Estações de radiodifusão > Rádios regionais e nacionais
Rádio Metropolitana
Memorias da Radio:
--- Citação de: pdf em Maio 08, 2026, 12:53:58 pm ---
--- Citação de: AG em Maio 08, 2026, 12:21:04 pm ---Som todo saturado nos 96,2 MHz. Até "rebenta" com os ouvidos.
--- Fim de Citação ---
Também continua assim em 89,0 MHz. É um absurdo. Parece que estão a pedir uma chamada à ANACOM.
--- Fim de Citação ---
Confirmo igualmente em 96,3 MHz e é particularmente notório em músicas com entradas mais baixas, como certos temas do Diogo Piçarra ou da Ana Bacalhau. Pelos meus cálculos há um desfasamento de 4 dB (!) entre o que deveria ser o volume correto em emissão e o que é a realidade e isto é ainda antes da diferença entre 89.0 e 96.3!
Extrema incompetência técnica a configurar o limitador.
Em Lisboa quando estive perto do emissor o que vi é que além desta situação ainda há uma sobremodulação em torno dos 2 dB (não mais) no que sai para a antena e uma segunda entrada do processador de som na cadeia a modificar e agravar a pressão sonora, entrada essa que é totalmente desnecessária. Ou seja, em Lisboa o áudio deverá estar a ser recebido com +6 dB do que deveria, mais o acrescento das modificações que existam na equalização local.
Se eu tivesse que avançar com um palpite: deixaram a configuração predefinida ainda do tempo da Rádio Estádio e não se deram ao trabalho de a alterar.
Depois admiram-se de terem 0,1.
AG:
Ouvir a Nem Tudo é Mágoa do Tiago Bettencourt nesta rádio (e passa muitas vezes ao longo do dia) é equivalente a uma tortura chinesa.
pdf:
Essa rádio é inaudível. E aposto aqui o meu braço direito que o mesmo padeiro que configurou o processador dos 89,0 também andou a mexer na NoAr, que está igualmente aberrante de tão saturada.
Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
pdf:
Parece que no intervalo de tirar mais uma fornada de pão, lá mexeram um bocadinho no processamento dos 89,0 MHz. Este fim de semana tínhamos um limiter a dar paulada de tal forma a músicas, com attack, sustain, decay e release completamente À BALDA a ponto de criar variações de modulação completamente artificiais num único registo sonoro, com o áudio all over the place...
E por já não estar a estourar em 89,0 MHz, agora os 96,3 MHz estão com modulação inferior... e no fundo do poço. Ele há coisas.
Memorias da Radio:
--- Citação de: pdf em Maio 25, 2026, 08:00:18 pm ---Parece que no intervalo de tirar mais uma fornada de pão, lá mexeram um bocadinho no processamento dos 89,0 MHz. Este fim de semana tínhamos um limiter a dar paulada de tal forma a músicas, com attack, sustain, decay e release completamente À BALDA a ponto de criar variações de modulação completamente artificiais num único registo sonoro, com o áudio all over the place...
E por já não estar a estourar em 89,0 MHz, agora os 96,3 MHz estão com modulação inferior... e no fundo do poço. Ele há coisas.
--- Fim de Citação ---
Também já reparei, 96.3 estão quase com a mesma modulação da CidadeFM 101.0 quando está em local, salvo o maior processamento ali dos 12 kHz para diante. Ou seja, baixa.
89.0 continua demasiado "quente" e agressivo na minha opinião, ou seja, o attack e o limiter ainda estão demasiado fortes, mas pelo menos já não estoura. E garanto te que no Domingo à noite ainda estava péssimo. Foi mesmo hoje que se dignaram a mexer no assunto.
Mas sinceramente? Prefiro mais como está em 96.3 que teres aquilo altíssimo e estupidamente distorcido por absolutamente nenhuma razão, a fazer lembrar a RFM de há 20 anos com as distorções induzidas nas músicas.
A sensação que me dá - e não sei se tens a mesma ideia - é que o sistema de transmissão é diferente entre um caso e outro. Algo tipo 89.0 ser por IP e 96.3 receber por link, e ter a quebra por conta disso e porque ninguém se dignou a mexer nisso.
Agora temos é o problema inverso: estamos a ter baixas repentinas em momentos mais altos da música que aparecem do nada e são o processador a inserir. Dantes era tudo para cima, agora nalguns momentos do nada vem uma baixa. E o release continua a parecer-me estar incorreto.
Ah: e em momentos de correção de ganho leva quase 5 segundos a atuar. Nada gracioso.
Navegação
[#] Página seguinte
[*] Página anterior
Ir para versão completa