Autor Tópico: Receptores WebSDR de rádio FM em Portugal  (Lida 4932 vezes)

nelsonsoares

• Hero Member
Re: Receptores WebSDR de rádio FM em Portugal
« Responder #15 em: Setembro 08, 2025, 09:07:20 am »
Eu há tempos (finais de Junho) tinha um disponível em Faro, não em Online Fm dx web servers mas no programa SDR# para PCs no Airspy Server Network no mesmo mapa de servers onde continua a funcionar aquele da serra dos candeeiros, que vai voltar agora a Setembro visto que vou voltar para a habitação, aqui onde moro não faz muito sentido ter ativo pois só se ouve razoavelmente as rádios de Huelva, Guadiana FM e RCA-SUL e pouco mais, ali em Faro é que se faz bom Dx de Cádiz, Marrocos, Madeira e Canárias, fica num sítio com vista limpa para o mar num 3° andar. Teria gosto em colocar um TEF6686 disponível também por ser mais prático de aceder mas por agora não há orçamento para isso, já ouvi dizer que dá para colocar também a pen Sdr2832U disponível nesse site mas dever dar muita trabalheira, mas se alguém me quiser ajudar e explicar, eu agradeço.
Tenta falar com o João Saavedra da Antena 1 Açores.
Talvez ele consiga dar uma ajudinha nesse sentido

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #16 em: Outubro 22, 2025, 10:45:46 pm »
Novo Web SDR em Portugal, concretamente em Faro. Permite sintonizar remotamente grande parte das rádios do sotavento algarvio e algumas espanholas. Não sei se o responsável pelo equipamento está a usar uma antena de FM externa, mas até a Mega Hits Algarve (97,1 MHz) se escuta bem.

https://fmdx.websdr.pt/algarve/faro/
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

pdnf

• Hero Member
« Responder #17 em: Outubro 23, 2025, 02:12:14 am »
Isto até é engraçado, há algum tutorial de como montar um brinquedo destes?

;D ;D

Dado que estou numa zona interessante, principalmente no Verão...

Em relação a este do Algarve, vim logo experimentar num dia fixe para a Antena 2: 89.3 Lousã e 92.5 Mte da Virgem (este a ir e a vir) a deixarem sinal, bem como 90.6 e 88.7 (!!!).

A Guadiana ressuscitou dos mortos? Aleluia! A localização é boa, só não chegam os 90.1 e 106.5 de Portimão, assim como os 94.4 da Vicentina. O emissor da OndaCero de Ayamonte é realmente um fenómeno...
Cidade FM efetivamente em off, ouve-se uma Espanhola, arriscaria na SER.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Luís Gonçalves

• Hero Member
« Responder #18 em: Outubro 23, 2025, 02:38:45 am »
A rádio da minha terra, rádio Guadiana 90.5, nunca esteve morta, quem faleceu foi o diretor/dono da rádio, mas a rádio em si está de boa saúde, é uma boa rádio local. A cobertura é boa para a localização do emissor, cobre bem o  sotavento e chega bem a Huelva, só lhe falta um som mais apelativo para ser uma rádio que eu teria vontade de ouvir mais, especialmente à noite que até tem uma playlist fresca, variada e interessante.
Agora on topic, sou de Faro e posso assegurar que a localização do recetor é boa, não é fácil escutar a OndaCero Isla Cristina ou a Rádio Guadiana com aquela limpeza toda, muito menos a Antena 2 de Montejunto ou a Antena 1 do Mendro, quem o colocou no ar adiantou-se me, pq eu ia e vou colocar um também disponível daqui a um ou dois meses, o meu mais direcionado para o DX Atlântico, já que tenho boa vista para o mar.
Luís Gonçalves

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #19 em: Outubro 23, 2025, 12:59:19 pm »

;D ;D

Em relação a este do Algarve, vim logo experimentar num dia fixe para a Antena 2: 89.3 Lousã e 92.5 Mte da Virgem (este a ir e a vir) a deixarem sinal, bem como 90.6 e 88.7 (!!!).

A Guadiana ressuscitou dos mortos? Aleluia! A localização é boa, só não chegam os 90.1 e 106.5 de Portimão, assim como os 94.4 da Vicentina. O emissor da OndaCero de Ayamonte é realmente um fenómeno...

https://fmdx.org/projects/webserver.php

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #20 em: Outubro 23, 2025, 01:09:45 pm »
Novo Web SDR em Portugal, concretamente em Faro. Permite sintonizar remotamente grande parte das rádios do sotavento algarvio e algumas espanholas. Não sei se o responsável pelo equipamento está a usar uma antena de FM externa, mas até a Mega Hits Algarve (97,1 MHz) se escuta bem.

https://fmdx.websdr.pt/algarve/faro/
Já me tinham dito há uma ou duas semanas que ia nascer este recetor, até estava para escrever aqui, mas as últimas semanas foram um pouco atribuladas para mim, e escapou-me.
Os 97.1 sempre chegaram bem a Faro, desde da altura da Fóia.
Aliás, sou do tempo que os 97.1 por litoral, entravam bem em Tavira.
Agora, creio que morrem um pouco antes.

;D ;D

Não é difícil montar uma coisa destas.
Eu estou mais atrasado, porque vivo num rés-do-chão, e como tenho TV Cabo há quase 30 anos (ainda nem era nascido), não tenho uma antena externa. E francamente, tenho de ganhar coragem para subir à chaminé de casa, num segundo andar, sem acesso fácil (só com um grande escadote).
Porque só com uma antena exterior, é que consigo captar alguma coisa de jeito em casa.
De resto, se necessitarem, o João Saavedra da Antena 1 Açores dá uma grande ajuda remotamente.
Pedi-lhe ajuda, e ele prontamente disponibilizou-se a ajudar-me (o problema neste momento, é mais comigo, que com ele).
A Guadiana nunca esteve morta.
Capta-se melhor para a Andaluzia que para o Algarve, mas na minha opinião, é das melhores locais da região, a par da Gilão.
Talvez possas estar a fazer confusão com a Santo António, que creio que (confirma-me Luís Gonçalves), já morreu, depois da ERC não lhe renovar o alvará (lamentável mas justo).
94.4 é da Rádio Clube de Alcoutim (que até entra em Portimão, muito deficitariamente, mas consigo escutá-la na casa da minha mãe, num 5° andar), a frequência da Vicentina é 94.6.
A Vicentina, com o emissor em Lagos e com reflectores virados para Vila do Bispo, não há grandes milagres para chegar a Faro.
A Portimão com 400w, muito menos.
A Alvor é que podia, mas só se o emissor estivesse num local que lhe fosse mais favorável.
99.7 que ouvias com a Cidade em baixo, mesmo não tendo a certeza, aposto que seria da RAI (Radio Andaluzia Información, do grupo Canal Sur).
A rádio da minha terra, rádio Guadiana 90.5, nunca esteve morta, quem faleceu foi o diretor/dono da rádio, mas a rádio em si está de boa saúde, é uma boa rádio local. A cobertura é boa para a localização do emissor, cobre bem o  sotavento e chega bem a Huelva, só lhe falta um som mais apelativo para ser uma rádio que eu teria vontade de ouvir mais, especialmente à noite que até tem uma playlist fresca, variada e interessante.
Agora on topic, sou de Faro e posso assegurar que a localização do recetor é boa, não é fácil escutar a OndaCero Isla Cristina ou a Rádio Guadiana com aquela limpeza toda, muito menos a Antena 2 de Montejunto ou a Antena 1 do Mendro, quem o colocou no ar adiantou-se me, pq eu ia e vou colocar um também disponível daqui a um ou dois meses, o meu mais direcionado para o DX Atlântico, já que tenho boa vista para o mar.
Não deixes de colocar.
Às vezes por questão de metros, entra coisas num local, que não entra noutros.
Por acaso a Onda Cero da Isla Cristina, é um cliente habitual no verão, aqui por terras barlaventinas.
Eles, a SER de Huelva, a COPE de Jerez, a RNE de Sevilha (ou de Jerez, não sei precisar).
Clientes assíduos.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #21 em: Outubro 23, 2025, 04:48:13 pm »
No mês de Novembro, vou abrir a transmissão de um recetor WebSDR que permita escutar as várias coisas que se escutam no Entre Douro e Vouga. Não devo conseguir colocar antena externa decente, mas coordenarei para que o local onde ficar a captação seja minimamente representativo das condições de recepção.

Outra limitação que deve existir é que à partida pode apenas ser acessível em IPv6 (acessos à Internet na rede fixa), tendo que se aceder com qualquer sistema de VPN que tenha isso se for na versão móvel. Mas vou avançar e vou ver o que posso fazer quanto a isso.

Yagi

• Jr. Member
  • **
« Responder #22 em: Outubro 25, 2025, 11:09:12 am »
Muito interessante, especialmente para quem normalmente não capta emissões de outros países. Já tinha utilizado na escuta de Onda Curta e satélite amador. Já há software webSDR que suporta o DAB+ portanto não deve demorar muito até começarem a surgir servidores.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #23 em: Outubro 27, 2025, 11:33:37 am »
Muito interessante, especialmente para quem normalmente não capta emissões de outros países. Já tinha utilizado na escuta de Onda Curta e satélite amador. Já há software webSDR que suporta o DAB+ portanto não deve demorar muito até começarem a surgir servidores.
Isso é uma informação bastante relevante e interessante.
Espero que surjam os novos recetores DAB+ o quanto antes

Yagi

• Jr. Member
  • **
« Responder #24 em: Outubro 27, 2025, 07:38:55 pm »

Como recetor pode utilizar-se uma normal pen usb para computador capaz de receber dvb-t/dab.

Pode utilizar-se uma pen normal mas deve ser do tipo RTL SDR.

Remember

• Sr. Member
    • Noventa Radio Dance
« Responder #25 em: Novembro 03, 2025, 11:54:07 pm »

Como recetor pode utilizar-se uma normal pen usb para computador capaz de receber dvb-t/dab.

Boas,

Eu tenho uma dessas, o que seria preciso mais para por o servidor a funcionar?

Enviado do meu 2312DRA50G através do Tapatalk

Yagi

• Jr. Member
  • **
« Responder #26 em: Novembro 06, 2025, 07:27:26 pm »

Boas,

Eu tenho uma dessas, o que seria preciso mais para por o servidor a funcionar?

Enviado do meu 2312DRA50G através do Tapatalk

Nunca experimentei montar um pelo que não posso dizer muito. Normalmente utilizam um Raspberry Pi e o software é livre.