Autor Tópico: Futuro da Rádio em Portugal  (Lida 90439 vezes)

Yagi

• Full Member
Re: Futuro da Rádio em Portugal
« Responder #255 em: Fevereiro 18, 2026, 09:51:43 pm »
Tenho ficado estarrecido com algumas afirmações colocadas neste fórum, sobre este tema. Realmente, os portugueses gostam mesmo de estar isolados da restante europa, que paulatinamente adere em força a esta tecnologia de difusão digital terrestre. É caso para dizer que os restantes países europeus devem ter organizações mesmo muito incompetentes para estarem a implementar o raio do DAB+... que grande cambada de ignorantes e retrógrados que eles são!
Vejam o mapa - https://www.worlddab.org/countries e tirem a vossas conclusões (recordo que os nossos vizinhos espanhóis estão apenas a elaborar o plano técnico detalhado de frequências a empregar, que a curto prazo deverá ser totalmente construído). Somos de vistas curtas e merecemos o que temos semeado...

Idem. A falta de escrúpulos e a desonestidade intelectual é evidente. Quando não só não se respeitam opiniões diferentes, mas se descontextualiza ou distorce de forma intencional as palavras ou ideias de outros membros para ganhar um argumento, perde-se toda a razão e credibilidade. Não é a primeira investida do "pequeno ditador". Deixo à consideração dos moderadores.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #256 em: Fevereiro 19, 2026, 02:20:48 am »
Já o devia ter sido há quase 15 anos, em detrimento precisamente do DAB+.

Mas continuamos nesta pobreza franciscana.

Teria sido o melhor, sinceramente. Em 2011 faria de facto falta.

Tenho ficado estarrecido com algumas afirmações colocadas neste fórum, sobre este tema. Realmente, os portugueses gostam mesmo de estar isolados da restante europa, que paulatinamente adere em força a esta tecnologia de difusão digital terrestre. É caso para dizer que os restantes países europeus devem ter organizações mesmo muito incompetentes para estarem a implementar o raio do DAB+... que grande cambada de ignorantes e retrógrados que eles são!
Vejam o mapa - https://www.worlddab.org/countries e tirem a vossas conclusões (recordo que os nossos vizinhos espanhóis estão apenas a elaborar o plano técnico detalhado de frequências a empregar, que a curto prazo deverá ser totalmente construído). Somos de vistas curtas e merecemos o que temos semeado...

Idem. A falta de escrúpulos e a desonestidade intelectual é evidente. Quando não só não se respeitam opiniões diferentes, mas se descontextualiza ou distorce de forma intencional as palavras ou ideias de outros membros para ganhar um argumento, perde-se toda a razão e credibilidade. Não é a primeira investida do "pequeno ditador". Deixo à consideração dos moderadores.

Aquela tentativa bem portuguesa de silenciar gente na secretaria... um clássico.

Aviso-o no entanto que "pequeno ditador" está já na raia do que considero por ofensivo, é mesmo ali no limiar entre o razoável e a ofensa. Tenho quase 20 anos de fóruns e sei bem onde se traça a linha, inclusive já fui moderador - por isso, aqui o "pequeno ditador", na qualidade de simples utilizador deste espaço, aconselha-o a tomar algum cuidado com a linguagem a que se me dirige.

De lado algum me conhece para tratar dessa forma, apenas por ter uma opinião discordante da sua que justifiquei com os factos que considerei pertinentes. Se não consegue lidar com o estilo de apresentação ser aproximado ao seu é, efetivamente, apenas e só um problema seu. Agradeço desde já.

Se sabe justificar tecnicamente, traga os argumentos técnicos como eu estou a procurar fazer. Esses é que me interessam. O resto é ruído.

Ou seja,

É solução parcial se não houver contratempos...

Portanto,

Não poderemos fugir ao DAB+, se quisermos seguir o que é feito na Europa...

Quanto à OM...

Está liquidada...

Acredito que possa ver a luz do dia em Lisboa e no Porto, não creio que possa vir a acontecer no resto do país.

Para quem acredita no DAB+ a substituir integralmente o FM, gostaria que alguém me dissesse como é que vai explicar à dona Arminda de Sernancelhe, que se habituou a ouvir rádio da mesma forma toda uma vida, porque é que tem que ir agora do nada gastar 20 ou 30 euros da sua reforma de 320 num rádio digital que soa exatamente da mesma maneira porque alguém se lembrou de mudar as coisas - e por cima disso tem ainda que ir fazer 98km ida+volta para a Worten de Lamego ou para o Palácio do Gelo de Viseu, porque uns senhores sentados num escritório acharam que assim devia ser.

Disse esta terra como podia ter dito qualquer outra, foi a primeira que me ocorreu.

A ANACOM vai enviar-lhes os rádios DAB+ pelo correio como fizeram (até penso que foi o MEO que fez) com as boxes da TDT? Estão a ver isso a acontecer? É que eu não estou...

https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/amp/tres-semanas-depois-da-tempestade-ha-quase-84-mil-utilizadores-sem-comunicacoes

Estamos conversados sobre 5G e apps a distribuir serviços de radiodifusão?

Sim: de 10.7 milhões de utilizadores potenciais, apenas 84 mil não têm sinal, correspondendo a uma taxa de cobertura realizada de 99,2% da população para a rede instalada 4G+5G. Ou seja, perfeitamente admissível.

Mais: a falha de energia é a causadora de 40% das faltas de serviço, de acordo com essa notícia. Essa quando ocorre pode ocorrer tanto em FM, DAB+ ou torres móveis e - adivinhou - também pode ser reposta da mesma forma tanto em FM, como em DAB+ ou em redes móveis. Geradores, baterias, painéis solares temporários, diesel, energia da rede, o Batatinha às 7 da manhã em 2001, o que lhe queira chamar.

Estamos conversados sobre o facto de que a alternativa também não estaria a funcionar?
« Última modificação: Fevereiro 19, 2026, 02:28:28 am por Memorias da Radio »

modernices

• Hero Member
« Responder #257 em: Fevereiro 19, 2026, 05:26:13 am »
Realmente tem mesmo tiques de imposição. Agora até se fez ao penálti com uma mini choradeira de “mãe, o menino bateu-me” a fazer lembrar o candidato presidencial derrotado.
Não há pachorra.
Aceite lá que os seus argumentos são pífios e siga em frente.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #258 em: Fevereiro 19, 2026, 02:20:36 pm »
Realmente tem mesmo tiques de imposição. Agora até se fez ao penálti com uma mini choradeira de “mãe, o menino bateu-me” a fazer lembrar o candidato presidencial derrotado.
Não há pachorra.
Aceite lá que os seus argumentos são pífios e siga em frente.

Aceite você que a sua conversa não convence e siga em frente. A minha opinião não vai mudar e os meus argumentos são estudados. Já os seus são cinco linhas a atacar pessoalmente porque perdeu todo e qualquer senso argumentativo.

Isto é um fórum e não uma baderna.