Uma coisa que sempre me intrigou foi o facto de a RARET ser na verdade um conjunto de duas instalações: Glória (tx) e Maxoqueira (rx) (na série legendam como Maxuqueira, disse-me um amigo estrangeiro). Ou até 3, se formos a contar com o Areeiro...
Locais em separado para permitir uma receção mais limpa, talvez?
Julgo que sim. A ideia, imagino eu, era evitar que as antenas de emissão afectassem a recepção. Tanto quanto sei, a RARET não era caso único, nomeadamente em Portugal: a Deutsche Welle tinha o centro emissor em Sines e tinha um centro de recepção em Sesimbra (desconheço a localização exacta, mas julgo que foi desmantelado talvez no início dos anos 90, quando passaram a receber o sinal áudio via satélite).
Desculpem a minha ignorância mas a antena de receção servia fundamentalmente para captarem com mais qualidade aquilo que pretendiam gravar, correto? Porque, caso contrário, um vulgar rádio captaria a emissão vinda de Munique, correto? Ou é algo similar à transmissão em canal dedicado dos estúdios ao emissor de hoje em dia?
Um vulgar rádio com Onda Curta e SSB podia captar a emissão da Alemanha. Contudo, e devido ao modo de emissão, era de todo conveniente utilizar um aparelho de elevada qualidade que filtrasse bem o sinal de áudio pretendido.
Na Maxoqueira, pretendia-se receber o sinal mais forte possível e com o mínimo de (inevitáveis) perturbações (desvanecimento etc.). Daí que utilizassem antenas próprias para a Onda Curta e cuidadosamente ajustadas. Importa lembrar que tudo funcionava de forma analógica, a qualidade da gravação dependia, obviamente, da qualidade do áudio que chegava ao gravador de bobine. Fazendo uma comparação com a tecnologia comum nas nossas casas, quem já não é tão jovem e costumava gravar, nos anos 80, 90 e talvez início dos anos 2000, numa cassete virgem colocada no deck, música ou programas que passavam na rádio entende perfeitamente a questão. No mundo analógico, qualquer perturbação no sinal de áudio a ser gravado (por exemplo, uma parte degastada do sulco de um disco de vinil a ser percorrida pela agulha) afecta a gravação.
Voltando à Onda Curta, se o "pdnf" tiver um rádio com "sw" e tentar sintonizar, por exemplo, as
frequências da BBC ou da
Radio France Internationale, por exemplo, vai ver que, mesmo tentando ajustar a antena da melhor forma possível para captar o sinal, as emissões em Onda Curta estão sujeitas ao desvanecimento mais ou menos frequente do sinal e a outras perturbações não controláveis pelo ouvinte. Claro que há uma grande diferença entre um rádio portátil só com a antena telescópica e um receptor profissional que recebe o sinal através de uma antena exterior adequada, mas não há milagres quando a propagação não ajuda.