Fórum da Rádio > Música
Desaparecimento de Fausto Bordalo Dias (1948-2024)
Luis Carvalho:
Porque vale a pena conhecer a obra de Fausto além do "Por Este Rio Acima", deixo; em jeito de homenagem, uma das canções do primeiro LP do cantautor, que chegou a fazer parte da lista das canções proibidas na Emissora Nacional: "Quando Um Homem Quer Partir".
https://youtu.be/UxHHyfUYkko?si=6T4CSSfpLeFJIGKN
Radiofilo:
--- Citação de: O Bigode do Sala em Julho 01, 2024, 12:05:14 pm ---
--- Citação de: Radiofilo em Julho 01, 2024, 11:49:41 am ---"Por este rio acima" é, sem dúvida, um álbum marcante na obra do Fausto. Mas, não é o único. Toda a sua obra, desde os discos mais políticos do início da sua carreira até ao seu mais recente trabalho de originais, creio que de 2011, são importantes.
Recordo com saudade as três ocasiões em que o vi ao vivo (Torre de Belém, Almada e CCB). Esta última em concerto transmitido em directo, na altura, pela Antena 1.
Descanse em paz!
--- Fim de Citação ---
Suponho que o caro "Bigode do Sala" seja mais ou menos da idade do Tiago Ribeiro.
Vale bem a pena ler este escrito desta manhã que ele publicou na sua página de facebook. Que belíssima homenagem!
https://www.facebook.com/tiagoribeirona3/posts/pfbid02qVsSkCA9aKUX8KB6vJGrh5NNSAKt1FHhAEuEWsnFxBXNsPLeHzBoMJbySgUTqneLl
Tenho por norma, ir a concertos como viver experiências.
Por razões de idade, não pude estar presente em muito tempo da sua obra. Contudo, tive a sorte de o poder ver, de forma intimista, no Teatro Virgínia em Torres Novas (2019, creio).
Dos Três Cantos, infelizmente não consegui ver o José Mário Branco.
Segundo o próprio JMB, mas também o Pedro Abrunhosa o escreveu, Fausto era o melhor dos cantautores portugueses. Eu como leigo e mero ouvinte, sinto isso em relação ao Jorge Palma, estando num patamar em que carinhosamente lhe chamo de Mestre (tal como na rádio, apelido gente como o Fernando Alves ou o Fernando Correia).
Confesso que não sou ávido conhecedor de toda a sua obra, nem consumidor assíduo da sua música, mas é sempre bom escutá-lo, nem que seja pela imprevisibilidade do Francisco Mateus o colocar em antena. E é tão boa a doçura da imprevisibilidade em rádio...
--- Fim de Citação ---
O Bigode do Sala:
--- Citação de: Radiofilo em Julho 01, 2024, 02:37:57 pm ---
--- Citação de: O Bigode do Sala em Julho 01, 2024, 12:05:14 pm ---
--- Citação de: Radiofilo em Julho 01, 2024, 11:49:41 am ---"Por este rio acima" é, sem dúvida, um álbum marcante na obra do Fausto. Mas, não é o único. Toda a sua obra, desde os discos mais políticos do início da sua carreira até ao seu mais recente trabalho de originais, creio que de 2011, são importantes.
Recordo com saudade as três ocasiões em que o vi ao vivo (Torre de Belém, Almada e CCB). Esta última em concerto transmitido em directo, na altura, pela Antena 1.
Descanse em paz!
--- Fim de Citação ---
Suponho que o caro "Bigode do Sala" seja mais ou menos da idade do Tiago Ribeiro.
Vale bem a pena ler este escrito desta manhã que ele publicou na sua página de facebook. Que belíssima homenagem!
https://www.facebook.com/tiagoribeirona3/posts/pfbid02qVsSkCA9aKUX8KB6vJGrh5NNSAKt1FHhAEuEWsnFxBXNsPLeHzBoMJbySgUTqneLl
Tenho por norma, ir a concertos como viver experiências.
Por razões de idade, não pude estar presente em muito tempo da sua obra. Contudo, tive a sorte de o poder ver, de forma intimista, no Teatro Virgínia em Torres Novas (2019, creio).
Dos Três Cantos, infelizmente não consegui ver o José Mário Branco.
Segundo o próprio JMB, mas também o Pedro Abrunhosa o escreveu, Fausto era o melhor dos cantautores portugueses. Eu como leigo e mero ouvinte, sinto isso em relação ao Jorge Palma, estando num patamar em que carinhosamente lhe chamo de Mestre (tal como na rádio, apelido gente como o Fernando Alves ou o Fernando Correia).
Confesso que não sou ávido conhecedor de toda a sua obra, nem consumidor assíduo da sua música, mas é sempre bom escutá-lo, nem que seja pela imprevisibilidade do Francisco Mateus o colocar em antena. E é tão boa a doçura da imprevisibilidade em rádio...
--- Fim de Citação ---
--- Fim de Citação ---
Sou uma meia-dúzia de anos mais novo que o Tiago, mas isso pouco importa. :)
O que importa são as canções, as experiências que Fausto nos deixou. O cheiro a canela e cravinho. As tormentas e os amores espelhados na sua lírica... A herança que fica e que tão, mas tão bem é descrita pelo Tiago Ribeiro.
O Tiago, certamente, chegará ao Olímpio dos Mestres da Rádio, não só pela sua qualidade na condução de emissões, mas muito pela paixão que emprega naquilo que faz, a qual está tão patente em textos como o que partilhou.
Muito obrigado Radiofilo! ;)
Radiofilo:
--- Citação de: Luis Carvalho em Julho 01, 2024, 01:21:28 pm ---Porque vale a pena conhecer a obra de Fausto além do "Por Este Rio Acima", deixo; em jeito de homenagem, uma das canções do primeiro LP do cantautor, que chegou a fazer parte da lista das canções proibidas na Emissora Nacional: "Quando Um Homem Quer Partir".
https://youtu.be/UxHHyfUYkko?si=6T4CSSfpLeFJIGKN
--- Fim de Citação ---
Já agora, deixo aqui mais três temas do Fausto:
"P´ro Que Der e Vier" (1974), uma canção marcadamente política que espelha bem as incertezas da época (foi gravada pouco antes do 25 de Abril); cito o site "altamont.pt": "Em P’ró Que Der e Vier, um clássico injustamente mal-amado, pede que se olhe em frente com esperança, e que não se olhe para trás a não ser para manter presente a memória dos erros do passado, para que não se repitam. Cinquenta anos volvidos, é boa ideia voltar a escutar as palavras de Fausto e dos seus camaradas, para que sejamos sempre muitos."
https://youtu.be/3RDHOsjP7Kg?si=6sg2p11bqZ_hcQs1
"Rosalinda" (1977), mais uma canção com mensagem política, na sequência da previsível construção, que se falava na época, de uma central nuclear na zona de Peniche, mais concretamente em Ferrel, contra a qual a população local e não só lutou. <Um clássico intem+poral!
https://youtu.be/tm8RJaL1A_M
Por último, "Querida Europa" (1987), lírismo, história e p+olítica bem presentes nesta letra bem actual, principalmente pelos trilhos que a nossa Europa tem percorrido nos últimos anos...
https://youtu.be/aXVenMBPMRE?si=luZDa8bY5uKoGG3X
Uma pequena nota: este último vídeo foi de, precisamente o concerto do Fausto no CCB mencionado por mim num post lá mais atrás; foi, na altura, transmitido em directo pela Antena 1 e gravado pela SIC para posterior transmissão. Que belíssimo e memorável espectáculo!
O Bigode do Sala:
--- Citação de: O Bigode do Sala em Julho 01, 2024, 02:57:29 pm ---
--- Citação de: Radiofilo em Julho 01, 2024, 02:37:57 pm ---
--- Citação de: O Bigode do Sala em Julho 01, 2024, 12:05:14 pm ---
--- Citação de: Radiofilo em Julho 01, 2024, 11:49:41 am ---"Por este rio acima" é, sem dúvida, um álbum marcante na obra do Fausto. Mas, não é o único. Toda a sua obra, desde os discos mais políticos do início da sua carreira até ao seu mais recente trabalho de originais, creio que de 2011, são importantes.
Recordo com saudade as três ocasiões em que o vi ao vivo (Torre de Belém, Almada e CCB). Esta última em concerto transmitido em directo, na altura, pela Antena 1.
Descanse em paz!
--- Fim de Citação ---
Suponho que o caro "Bigode do Sala" seja mais ou menos da idade do Tiago Ribeiro.
Vale bem a pena ler este escrito desta manhã que ele publicou na sua página de facebook. Que belíssima homenagem!
https://www.facebook.com/tiagoribeirona3/posts/pfbid02qVsSkCA9aKUX8KB6vJGrh5NNSAKt1FHhAEuEWsnFxBXNsPLeHzBoMJbySgUTqneLl
Tenho por norma, ir a concertos como viver experiências.
Por razões de idade, não pude estar presente em muito tempo da sua obra. Contudo, tive a sorte de o poder ver, de forma intimista, no Teatro Virgínia em Torres Novas (2019, creio).
Dos Três Cantos, infelizmente não consegui ver o José Mário Branco.
Segundo o próprio JMB, mas também o Pedro Abrunhosa o escreveu, Fausto era o melhor dos cantautores portugueses. Eu como leigo e mero ouvinte, sinto isso em relação ao Jorge Palma, estando num patamar em que carinhosamente lhe chamo de Mestre (tal como na rádio, apelido gente como o Fernando Alves ou o Fernando Correia).
Confesso que não sou ávido conhecedor de toda a sua obra, nem consumidor assíduo da sua música, mas é sempre bom escutá-lo, nem que seja pela imprevisibilidade do Francisco Mateus o colocar em antena. E é tão boa a doçura da imprevisibilidade em rádio...
--- Fim de Citação ---
--- Fim de Citação ---
Sou uma meia-dúzia de anos mais novo que o Tiago, mas isso pouco importa. :)
O que importa são as canções, as experiências que Fausto nos deixou. O cheiro a canela e cravinho. As tormentas e os amores espelhados na sua lírica... A herança que fica e que tão, mas tão bem é descrita pelo Tiago Ribeiro.
O Tiago, certamente, chegará ao Olímpio dos Mestres da Rádio, não só pela sua qualidade na condução de emissões, mas muito pela paixão que emprega naquilo que faz, a qual está tão patente em textos como o que partilhou.
Muito obrigado Radiofilo! ;)
--- Fim de Citação ---
Desculpem a dupla publicação, mas aqui está a razão de achar o Tiago Ribeiro especial.
https://www.instagram.com/reel/C84rWc2M39n/?igsh=enN1ZnBpa2kwOW10
Navegação
[#] Página seguinte
[*] Página anterior
Ir para versão completa