Excelente levantamento de dados que consta na lista que apresentou, caro "AG". Ainda mais pertinente, atendendo que um n.º razoável de frequências não estava identificada com informação RDS das emissoras.
O objetivo inicial foi de averiguar se os sinais da BBC-Radio 2 também chegavam ao Trevim, tal como relatou o LuÃs de Carvalho na região de Évora, pelo que o processo começou no Trevim. O veÃculo foi estacionado entre os centros emissores da TSF e R/COM, a 1195 metros. No scan, grande parte das frequências não era audÃvel, por um lado devido à s inúmeras sobreposições de emissoras, incluindo de Espanha, mas também, suponho, devido à concentração de radiação eletromagnética dos próprios centros emissores.
O scan publicado foi realizado a 1020 metros, e havia uma elevação rochosa da serra na direção do sul. De alguma forma os sinais provenientes de emissoras dessas regiões foram atenuados.
O sinal da frequência de Redondo da Rádio Cidade, 97.2, é aquele que mais me surpreende. A potência do emissor é muito baixa (uns meros 500 W) e faz-se ouvir em diversos locais da encosta sul da serra da Lousã, inclusive a 1020 m quando há um obstáculo natural interposto entre o recetor e o emissor. São horas de viagem de automóvel desde este ponto até Évora…
Relativamente à ausência de sinais da BBC-R2, quando havia nesse dia condições propÃcias à propagação de esporádicas E, terei concluÃdo que tal se ficaria a dever à Serra da Estrela, visÃvel da Serra da Lousã, uma barreira natural de 2000 m interposta na direção do Reino Unido. Pelas informações que foram facultadas, esse fator orográfico poderá não influenciar de forma determinante a captação desses sinais, uma vez que as esporádicas E resultam da propagação numa camada especÃfica da atmosfera que, por força de diferentes densidades do ar ou ionização das suas moléculas, guia as ondas até uma determinada área, passando estas por cima dos obstáculos naturais.
Posso asseverar que a Serra da Lousã pode facultar captações mais surpreendentes do que aquela que foi disponibilizada. Basta escolher os locais mais adequados para essa demanda, o que não foi o caso deste scan, uma vez que o local foi escolhido à pressa e sem avaliações prévias.