Estes dias pelos Açores, faço aqui um registo do que se ouvia pela Lagoa:
87,7 - Antena 3 - Pico da Barrosa - RDS e RT
88,5 - Rádio Atlântida - Pico da Barrosa - RDS e RT
89,5 - Antena 1 - Pico das Éguas (Ponta Delgada) - Sinal fraco mas perceptivel
90,2 - R80 - Pico da Barrosa - RDS e RT
91,0 - Canal FM - Pico da Barrosa - RDS
94,1 - Antena 1 - Ponta Delgada - Sinal muito fraco.
95,2 - RR - Pico da Barrosa - RDS e RT
97,9 - Antena 1 - Pico da Barrosa - RDS e RT
99.4 - RCACORES / TSF - Pico da Barrosa - RDS
100,0 - RFM - Pico da Barrosa - RDS e RT
101,7 - Antena 2 - Pico da Barrosa - RDS e RT
102,5 - Espúria da Rádio Atlântida com sinal estável
105,0 - 105 FM - Pico da Barrosa - Sinal forte, mas não emite RDS
105,5 - Rádio Nova Cidade - RDS e RT (RT "encravado")
106,3 - Rádio Atlântida - Ponta Delgada - Sinal muito fraco
107,2 - Rádio Insular - Pico da Barrosa - Sinal forte, mas não emite RDS
Inclusive fui ao pico da Barrosa ver os emissores, mas não fiz registo fotográfico. Inclusive existe postes de eletricidade a fazerem de torre para colocarem os elementos radiantes. A R80 e Rádio Atlântida partilham a mesma torre, visto que são do mesmo grupo. Na torre ao lado, bem mais alta, a RCACORES/TSF. Ao lado as da RDP e mais afastadas as do grupo R/COM.
Fui picando para ver os comportamentos, claramente que a Antena 1 se ouve na perfeição na ilha toda. Antena 2 e Antena 3 com boa estabilidade pela ilha.
Os emissores do Pico da Barrosa apresentam algumas falhas no Nordeste, visto que existe muita barreira natural que barra o sinal, a RFM e RR, operam com 50kW, tem muitas algumas dificuldades em algumas zonas, sendo que o sinal fica nulo em alguns pontos. Para não falar das locais, que não chegam. A R80 ainda tem os 106,0 ou a Canal FM 94,5 para ajudarem.
Em termos de rádios locais, fui ouvindo a Rádio Atlântida, para mim a melhor local em termos de música, informação, locução e partilha de informações dos Açores. Oiço pelo continente também e quem dirige o projeto, está de parabéns.
Existem muitas frequências disponíveis para a Rádio Comercial chegarem aos Açores, acredito que seja mais oposição governamental do que outra coisa. Algo que o Pedro Ribeiro alerta á muitos anos e não sairá de diretor até se concretizar esse sonho antigo, acredito eu!