Fórum da Rádio > Apresentações

Saudações á todos

(1/2) > >>

Tony Barreto:
Olá todos!

É com imenso prazer em fazer parte deste Fórum. Sou brasileiro, tenho 48 anos, casado com um filho de 4 e uma filha de 14, moro no nordeste do Brasil, numa cidade chamada Recife, estado de Pernambuco. Trabalho no meio rádio no meu país desde anos 90, onde até 2018 trabalhei por 16 anos no Grupo  Solpanamby. Este Grupo tentou implementar em Portugal projeto da NOVABRASIL FM na frequência da Tropical FM, assunto que vi sendo discutido no Fórum em outras ocasiões. Hoje trabalho como consultor de rádio (pesquisa audiência, etc.), atuando com emissoras aqui em Recife e em outros estados. Tenho grande curiosidade de conhecer melhor mercado de rádio em Portugal o qual venho já algum tempo realizando pesquisas. A princípio é apenas um interesse de um grande admirador do rádio, mas como possivelmente daqui alguns anos eu e minha família devemos morar em Portugal e ficaria extremamente grato em poder contribuir com algo para este meio que tanto admiro. No Brasil não é diferente, onde os tempos são de grandes mudanças neste meio, mas isso é assunto para outros tópicos do Fórum. Espero que todos tenham entendido meu português e desde já fico à disposição de todos que desejarem trocar informações.

Grande abraço à todos!

Tony Barreto
Recife - Pernambuco

ruicleto:
As minhas saudações e bem-vindo. Como está a panorâmica da rádio digital no Brasil?

Tony Barreto:
Caro Ruicleto, muito grato pela cordialidade.

Então, esse ainda é um enorme entrave em nosso país. É fato que a crise que ainda vivenciamos afeta diversos investimentos e na área de comunicação não seria diferente. No entanto, minha opinião e de muitos, é que nosso meio rádio não é tão organizado como a TV e não é injusto falar que certo ponto é bastante acomodado. Claro, existem diversas associações de rádio em vários estados que de fato promovem melhoria, reflexões e ações concretas para o meio. Ocorre que no geral os proprietários de muitas rádios focam em outros interesses, como exemplo: políticos. Seja por falta de maiores investimentos, nosso meio rádio aqui fica com algo em torno de 4% de todo investimento publicitário (TV, Rádio, Internet, Jornais, etc.), seja por destinarem suas rádios muitas vezes para interesses políticos, essa pauta fica engessada no Governo Federal que até hoje ainda não definiu padrão a ser adotado no Brasil. Outro fator, é justo citar que também tira foco dessa pauta, é que meio rádio brasileiro vivencia processo de migração do AM para FM. Existem um número razoável de profissionais que afirmam que Brasil não vivenciará rádio digital, mas sim a evolução do acesso a internet com a chegada do tão comentando 5G. Eu, particularmente, não sou muito defensor dessa tese. Acredito que no Brasil levará muito tempo para internet se igualar a nossa atual transmissão analógica em FM que chega de forma tão rápida e, principalmente, gratuita aos ouvintes. Claro, com isso não subestimo e não sou tão nostálgico para duvidar disso. É que no Brasil acesso a internet ainda não é tão barato ou com muita oferta gratuita como em outros países. Em resumo, a soma de um empresariado lento nessas questões e ainda investimento ocorrendo em muitas rádios no processo de migração do AM para FM, penso que o tão esperado rádio digital brasileiro deve demorar um pouco, mas acredito que sairá do papel. Para os que tem interesse em saber sobre consumo do meio rádio no Brasil, basta acessar link abaixo e preencher alguns dados e receberá estudo da Kantar Ibope Media, empresa que mede audiência de diversas mídias em nosso país.

Grande abraço!

Tony Barreto

https://www.kantaribopemedia.com/download-inside-radio/vvvv

O Bigode do Sala:
Seja muito bem-vindo Tony Barreto.
É sempre bom termos novos membros, principalmente quando vêm de realidades díspares da nossa, acrescentando conhecimento às nossas tertúlias.

Saudações!

Enviado do meu 5048U_EEA através do Tapatalk

Tony Barreto:
Muitíssimo grato amigo Bigode!

Estou aqui para aprender muito com vocês sobre meio rádio em Portugal, assim como, compartilhar o que estiver ao meu alcance no rádio brasileiro. Quando estiver visitando rádios sejam clientes ou não, estarei registrando em fotos da estrutura dessas rádios (emissores, aqui chamamos de transmissores, estúdios, etc.) aqui no meu estado, para que vocês possam conhecer um pouco do rádio em Pernambuco.

Anexei duas fotos da minha última visita à matriz da NOVABRASIL no estado de São Paulo, rede de rádio que trabalhei até 2018. Sou de jaqueta/casaco jeans ao lado da Juliana Molino e Márcio Cruz, dois grandes profissionais. Ela também é animadora (aqui no Brasil chamamos de locutora) na rede nacional Mix FM e ele também atua na Metropolitana FM de São Paulo. Na outra, ao lado do Júlio César, uma simpatia em pessoa, também é animador/locutor da rede nacional Mix FM.

Grande abraço!





Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa