Questões técnicas > Fotos
M80 98,4 FM e Mega Hits 90,0 FM - Cruz de Morouços (Coimbra)
Luis Carvalho:
--- Citação de: ruicleto em Janeiro 09, 2025, 11:29:55 am ---
--- Citação de: AG em Janeiro 09, 2025, 10:56:05 am ---
--- Citação de: pdnf em Janeiro 08, 2025, 05:37:48 pm ---
--- Citação de: Asantosc12 em Janeiro 08, 2025, 05:08:18 pm ---
Não existe refletores em nenhum dos elementos, tendo em conta que a Mega até disputa com a M80 os 90,0,ambas com 5kw, e no ultimo caso, existe refletores para sul. Acho que está um erro grave, a beneficiar a rádio jovem do grupo RR.
Mais um local conhecido e desmistificado ;)
--- Fim de Citação ---
Está esse bom tempo todo por Coimbra? Ehehe!
A questão dos 90.0 é um erro, sim, mas do lado do Porto. Primeiramente, a M80 está em Vila Nova de Gaia, fora do concelho do Porto, portanto, sendo justos, é esta que deve ter os refletores, não a MEGAHITS que está no concelho de Coimbra, para o qual detém o alvará. Os 90.0 são um erro no Porto também devido aos 90.1 da RNE1, a partir da Trofa começas a ver a M80 a definhar, sendo que a frequência do Porto é bem precisa também no Minho. Considerando que RR Minhéu 89.8 não chegam nada por aí além à AMP, mas mesmo no Minho, honestamente acho que a M80 beneficiava de estar em 89.9. Eventualmente em propagação podia ter problemas com a RFM da Arrábida... só que tem-nos mais com a MEGAHITS.
Quanto aos 98.4 também para Norte se constata isso. Por exemplo, em Santa Maria da Feira, junto ao Pingo Doce, a Observador aguenta-se relativamente bem, com uma ou outra entrada pontual, já a M80 é completamente dominada pela MEGAHITS. A questão é que, provavelmente, para a M80 nem justifica estar a debitar muita potência. Os 98.3 da Antena 1 logo a sul de Coimbra conseguem fazer-se ouvir. E, mesmo aqui em Gaia, não é raro em propagação o Montejunto dominar o binómio Coimbra/Vila do Conde. Mais um caso de frequências demasiado próximas.
--- Fim de Citação ---
Abre-se agora uma janela de oportunidade com a não renovação do alvará de Amarante, penso que mesmo com a Antena 2 em 89,3 da Lousã era melhor para a M80 mudar dos 90,0 para os 89,2. Era mais seguro ter 0,2 MHz de distância mas em autorádios modernos isso já não é grande problema.
Asantosc12, também me parece que a M80 98,4 desde há muitos anos - pelo menos desde que são da Bauer/MCR - que emite nos tais 2/3 kW enquanto que a Mega deve estar no máximo permitido, 5kW, desde que a RR adquiriu a frequência - a partir daí passei a recebê-la em Aveiro de forma quase perfeita, enquanto que em 98,4 sempre tive mais dificuldade. Obrigado pelas fotos!
--- Fim de Citação ---
Excelente reportagem fotográfica!
Quando penso que, utilizando a rádio digital, com um só mastro e com a potência de emissão (que até pode ser máxima) a ser dividida financeiramente por várias estações de rádio que emitem em simultâneo, fico muito frustrado... andamos a desperdiçar energia e tecnologia.
--- Fim de Citação ---
Excelentes fotos, caro "Asantos"!
Rui Cleto:
Analógico ou digital, não é por aí. Nada impede que várias emissões analógicas "saiam" da mesma torre, nem que várias emissões digitais operem de torres diferentes. É verdade que as emissões em DAB+ operam com menos potência, mas em contrapartida pode haver mais rádios a emitirem na mesma frequência (multiplex). Tudo depende de como as coisas são organizadas...
ruicleto:
Concordo inteiramente com o administrador. Cada vez me inclino mais a que haja um operador global que opere as torres de emissão e que distribua o sinal digital apresentando a fatura aos "arrendatários", que certamente será bem menor do que o que pagam atualmente. Já aqui o referi, que penso que a RTP estaria em melhores condições de "oferecer" a sua vasta rede de emissores para que possa ser implementada a digitalização da rádio. Os outros grupos de rádio/rádios locais teriam tudo a ganhar desativando/desmantelando e vendendo o seu património de emissores e tecnologia que deixem de utilizar.
nelsonsoares:
--- Citação de: ruicleto em Janeiro 09, 2025, 02:42:37 pm ---Concordo inteiramente com o administrador. Cada vez me inclino mais a que haja um operador global que opere as torres de emissão e que distribua o sinal digital apresentando a fatura aos "arrendatários", que certamente será bem menor do que o que pagam atualmente. Já aqui o referi, que penso que a RTP estaria em melhores condições de "oferecer" a sua vasta rede de emissores para que possa ser implementada a digitalização da rádio. Os outros grupos de rádio/rádios locais teriam tudo a ganhar desativando/desmantelando e vendendo o seu património de emissores e tecnologia que deixem de utilizar.
--- Fim de Citação ---
Mas para existir uma transição FM/DAB+, não pode ser tudo feito às 3 pancadas, para não acontecer o que aconteceu com a televisão
Luis Carvalho:
Uma questão: alguém que conheça o terreno em Cruz de Morouços pode fornecer-me as coordenadas exactas (Google Maps ou similar) das torres da M80 e da Mega Hits? Seria útil actualizar o site FMLIST com dados geográficos mais precisos. Obrigado!
Asantosc12:
--- Citação de: Luis Carvalho em Maio 07, 2025, 02:45:57 am ---Uma questão: alguém que conheça o terreno em Cruz de Morouços pode fornecer-me as coordenadas exactas (Google Maps ou similar) das torres da M80 e da Mega Hits? Seria útil actualizar o site FMLIST com dados geográficos mais precisos. Obrigado!
--- Fim de Citação ---
M80 - 40.182524, -8.455613
Mega Hits - 40.184635, -8.457029
Aqui vai as coordenadas exatas dos emissores, caro Luís! :)
Navegação
[#] Página seguinte
[*] Página anterior
Ir para versão completa