Novo Web SDR em Portugal, concretamente em Faro. Permite sintonizar remotamente grande parte das rádios do sotavento algarvio e algumas espanholas. Não sei se o responsável pelo equipamento está a usar uma antena de FM externa, mas até a Mega Hits Algarve (97,1 MHz) se escuta bem.
https://fmdx.websdr.pt/algarve/faro/
Já me tinham dito há uma ou duas semanas que ia nascer este recetor, até estava para escrever aqui, mas as últimas semanas foram um pouco atribuladas para mim, e escapou-me.
Os 97.1 sempre chegaram bem a Faro, desde da altura da Fóia.
Aliás, sou do tempo que os 97.1 por litoral, entravam bem em Tavira.
Agora, creio que morrem um pouco antes.
Isto até é engraçado, há algum tutorial de como montar um brinquedo destes?

Dado que estou numa zona interessante, principalmente no Verão...
Em relação a este do Algarve, vim logo experimentar num dia fixe para a Antena 2: 89.3 Lousã e 92.5 Mte da Virgem (este a ir e a vir) a deixarem sinal, bem como 90.6 e 88.7 (!!!).
A Guadiana ressuscitou dos mortos? Aleluia! A localização é boa, só não chegam os 90.1 e 106.5 de Portimão, assim como os 94.4 da Vicentina. O emissor da OndaCero de Ayamonte é realmente um fenómeno...
Cidade FM efetivamente em off, ouve-se uma Espanhola, arriscaria na SER.
Não é difícil montar uma coisa destas.
Eu estou mais atrasado, porque vivo num rés-do-chão, e como tenho TV Cabo há quase 30 anos (ainda nem era nascido), não tenho uma antena externa. E francamente, tenho de ganhar coragem para subir à chaminé de casa, num segundo andar, sem acesso fácil (só com um grande escadote).
Porque só com uma antena exterior, é que consigo captar alguma coisa de jeito em casa.
De resto, se necessitarem, o João Saavedra da Antena 1 Açores dá uma grande ajuda remotamente.
Pedi-lhe ajuda, e ele prontamente disponibilizou-se a ajudar-me (o problema neste momento, é mais comigo, que com ele).
A Guadiana nunca esteve morta.
Capta-se melhor para a Andaluzia que para o Algarve, mas na minha opinião, é das melhores locais da região, a par da Gilão.
Talvez possas estar a fazer confusão com a Santo António, que creio que (confirma-me Luís Gonçalves), já morreu, depois da ERC não lhe renovar o alvará (lamentável mas justo).
94.4 é da Rádio Clube de Alcoutim (que até entra em Portimão, muito deficitariamente, mas consigo escutá-la na casa da minha mãe, num 5° andar), a frequência da Vicentina é 94.6.
A Vicentina, com o emissor em Lagos e com reflectores virados para Vila do Bispo, não há grandes milagres para chegar a Faro.
A Portimão com 400w, muito menos.
A Alvor é que podia, mas só se o emissor estivesse num local que lhe fosse mais favorável.
99.7 que ouvias com a Cidade em baixo, mesmo não tendo a certeza, aposto que seria da RAI (Radio Andaluzia Información, do grupo Canal Sur).
A rádio da minha terra, rádio Guadiana 90.5, nunca esteve morta, quem faleceu foi o diretor/dono da rádio, mas a rádio em si está de boa saúde, é uma boa rádio local. A cobertura é boa para a localização do emissor, cobre bem o sotavento e chega bem a Huelva, só lhe falta um som mais apelativo para ser uma rádio que eu teria vontade de ouvir mais, especialmente à noite que até tem uma playlist fresca, variada e interessante.
Agora on topic, sou de Faro e posso assegurar que a localização do recetor é boa, não é fácil escutar a OndaCero Isla Cristina ou a Rádio Guadiana com aquela limpeza toda, muito menos a Antena 2 de Montejunto ou a Antena 1 do Mendro, quem o colocou no ar adiantou-se me, pq eu ia e vou colocar um também disponível daqui a um ou dois meses, o meu mais direcionado para o DX Atlântico, já que tenho boa vista para o mar.
Não deixes de colocar.
Às vezes por questão de metros, entra coisas num local, que não entra noutros.
Por acaso a Onda Cero da Isla Cristina, é um cliente habitual no verão, aqui por terras barlaventinas.
Eles, a SER de Huelva, a COPE de Jerez, a RNE de Sevilha (ou de Jerez, não sei precisar).
Clientes assíduos.