Autor Tópico: Mundial FM - 100,5 MHz Vila Nova de Poiares  (Lida 18714 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Mundial FM - 100,5 MHz Vila Nova de Poiares
« Responder #45 em: Maio 08, 2025, 09:48:05 am »
Vinha só aqui escrever que a passar por Montemor sintonizei na Mundial e apanhei uma gira - o locutor do "Show da Manhã" fica a dar as ocorrências, de Viana do Castelo (!) a Alcácer do Sal (!!!) apesar do sinal apenas ser na Mundial e na Caria (será que a ERC sabe desse desdobramento?).

Ora bem, até aqui tudo bem, certo?

Errado. Ele diz apenas "há uma árvore tombada em Vila Real", "há um acidente também em Viana do Castelo, distrito de Viana", "há trânsito em Sintra, distrito de Lisboa", "houve um atropelamento em Santarém, distrito de Santarém"... e não saí disto. Ou seja, não basta só dizer coisas de sítios perfeitamente irrelevantes: também não detalha onde acontecem. O que é que interessa em que sítio de Viana houve um acidente, não é mesmo?

Tudo louco.

No caminho dizer também que a modulação da Mundial está na mó de baixo, pior que a Regional do Centro ou a Botaréu, e que a cobertura deixa a desejar, já começando a falhar na A13-1 na zona de Condeixa.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #46 em: Maio 10, 2025, 11:21:15 am »
Vinha só aqui escrever que a passar por Montemor sintonizei na Mundial e apanhei uma gira - o locutor do "Show da Manhã" fica a dar as ocorrências, de Viana do Castelo (!) a Alcácer do Sal (!!!) apesar do sinal apenas ser na Mundial e na Caria (será que a ERC sabe desse desdobramento?).

Ora bem, até aqui tudo bem, certo?

Errado. Ele diz apenas "há uma árvore tombada em Vila Real", "há um acidente também em Viana do Castelo, distrito de Viana", "há trânsito em Sintra, distrito de Lisboa", "houve um atropelamento em Santarém, distrito de Santarém"... e não saí disto. Ou seja, não basta só dizer coisas de sítios perfeitamente irrelevantes: também não detalha onde acontecem. O que é que interessa em que sítio de Viana houve um acidente, não é mesmo?

Tudo louco.

No caminho dizer também que a modulação da Mundial está na mó de baixo, pior que a Regional do Centro ou a Botaréu, e que a cobertura deixa a desejar, já começando a falhar na A13-1 na zona de Condeixa.
~

Por esse ponto de vista, quando nas rádios ditas nacionais sediadas em Lisboa referem " Chove no Norte" "Acidente no Norte" Pronuncia do Norte" Norte sem especificar onde é a mesma coisa. O mesmo quando falam do Alentejo e Algarve. Nesse caso deve estar tudo bem, pois nunca li criticas

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #47 em: Maio 10, 2025, 07:11:35 pm »
Por esse ponto de vista, quando nas rádios ditas nacionais sediadas em Lisboa referem " Chove no Norte" "Acidente no Norte" Pronuncia do Norte" Norte sem especificar onde é a mesma coisa. O mesmo quando falam do Alentejo e Algarve. Nesse caso deve estar tudo bem, pois nunca li criticas

É mesmo de quem fala sem ter ouvido. Eu sei que não apanha a Mundial, mas se escutar online percebe logo que é bastante diferente. E para quem fala tanto das regiões, não querer saber de uma região com 3 milhões de pessoas vai lá vai...

ouvinte

• Hero Member
« Responder #48 em: Novembro 04, 2025, 10:46:53 pm »
Numa das minhas viagens parei nos 100.5 e se há rádio que aderiu à IA foi esta (e a parceira Rádio Caria).
Até os locutores são IA.
Meia dúzia de frases genéricas, playlist e siga.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #49 em: Novembro 04, 2025, 11:31:34 pm »
Essas rádios merecem audiência zero e consequente fim.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

ouvinte

• Hero Member
« Responder #50 em: Novembro 04, 2025, 11:35:28 pm »
Calma que o jornalista ainda não é IA, apesar de já existirem algumas locais com esse "modelo" de noticiários.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #51 em: Novembro 05, 2025, 06:29:37 am »
Numa das minhas viagens parei nos 100.5 e se há rádio que aderiu à IA foi esta (e a parceira Rádio Caria).
Até os locutores são IA.

Os locutores dantes ainda eram em direto (ou no mínimo com takes gravados)... Deixaram-se disso agora também?

ruicleto

• Hero Member
« Responder #52 em: Novembro 05, 2025, 08:55:08 am »
Até os locutores são IA.

Os locutores dantes ainda eram em direto (ou no mínimo com takes gravados)... Deixaram-se disso agora também?

Uma bela ***** de rádio que estamos a ter em Portugal...

ouvinte

• Hero Member
« Responder #53 em: Novembro 05, 2025, 10:46:12 am »
Até os locutores são IA.

Ouvi o período da noite e era IA. Já a Caria, há poucos meses ouvi durante a tarde e parte da noite e era IA.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #54 em: Novembro 05, 2025, 11:17:58 am »
Calma que o jornalista ainda não é IA, apesar de já existirem algumas locais com esse "modelo" de noticiários.

Posso confirmar uma, a Paivense FM nos noticiários tem um jornalista mas as peças são narradas pela voz AI da Inês Henriques.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #55 em: Novembro 05, 2025, 11:25:49 am »
Volto a dizer: essas rádios não merecem existir e deviam deixar de poluir o éter. Isto, com as letras todas.

pdnf

• Hero Member
« Responder #56 em: Novembro 10, 2025, 12:44:45 am »

Posso confirmar uma, a Paivense FM nos noticiários tem um jornalista mas as peças são narradas pela voz AI da Inês Henriques.
Eu nem sei sequer como é que a ERC deixa passar isto. É uma vergonha! Confesso, tenho muitas e fundadas dúvidas sobre a legalidade disto.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.