Autor Tópico: Rádio Nostalgia (1999)  (Lida 1691 vezes)

O Bigode do Sala

• Hero Member
Rádio Nostalgia (1999)
« em: Maio 15, 2023, 09:20:06 pm »
Olá a todos os camaradas de fórum!

Foi hoje publicado, no canal de YouTube «Grafismos Portugueses», um reclame à Rádio Nostalgia (era Média Capital), que passou na TVI, em 1999.

Nele poderão ser consultadas as frequências que a emitiam na viragem do milénio:

Zona Centro - 96.4 MHz (Santarém/Serra de Montejunto)
Porto - 100.8 MHz
Lisboa - 104.3 MHz
Faro - 106.1 MHz
Portimão - 107.5 MHz

De notar que, à excepção dos 100.8 MHz, que actualmente emitem a recém-nascida Rádio Maria, quase todas as frequências estão alocadas, hoje em dia, à transmissão da M80.

Digo quase pois a M80 do Alto da Fóia também já não emite em 107.5 MHz, mas sim em 107.1 MHz.

Refiro, ainda, que a escolha musical usada para o reclame era Elvis Presley - Hound Dog, The Beatles - She Loves You, The Beach Boys - Surfin' USA, The Contours - Do You Love Me e Los Bravos - Black Is Black.

Pessoalmente, recordo que os meus pais tinham um despertador AIWA, com AM/FM, e que o meu pai gostava de sintonizar esta estação.
Era a M80 da época, focando-se mais nas décadas de 50, 60 e 70.

Hoje, passados 20 anos, a M80, apesar de bastante descaracterizada (já lá ouvi o Get Lucky dos Daft Punk), aposta nos 70, 80, 90 e 2000.

Fontes:
https://youtu.be/nD83i_5m4T0
https://www.mundodaradio.info/frequencias/bd/rrs.html

Saudações bigodeanas! 😎
« Última modificação: Maio 15, 2023, 09:22:34 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
Re: Rádio Nostalgia (1999)
« Responder #1 em: Maio 15, 2023, 10:12:56 pm »
Refiro, ainda, que a escolha musical usada para o reclame era Elvis Presley - Hound Dog, The Beatles - She Loves You, The Beach Boys - Surfin' USA, The Contours - Do You Love Me e Los Bravos - Black Is Black.
Todas elas muito habituais na playlist da Nostalgia por essa altura. Até mesmo um ano mais tarde, quando passei a ouvir a "Nostalgia Moliceiro" nos 94,4 MHz de Aveiro.

Nesse ano de 1999 (ou talvez ainda antes), a MCR investiu na estação com as entradas de António Macedo (ex-Comercial, ex-TSF, ex-Nacional), para as manhãs, Aurélio Gomes (ex-Nova, ex-Comercial) para os finais de tarde e à noite o decano Fernando Quinas (ex-RCP, ex-Comercial). Foram mesmo bons tempos com grandes canções.

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #2 em: Maio 15, 2023, 11:25:33 pm »
Tenho uma pequena dúvida. Com exceção dos 100.8 da MARIA P, todas as demais frequências são da Rede Regional Sul. Mas não tocava a Nostalgia na Serra da Marrara Alta, na do Mendro e na Vila Morena de Grândola?
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #3 em: Maio 16, 2023, 12:41:02 am »
Tenho uma pequena dúvida. Com exceção dos 100.8 da MARIA P, todas as demais frequências são da Rede Regional Sul. Mas não tocava a Nostalgia na Serra da Marrara Alta, na do Mendro e na Vila Morena de Grândola?

A Nostalgia operava em todas as frequências da rede regional sul, incluindo Portalegre, Mendro, Santiago do Cacém (posteriormente deslocalizado para Grândola), além de Montejunto, Lisboa, Fóia (Monchique) e São Miguel (Olhão).
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #4 em: Maio 16, 2023, 09:43:35 am »

A Nostalgia operava em todas as frequências da rede regional sul, incluindo Portalegre, Mendro, Santiago do Cacém (posteriormente deslocalizado para Grândola), além de Montejunto, Lisboa, Fóia (Monchique) e São Miguel (Olhão).

Exato. Esta "escolha" de frequências foi por uma questão de espaço/marketing.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #5 em: Maio 16, 2023, 10:51:59 am »
Por falar nos 106,4 MHz Mendro, não posso deixar de recordar, por motivos infelizes é certo, as condições técnicas algo precárias em que por vezes a Rádio Nostalgia (nos últimos tempos na RRS) e o RCP (a partir de 2003) operavam a partir da serra alentejana. Não raras vezes, o emissor apresentava um ruído algo forte de "batatas a fritar", para além de algumas falhas técnicas pontuais mas mais graves. Os problemas foram, felizmente, resolvidos de vez há uns anos.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #6 em: Maio 16, 2023, 10:56:02 am »

Exato. Esta "escolha" de frequências foi por uma questão de espaço/marketing.
Chegou a haver um anúncio igual mas com outras frequências, penso eu.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #7 em: Maio 16, 2023, 03:49:10 pm »
Por falar nos 106,4 MHz Mendro, não posso deixar de recordar, por motivos infelizes é certo, as condições técnicas algo precárias em que por vezes a Rádio Nostalgia (nos últimos tempos na RRS) e o RCP (a partir de 2003) operavam a partir da serra alentejana. Não raras vezes, o emissor apresentava um ruído algo forte de "batatas a fritar", para além de algumas falhas técnicas pontuais mas mais graves. Os problemas foram, felizmente, resolvidos de vez há uns anos.

Lembro-me bem. Acho que à data tínhamos a RRS a ser "alimentada" via FM. Salvo erro, Mendro ia buscar sinal à Fóia, que por sua vez retransmitia Monsanto.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #8 em: Maio 16, 2023, 09:24:12 pm »
Sobre a Rádio Nostalgia, recordo-me que alguém escreveu aqui no fórum que, no ano 2000, o jornalista Pedro Mourinho era o locutor de um programa que fazia uma retrospectiva dos maiores êxitos de 1950 até 1999.
Posso estar enganado, mas creio que era baseado num programa da própria BBC.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #9 em: Maio 17, 2023, 12:15:29 am »
Sobre a Rádio Nostalgia, recordo-me que alguém escreveu aqui no fórum que, no ano 2000, o jornalista Pedro Mourinho era o locutor de um programa que fazia uma retrospectiva dos maiores êxitos de 1950 até 1999.
Posso estar enganado, mas creio que era baseado num programa da própria BBC.
Sim, cheguei a ouvir esse óptimo programa com o nome "BBC passagem para o novo milénio". Fazia um relato dos eventos históricos para cada ano desde 1950 até 1999, e que passava também os maiores êxitos para cada ano em específico (um por programa). Passava às 22:00 de domingo.