Espectro radioeléctrico > VHF-FM
Renascença Multimédia - rede de emissores
Linxtuga:
--- Citação de: pdf em Fevereiro 17, 2016, 11:12:31 pm ---Em rigor só conseguiria dar uma resposta satisfatória com um registo áudio da situação verificada. Embora seja fortemente válida a tese de cortes momentâneos na recepção via satélite. Situação que ocorre com alguma regularidade, por exemplo, no emissor do Muro - Serra Amarela, fruto das rigorosas condições climáticas que lá se sentem.
--- Fim de Citação ---
Infelizmente o telemóvel que tenho, embora tenha um recetor com boa sensibilidade e excelente captação e som, não permite gravar. Senão teria gravado para se perceber. Mas é o equivalente a estar ao telemóvel com sinal razoável, muda-se de antena, e perde-se o som por meio segundo antes de voltar a recuperar - o efeito sonoro é exatamente esse, agravado pelo efeito que é dado ao som.
Linxtuga:
Não é a primeira nem será a última vez que verifico muitos problemas entre Monsanto e a Arrábida nos emissores da RFM e da Renascença.
Há todo um historial de falhas desde há apenas 5-6 anos para cá que me deixa preocupado, em alturas de mau tempo ou frio mais severos. Desde portadoras durante vários segundos ao longo de perÃodos muito extensos de tempo, áudio com stereo muito estranho (com excesso de reverb por sair Mono de Lisboa, como aconteceu em Novembro passado, algo que tratei de avisar em tempo útil e que foi resolvido no mesmo dia), cortes súbitos de cobertura que afetam o som... A mais grave foi há uns largos meses atrás, em que uma chuvada muito forte calou Lisboa durante largos minutos e só manteve a Arrábida a funcionar em plena hora de ponta, mas com som claramente adulterado.
Dá-me ideia que os equipamentos não serão de todo os mais recentes para apresentarem estes sintomas. Não é sempre - os emissores normalmente funcionam bem e com áudio espetacular - mas ultimamente tem sido todos os anos isto nos meses de Novembro/Dezembro e em Abril, por alturas da Páscoa. Pelo menos uma vez nesses meses temos falhas técnicas.
Curiosamente, a Mega não tem nenhum destes problemas, e a Rádio Sim também não.
O que pensam que possa ser?
Manuel Castro:
Provavelmente, as pernas dos emissores já correram umas tantas maratonas, porém já não são o que eram e a mãe r/com tem de vez em quando chamar os médicos para tratar dessas pernas de atleta. Depois de tantas horas de operação contÃnua, é normal que surja um problema num emissor - e se a temperatura baixa afectar os circuitos electrónicos, tem-se a receita para avarias pontuais.
Não sei quão antigos serão os emissores principais (propriamente ditos) da RR e da RFM. Anos 90? Mais recentes? Ou ainda dos anos 80?
estvmkt:
Ontem curiosamente,da parte da manhã,ao fazer zapping,verifiquei,que na Lousã,a RFM estava em baixa e a RR não.
E muitas vezes acontece isso,quando há problemas,fica um em baixa o outro não...
FMnoAlentejo:
Estou neste momento a captar os 93.2 de Monsanto! E é com o meu telemóvel, o meu sintonizador da Technics não apanha nada nessa frequência... é a prova que há telemóveis com boa captação, ao contrário do que alguns dizem ;) É a primeira vez que capto uma frequência de Lisboa cá em Castro Verde, com RDS e tudo.
Navegação
[#] Página seguinte
[*] Página anterior
Ir para versão completa