Autor Tópico: Memórias da Rádio  (Lida 123463 vezes)

Zeca 2021

• Hero Member
Re: Memórias da Rádio
« Responder #435 em: Fevereiro 13, 2026, 10:16:56 am »
Mais informações aqui...

https://antena1.rtp.pt/politica-sociedade/antena-1-2-e-3-com-operacao-especial-junto-das-populacoes-afetadas-pelo-mau-tempo/

Aqui por Pombal, a Antena 1 vai estar com o "Programa da Tarde" bem próximo da minha residência.

Tentarei lá ir espreitar...

Aqueles passeios típicos pela provincia, como se estivessem preocupados com o país.
Já foi tempo em que a RDP tinha emissão regional no Porto, Coimbra, Lisboa e faro e até uma Rádio Alto Douro.
Desde finais dos anos 90 tudo centralizado, com passeios de gozo pela "provincia".

Mais do mesmo.

Essas emissões de outros tempos não serviam de nada.

Obviamente que terem fechado uma RDP Alto Douro só beneficiou a região, tal como não existir uma RDP Porto não beneficia o Grande Porto. È muito melhor para o país termos uma RDP Lisboa.
Que mentalidade parola e provinciana, pior só os gregos.

livelx90

• Sr. Member
« Responder #436 em: Fevereiro 17, 2026, 10:56:46 pm »
Rádio Guadalupe - 88.5 FM (Serpa) (2011)

https://www.youtube.com/watch?v=mp1M-f3abYY

SamM

• Hero Member
« Responder #437 em: Fevereiro 24, 2026, 04:00:46 pm »
Mais informações aqui...

https://antena1.rtp.pt/politica-sociedade/antena-1-2-e-3-com-operacao-especial-junto-das-populacoes-afetadas-pelo-mau-tempo/

Aqui por Pombal, a Antena 1 vai estar com o "Programa da Tarde" bem próximo da minha residência.

Aqueles passeios típicos pela provincia, como se estivessem preocupados com o país.
Já foi tempo em que a RDP tinha emissão regional no Porto, Coimbra, Lisboa e faro e até uma Rádio Alto Douro.
Desde finais dos anos 90 tudo centralizado, com passeios de gozo pela "provincia".

Mais do mesmo.

Fala quem mora em Lisboa, ou seja um comentário muito isento...

Atento

• Hero Member
« Responder #438 em: Fevereiro 24, 2026, 09:48:14 pm »
Mais informações aqui...

Mais do mesmo.

Fala quem mora em Lisboa, ou seja um comentário muito isento...

Fala quem sabe o que eram essas emissões...

Uma nulidade que replicava o formato nacional com música a metro e uma total descaracterização da antena...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #439 em: Fevereiro 25, 2026, 10:14:57 am »
Não diga disparates.
As manhãs com o Julio Montenegro no Porto era sublimes, entre as 12h e as 12h

Atento

• Hero Member
« Responder #440 em: Fevereiro 25, 2026, 04:59:59 pm »
Não diga disparates.

Ahahahahahahahah

jmmp

• Newbie
  • *
« Responder #441 em: Fevereiro 26, 2026, 10:34:28 am »
Não diga disparates.

Independentemente do pormenor do horário da emissão  ;D, Júlio Montenegro era uma referência na rádio feita a partir do Porto. Lembro-me do espaço, de nome ZGHIBZ, que ele ocupava na rede nacional da Antena 1 da RDP, no início dos anos 80, creio que entre as 17h e as 19h de segunda a sexta-feira. Peço desculpa antecipadamente pelo ligeiro off-topic.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #442 em: Fevereiro 26, 2026, 10:40:42 am »
Não diga disparates.

Independentemente do pormenor do horário da emissão  ;D, Júlio Montenegro era uma referência na rádio feita a partir do Porto. Lembro-me do espaço, de nome ZGHIBZ, que ele ocupava na rede nacional da Antena 1 da RDP, no início dos anos 80, creio que entre as 17h e as 19h de segunda a sexta-feira. Peço desculpa antecipadamente pelo ligeiro off-topic.
Queria dizer, 10h12h.
O Julio Montenegro foi dos melhores profissionais que passou pela historia da RDP Antena 1. Alias, tinha o programa com maior audiência, aos Domingos de manha, o Passeio das Virtudes, em direto de um local do país, ultrapassando mesmo as manhas diárias da Antena 1 que nunca tiveram hipóteses com a concorrência do Despertar e dos diversos programas que a Comercial teve de manha. Só alguem com algum odio de estimação ao sujeito ou por pura ignorância é que não admite tal.

Só alguém muito ignorante pode ignorar o programa "Voo de Pássaro" entre as 23h e as 01h da manha, de Segunda a Sexta feira, um oásis na Antena 1.
Quem dera existir um programa como esse agora.
Se calhar, era por ser portuense e como não estava em Lisboa, já nascia morto.
« Última modificação: Fevereiro 26, 2026, 10:43:25 am por Zeca 2021 »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #443 em: Fevereiro 26, 2026, 11:18:10 am »
Exactamente.
Montenegro foi um grande locutor, esses programas citados sao dois excelentes programas.
Acho ate estranho que se fale tao pouco dele.
De resto o Norte e Porto sempre tiveram grandes locutores, podia falar de varios das diversas estacoes, mas sempre gostei muito do Antonio Paulus que fazia as madrugadas de fim de semana da RR. Na altura, em que eu mais saia a noite , era a minha companhia de regresso a casa.
Fala se muito na Olga Cardoso, que teve picos de audiencia, mas que antes do Despertar, nada fez de relevante, nem depois de acabar, so na TVI com a " amiga Olga".

No Algarve obviamente Rafael Correia e o seu mitico Lugar ao Sul e em Coimbra o saudoso Sansao Coelho, um locutor a antiga portuguesa.

Mas so por profunda ignorancia se pode ignorar a grande qualidade de muito profissionais do Norte e Porto, sejam jornalistas ou locutores.

Ps- isto nada tem a ver com a 3, podia ser movida para outro topico.
Esta e uma sugestao minha...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #444 em: Fevereiro 26, 2026, 11:45:35 am »
Exactamente.
Montenegro foi um grande locutor, esses programas citados sao dois excelentes programas.
Acho ate estranho que se fale tao pouco dele.
De resto o Norte e Porto sempre tiveram grandes locutores, podia falar de varios das diversas estacoes, mas sempre gostei muito do Antonio Paulus que fazia as madrugadas de fim de semana da RR. Na altura, em que eu mais saia a noite , era a minha companhia de regresso a casa.
Fala se muito na Olga Cardoso, que teve picos de audiencia, mas que antes do Despertar, nada fez de relevante, nem depois de acabar, so na TVI com a " amiga Olga".

No Algarve obviamente Rafael Correia e o seu mitico Lugar ao Sul e em Coimbra o saudoso Sansao Coelho, um locutor a antiga portuguesa.

Mas so por profunda ignorancia se pode ignorar a grande qualidade de muito profissionais do Norte e Porto, sejam jornalistas ou locutores.

Ps- isto nada tem a ver com a 3, podia ser movida para outro topico.
Esta e uma sugestao minha...

Grande recordação. O António Paulus era uma voz incrivel que fundou a Rádio Placard, no Porto nas Galerias Atlantis e era ele a voz do programa da manha da Placard com o apoio do Bicafé.
Uma das melhores vozes que escutei na rádio em Portugal.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #445 em: Fevereiro 26, 2026, 01:22:54 pm »
Sim foi um dos fundadores da Placard, que era( foi) responsavel pelas tardes desportivas da RR e tinnha tambem espacos na programacao norte da RR.

O Paulus tambem fez relatos, na RR e foi actor.

Tinha uma energia ao microfone, incrivel.
Aquelas madrugadas ao fim de semana na RR, eram fantasticas, com muita audiencia na malta mais jovem...

livelx90

• Sr. Member
« Responder #446 em: Fevereiro 26, 2026, 10:13:32 pm »