Autor Tópico: Rádio brasileira em FM captada em... Portugal (!)  (Lida 5744 vezes)

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Rádio brasileira em FM captada em... Portugal (!)
« em: Março 10, 2023, 11:34:17 pm »
Não, não é clickbait - aconteceu mesmo. Pela primeira vez, ao que se sabe, uma rádio que emite em FM no Brasil foi captada em Portugal, concretamente no Algarve. O segredo? A frequência invulgarmente baixa: a Rádio Cultura, da cidade de São Paulo, emite nos 77,9 MHz, com 5 kW.

Disse bem: 77,9 MHz. Importa esclarecer que a banda FM no Brasil foi expandida dos 76 aos 108 MHz, pelo que a escuta de rádios brasileiras por cá ficou mais fácil com o início das emissões entre os 76,1 e os 87,3 MHz - uma faixa em que determinados fenómenos de propagação,  incluindo a propagação transequatorial , ocorre com maior facilidade, comparativamente às frequências mais elevadas.

A proeza foi conseguida pelo DXista Hugh Cocks, radicado no Algarve há uns anos. Vale a pena ler esta publicação de blogue, que inclui um vídeo no YouTube com áudio da emissão captada: https://ei7gl.blogspot.com/2023/03/brazilian-fm-radio-station-on-779-mhz.html

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
Re: Rádio brasileira em FM captada em... Portugal (!)
« Responder #1 em: Março 11, 2023, 12:13:04 am »
Sr. Luís,

Essa faixa está desocupada em Portugal e na maioria dos paises europeus, certo? Seria viável a expansão dos 76.0 até aos 108 MHz? Cá em casa cheguei a ter um telefone cujo rádio permitia alargar o espectro deade os 76, salvo erro até aos 114. Cheguei a fazer a experiência e com exceção de uma frequência, salvo erro nos 84 que emitia um bip constante similar ao sinal horário não havia nada. Essa expansão poderia ser útil, por exemplo, permitindo às locais ocupar essa faixa e deixar liberta a gama 87.6 a 107.8 para as nacionais e respetivas quase se poderem tornar verdadeiras.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #2 em: Março 11, 2023, 12:22:44 am »
Sr. Luís,

Essa faixa está desocupada em Portugal e na maioria dos paises europeus, certo? Seria viável a expansão dos 76.0 até aos 108 MHz? Cá em casa cheguei a ter um telefone cujo rádio permitia alargar o espectro deade os 76, salvo erro até aos 114. Cheguei a fazer a experiência e com exceção de uma frequência, salvo erro nos 84 que emitia um bip constante similar ao sinal horário não havia nada. Essa expansão poderia ser útil, por exemplo, permitindo às locais ocupar essa faixa e deixar liberta a gama 87.6 a 107.8 para as nacionais e respetivas quase se poderem tornar verdadeiras.

Depende de país para país. Em Portugal, seria, pelo menos no plano teórico, utilizar a faixa 76-87,4 MHz, desde que houvesse autorização internacional. Mas se houvesse vontade a nível europeu, do ponto de vista tecnológico e mudando de frequência os serviços que eventualmente operem na faixa, seria possível estender a banda de FM.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

Lmviana

• Jr. Member
  • **
« Responder #3 em: Março 11, 2023, 07:36:00 am »
Uma ideia que tenho era estender essa banda e colocar aí a rádio em digital

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

modernices

• Hero Member
« Responder #4 em: Março 11, 2023, 09:36:25 am »
Não me parece caminho estender a faixa FM. Está na hora de passar para o DAB.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #5 em: Março 11, 2023, 11:17:09 am »
Não me parece caminho estender a faixa FM. Está na hora de passar para o DAB.

Concordo, até porque os veículos novos têm instalado de série um recetor DAB+, desde dezembro de 2020, e os recetores portáteis são já muito acessíveis em custo (basta ver preços na Internet). Quanto à extensão do FM, pergunto quantos recetores têm esta possibilidade? no meu exemplo, não tenho nenhum aparelho em casa que permita escutar a extensão em FM, enquanto que para DAB tenho essa disponibilidade de tecnologia em vários portáteis e inclusive nos automóveis...

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #6 em: Março 11, 2023, 11:28:10 am »
Certo. A questão é que no DAB parece não existir vontade de gestão e política de investir. Ao passo que a expansão da faixa FM deveria apenas necessitar de uma ligeiríssima atualização dos recetores, que não deveria ser muito dispendiosa (aqui estou a atirar completamente para o ar, mas quem tiver mais conhecimentos certamente saberá melhor se é algo ou não barato de fazer, mas penso que nos telemóveis e rádios do carro não deve ser difícil, o equipamento já deve estar preparado, terá é essa função escondida).
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Lmviana

• Jr. Member
  • **
« Responder #7 em: Março 11, 2023, 12:19:09 pm »
Provavelmente se juntarem a licença do DAB à do TDT talvez a coisa tivesse algum impulso e o investimento mais razoável.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #8 em: Março 11, 2023, 03:33:59 pm »
Provavelmente se juntarem a licença do DAB à do TDT talvez a coisa tivesse algum impulso e o investimento mais razoável.

Pois, a rede TDT poderia também emitir DAB (julgo eu) - cobre praticamente o país e ilhas e, assim, acederiam a estes emissores digitais as rádios por concurso... bastava planearem várias redes.

Luisf662

• Full Member
« Responder #9 em: Março 11, 2023, 09:23:55 pm »
Eu só  aqui em casa tenho 3 recetores com esse alargamento do FM um xhdata, um tecsun e um pequenino digital com MP3 e Bluetooth e também com duas faixas de FM a normal e essa, comprado na loja do chinês.

Enviado do meu Redmi 7 através do Tapatalk

joao.rosa.10004

• Full Member
« Responder #10 em: Março 12, 2023, 12:42:23 pm »
Sendo raro o acontecimento não é de todo impossível acontecer. Existe inclusive no youtube uma captação de tv brasileira em Portugal via esporádica em vhf-I ch2. Captação de imagem e áudio separados devido à diferença de frequência no audio entre sistemas pal diferentes (PT pal-b/g, BR pal-m). O mesmo acontecia no ch3 do emissor da Lousã, com relatórios de recepção por esse mundo fora quando a propagação assim o permitia.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #11 em: Março 13, 2023, 05:08:20 pm »
Eu só  aqui em casa tenho 3 recetores com esse alargamento do FM um xhdata, um tecsun e um pequenino digital com MP3 e Bluetooth e também com duas faixas de FM a normal e essa, comprado na loja do chinês.

Lembro-me de captar, há anos, algumas comunicações da GNR (sim a GNR) um pouco abaixo dos 87,5 MHz (não sei qual a frequência exata, pois era com sintonizador analógico que captava algumas frequências abaixo e acima do normal em que difundia a FM).

Luisf662

• Full Member
« Responder #12 em: Março 13, 2023, 05:56:54 pm »

Lembro-me de captar, há anos, algumas comunicações da GNR (sim a GNR) um pouco abaixo dos 87,5 MHz (não sei qual a frequência exata, pois era com sintonizador analógico que captava algumas frequências abaixo e acima do normal em que difundia a FM).
Não era a GNR, era a brigada de trânsito. Eu antigamente usava um recetor que apanhava toda essa faixa de frequências em analógico e ouvia muitas comunicações incluindo as da brigada de trânsito a ditarem matrículas de carros.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #13 em: Março 14, 2023, 01:00:58 am »

Não era a GNR, era a brigada de trânsito. Eu antigamente usava um recetor que apanhava toda essa faixa de frequências em analógico e ouvia muitas comunicações incluindo as da brigada de trânsito a ditarem matrículas de carros.

Também me lembro disso e de conseguir sintonizar as frequências VHF da RTP1.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #14 em: Março 14, 2023, 10:51:17 am »

Caro Luís, em 1970 foi efetuada a extinção da Polícia de Viação e Trânsito e criação da Brigada de Trânsito da GNR.