Autor Tópico: RDP Internacional  (Lida 7567 vezes)

CT1GZB

• Jr. Member
  • **
RDP Internacional
« em: Setembro 22, 2017, 10:25:16 pm »
A RDP Internacional foi "suspensa" para desgosto de alguns milhares de ouvintes pelo mundo fora, principalmente na América do Sul e África.

Participei em abaixo assinados e "guerrilha" no facebook mas...nada.

Até quando vai durar a "suspensão"?

Será que "eles" ganharam?
Viva a Rádio!!!

DXPedro

• Full Member
    • YouTube
Re: RDP Internacional
« Responder #1 em: Novembro 25, 2020, 02:45:14 pm »
Este tópico é muito antigo, mas vou responder na mesma:
é lamentavel que uma decisão de 2011 (creio) ainda não tenha sido revertida e não se perceba o papel fundamental que as emissões de OC para a promoção de lingua e culturas portuguesas e simultaneamente promover a independência do país.

Existindo al alguma guerrilha actual, estou disponivel para ajudar.

cumps

ruicleto

• Hero Member
« Responder #2 em: Novembro 25, 2020, 09:59:23 pm »
Más decisões em 2011, para além desta, a interrupção da difusão de rádio digital DAB.

DXPedro

• Full Member
    • YouTube
« Responder #3 em: Novembro 25, 2020, 10:34:15 pm »
Más decisões em 2011, para além desta, a interrupção da difusão de rádio digital DAB.
susbcrevo! :\
cumps

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #4 em: Novembro 25, 2020, 10:43:47 pm »
Essa a pior de todas...

DXPedro

• Full Member
    • YouTube
« Responder #5 em: Novembro 25, 2020, 10:45:58 pm »
Essa a pior de todas...
creio serem igualmente más em campos distintos. uma no mercado interno outra na projecção do país e da língua e na sua afirmação. acho que sairia mais barato que as campanhas  ALLGARVE desta vida...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #6 em: Janeiro 09, 2023, 12:42:52 pm »
Estamos em 2023... e ainda não temos onda curta da RDP Internacional, infelizmente.

Não poderia ser aproveitada a OM fronteiriça para isto também (para o caso de Espanha)?

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #7 em: Janeiro 09, 2023, 12:53:06 pm »
Estamos em 2023... e ainda não temos onda curta da RDP Internacional, infelizmente.

Não poderia ser aproveitada a OM fronteiriça para isto também (para o caso de Espanha)?

Só vejo viabilidade (no período diurno) nas frequências de Elvas, Castelo Branco, Guarda, Mirandela; com boa vontade, Miranda do Douro e Bragança, Vila Real e Valença... E com muito boa vontade, talvez Covilhã, se conseguir colocar algum sinal em Espanha. De resto, Castanheira do Ribatejo, Montemor-o-Velho, Viseu... acho muito difícil fazerem milagres no país vizinho. E Portalegre, mesmo com 2 kW teóricos, nunca foi grande espingarda...
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #8 em: Janeiro 09, 2023, 01:23:25 pm »

Só vejo viabilidade (no período diurno) nas frequências de Elvas, Castelo Branco, Guarda, Mirandela; com boa vontade, Miranda do Douro e Bragança, Vila Real e Valença... E com muito boa vontade, talvez Covilhã, se conseguir colocar algum sinal em Espanha. De resto, Castanheira do Ribatejo, Montemor-o-Velho, Viseu... acho muito difícil fazerem milagres no país vizinho. E Portalegre, mesmo com 2 kW teóricos, nunca foi grande espingarda...

Já não seria mau de todo e sempre seria um aproveitamento... na generalidade destas zonas o FM deverá suprir, certo?

Luisf662

• Full Member
« Responder #9 em: Janeiro 09, 2023, 05:44:52 pm »
A RDP internacional no período noturno na onda média poderia chegar a Espanha, França, UK e Itália, eu digo isto porque eu aqui em Portugal no período noturno na onda média consigo ouvir rádios de uk, França, Itália e claro de Espanha que são as que se ouvem melhor.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #10 em: Janeiro 09, 2023, 07:08:14 pm »
A RDP internacional no período noturno na onda média poderia chegar a Espanha, França, UK e Itália, eu digo isto porque eu aqui em Portugal no período noturno na onda média consigo ouvir rádios de uk, França, Itália e claro de Espanha que são as que se ouvem melhor.

Se não fossem emissores de 10 kW e 2 kW... E mesmo os de 10 kW, alguns, se não forem todos, não estão a operar à potência máxima.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

pdf

• Visitante
« Responder #11 em: Janeiro 09, 2023, 07:12:42 pm »

Se não fossem emissores de 10 kW e 2 kW... E mesmo os de 10 kW, alguns, se não forem todos, não estão a operar à potência máxima.
Posso estar errado, mas penso que devem andar todos a operar à volta dos 1000W, quiçá menos de noite.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #12 em: Janeiro 09, 2023, 07:52:09 pm »

Posso estar errado, mas penso que devem andar todos a operar à volta dos 1000W, quiçá menos de noite.

1 kW, não acredito. Pelo menos Elvas deve estar a operar com vários kW. Montemor-o-Velho (630 kHz) idem.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

pdf

• Visitante
« Responder #13 em: Janeiro 09, 2023, 09:19:23 pm »

1 kW, não acredito. Pelo menos Elvas deve estar a operar com vários kW. Montemor-o-Velho (630 kHz) idem.

O de Montemor-o-Velho é o que chega melhor ao Porto, ironicamente (ou não), em intensidade e modulação.

Esse admito que esteja acima de 1 kW. Mas em tempo de poupança de custos, não estranharia mesmo nada que estivessem a cortar agressivamente na potência.

Elvas não sei. Aqui ouço a Antena 1 com "efeito eco". Ou seja, dois pelo menos ouço de certeza. Agora quais? Talvez Guarda e Mirandela. Castelo Branco e Elvas parece-me mais long shot.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #14 em: Janeiro 09, 2023, 11:15:53 pm »
Devo dizer que, na zona de Pombal, as condições de escuta de Montemor o Velho podem-se considerar globalmente excelentes, mesmo à noite.

E, da experiência que tenho, em grande parte da zona oeste também.

Inclusivé nas Caldas da Raínha, onde já se "vislumbram" sinais dos 666 kHz de Castanheira do Ribatejo, Montemor o Velho ganha claramente a este último aos pontos.

Aliás, os 666 kHz, na zona de Lisboa, em condições de escuta, já tiveram melhores dias.

Os 630 kHz de Montemor o Velho, pode-se considerar que têm um som excelente, para OM, e é um TX muito bem cuidado pela equipa técnica da RTP Coimbra. Ao que me referiu em tempos um técnico de lá, precisamente na zona onde resido (centro de Pombal), este emissor é uma excelente alternativa ao FM (Lousã e Maúnça), uma vez que no centro da cidade por vezes torna-se bastante difícil sintonizar os TX`s referidos. Quando o emissor está em baixo, o técnico disse-me que costumam receber um número considerável de reclamações.