, mas não deve ser degustado em qualquer ocasião.
« Última modificação: Junho 14, 2024, 07:25:19 am por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #366 em: Junho 14, 2024, 10:47:03 am »
É o que dá a falta de uma verdadeira concorrência...
Agradeçam ao Montez não ter simplesmente arranjado um outro nome para a Nostalgia e ter partido para uma rádio que não ficará na história.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

A irmã espanhola não acabou, só mudou de nome…

Diga-se que a M80 já devia ter feito o mesmo em Portugal, e migrado para a designação Comercial Clássicos, aproveitando até a força da marca mãe.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #367 em: Junho 14, 2024, 11:43:59 am »
É o que dá a falta de uma verdadeira concorrência...
Agradeçam ao Montez não ter simplesmente arranjado um outro nome para a Nostalgia e ter partido para uma rádio que não ficará na história.

A irmã espanhola não acabou, só mudou de nome…

Diga-se que a M80 já devia ter feito o mesmo em Portugal, e migrado para a designação Comercial Clássicos, aproveitando até a força da marca mãe.
Nome demasiado grande. Mais valia recuparem a marca RCP (que ainda detém em seu poder).

Boxx

• Hero Member
« Responder #368 em: Junho 14, 2024, 12:06:35 pm »
Se estão em 3º lugar com um produto mediocre, porquê mudar nome, playlist, posicionamento, etc?

A RR é neste momento quem tem de rever urgentemente isso, pois está muito aquém do que deveria estar, logo parece não fazer sentido aprofundar um modelo que os vai levar à catástrofe há muito aqui anunciada.

Danl

• Hero Member
« Responder #369 em: Junho 14, 2024, 12:36:36 pm »
Se estão em 3º lugar com um produto mediocre, porquê mudar nome, playlist, posicionamento, etc?

A RR é neste momento quem tem de rever urgentemente isso, pois está muito aquém do que deveria estar, logo parece não fazer sentido aprofundar um modelo que os vai levar à catástrofe há muito aqui anunciada.

Subscrevo na íntegra. Do muito pouco que ouço da RR, sempre que o rádio para em 93.7 penso que, por lapso, estarei a ouvir a RFM. E  convenhamos, com uma rede emissora nacional substancialmente melhor que a da M80 continuarem em 4º lugar parece-me que a estratégia adotada não estará a resultar. Além disso, a M80 não depende quase exclusivamente de um programa e de uma humorista divulgados "ad nauseam".

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #370 em: Junho 14, 2024, 01:01:11 pm »

No meu caso era apenas mudar de nome mas o resto mantinha-se, seria apenas para deixar de pagar royalties à Prisa.

Mas no resto concordo, e como já disse várias vezes, é uma vergonha para a RR perder largo para uma rádio que nem possui uma rede nacional de FM. É hora de assumir um posicionamento ao nível da informação mais próxima do registo da Observador e a nível musical uma playlist variada, com êxitos dos últimos 40/50 anos.
« Última modificação: Junho 14, 2024, 01:27:21 pm por AG »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #371 em: Junho 14, 2024, 01:13:06 pm »

Nem mais.
Hoje antes da Bola Branca das 12h30, ABBA, Kali Uchis e Flo Rida...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #372 em: Junho 14, 2024, 02:08:18 pm »

Subscrevo o teu ponto de vista Boxx.
Além disso, o auditório já está familiarizado com a marca «M80». Mesmo com a venda da MCR à Bauer, esta não deixou cair a defunta marca espanhola da Prisa por algum motivo.

A Rádio Renascença é que deveria fazer o trabalho de casa. Como é que uma marca tão forte do panorama radiofónico português não consegue descolar da posição onde está e, na minha opinião, está-se a arriscar a ser mordida nos calcanhares pela Antena 1.`
Vamos ver o que isto vai dar com o renascimento do «Jogo da Mala».

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #373 em: Junho 14, 2024, 03:04:03 pm »

Subscrevo na íntegra. Do muito pouco que ouço da RR, sempre que o rádio para em 93.7 penso que, por lapso, estarei a ouvir a RFM. E  convenhamos, com uma rede emissora nacional substancialmente melhor que a da M80 continuarem em 4º lugar parece-me que a estratégia adotada não estará a resultar. Além disso, a M80 não depende quase exclusivamente de um programa e de uma humorista divulgados "ad nauseam".

Não "sei se" a RR depende assim tanto de As Três da Manhã quanto isso. ;) Isso pode ser mais uma percepção do que a realidade.
Embora, continue a achar que o formato é bem pensado, se aprofundasse um nada mais a informação estaria a 100%. lembro que a RR é generalista, não é informativa, como a Observador ou a TSF. Aliás, nas manhãs, tem menos música que a concorrente Antena 1. Nos demais períodos do dia, parece-me que estamos a ver ouvir uma rádio musical simplesmente por faltarem €€€. Neste momento, tem períodos em que não se distinguem as três irmãs em termos de playlist.

Quanto ao nome da M80, mantenho a minha: é uma marca datada, sem chama, que não atrai. Aliás, continuo a ter a sensação que a M80 é o fenómeno que é, porque tem a RRS. Porém, se calhar, outra marca do grupo até conseguia fazer mais com a rede da M80. Já o escrevi aqui e chamaram-me chalupa, olhem que se calhar não é tanto assim.
« Última modificação: Junho 14, 2024, 03:05:58 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Boxx

• Hero Member
« Responder #374 em: Junho 14, 2024, 04:17:48 pm »

Não "sei se" a RR depende assim tanto de As Três da Manhã quanto isso. ;) Isso pode ser mais uma percepção do que a realidade.
Embora, continue a achar que o formato é bem pensado, se aprofundasse um nada mais a informação estaria a 100%. lembro que a RR é generalista, não é informativa, como a Observador ou a TSF. Aliás, nas manhãs, tem menos música que a concorrente Antena 1. Nos demais períodos do dia, parece-me que estamos a ver ouvir uma rádio musical simplesmente por faltarem €€€. Neste momento, tem períodos em que não se distinguem as três irmãs em termos de playlist.

Quanto ao nome da M80, mantenho a minha: é uma marca datada, sem chama, que não atrai. Aliás, continuo a ter a sensação que a M80 é o fenómeno que é, porque tem a RRS. Porém, se calhar, outra marca do grupo até conseguia fazer mais com a rede da M80. Já o escrevi aqui e chamaram-me chalupa, olhem que se calhar não é tanto assim.

já tivemos vários formatos / projectos na RRS, um deles que me traz muito boa memória (CMR) e nunca nenhum teve a audiência da M80...